quinta-feira, 10 de setembro de 2009

O Ser: o poder e a liberdade que Ele nos dá

O dia teve um início um pouco agitado hoje e não pude postar a lição mais cedo, apesar de ter pensado em fazê-lo. Apesar de ter até imaginado começar de modo diferente neste 10 de setembro, em função da importância da ideia que o Curso nos oferece para as práticas hoje com a lição de número 253. Uma ideia que pode nos levar a repensar todo o modo pelo qual nos relacionamos com o mundo, com as coisas todas e com todos os seres que pensamos povoar o mundo. Uma ideia que nos convida a entender e aceitar o poder e a liberdade que temos. Nossa herança de Filhos de Deus, criados a Sua semelhança.

A ideia no original diz: My Self is ruler of the universe. Isso quer dizer, literalmente, Meu Ser é o soberano do universo. Soberano, rei, líder ou qualquer outra palavra que seja sinônimo de soberano, daquele que tem todo o poder e toda a liberdade para governar, para exercer o domínio sobre seu reino de modo a enchê-lo da alegria perfeita, da abundância, da felicidade e da paz. Significando, pois, que não existe nada no universo, nem o próprio universo, eu diria, que não seja regido, controlado, dominado e governado pelo meu Ser. Entendendo-se por meu Ser o Ser que, na verdade, sou e que compartilho com tudo o que vive, com tudo o que existe no universo em que me vejo. Exista, na realidade, um universo ou não.

É possível, portanto, perceber a importância que aprender, aceitar e praticar tal ideia tem? Vejamos, então, de que maneira nossas práticas vão se dar. Atenção para o fato de que me utilizo da forma original, traduzindo-a literalmente, o que não significa que seja necessário praticá-la assim. É perfeitamente possível trabalhar com a lição na forma em que ela se apresenta no livro, sem prejuízo algum para o aprendizado.

Meu Ser é o soberano do universo.

1. É impossível que qualquer coisa não solicitada por mim mesmo venha a mim. Mesmo neste mundo sou eu quem governa meu destino. Aquilo que acontece é o que desejo. O que não acontece é aquilo que eu não quero que aconteça. Tenho de aceitar isso. Pois desta forma sou levado, para além deste mundo, até minhas criações, filhas de minha vontade, no Céu onde meu Ser sagrado habita com elas e com Aquele Que me criou.

2. Tu és o Ser A Quem criaste Filho, que cria como Tu Mesmo e que é Um Contigo. Meu Ser, que governa o universo, é apenas Tua Vontade em união perfeita com a minha, que só pode oferecer a aceitação alegre da Tua, para que ela possa ser estendida a Si Mesma.

2 comentários:

  1. UAU! Que responsabilidade, hein? Maravilhosa, eu diria, quando não estamos resistindo ao ensinamento e horrível qdo estamos nos sentindo vítimas das circunstâncias.
    Socorro! Tem trabalho este "trem" chamado autoconhecimento. Mesmo assim, acho sempre melhor do que não querer aprender e viver justificando o fato de deixarmos o comando para o ego.
    Novamente obrigada!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Será que sabemos lidar com todo esse poder e liberdade???? Não...não aprendemos isso....fui criada na igreja Assembléia de Deus....imagine em que eu acreditava.....Mas fui crescendo e necessitando de mais, muito mais...Me desamarrei de muitas crenças...e estou aquí...quem sabe ainda engatinhando...obrigada...essas lições nos fazem renascer....Bjs

    ResponderExcluir