quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Para ver a harmonia na aparente desarmonia

Neste dia 9 de setembro, a ideia da lição 252 trata de revelar nossa verdadeira Identidade. Por isso gostaria de começar esta postagem com uma das falas de Ramana Maharshi, que pode ser de grande auxílio para entendermos a Identidade de que nos fala o Curso e as razões para sua busca.

Ramana diz o seguinte: "Embora o estado atual do mundo pareça desarmonioso, [ele] faz parte de uma harmonia mais vasta; e desenvolvendo o Autoconhecimento pode-se a um só tempo conhecer essa harmonia e exercer uma influência harmônica muito maior sobre o curso dos acontecimentos. (...) Assim como você é, assim é o mundo. Sem compreender-se a si mesmo [de] que adianta tentar compreender o mundo? Eis uma questão que aqueles que procuram a verdade não precisam tomar em conta. As pessoas costumam esbanjar suas energias com tais assuntos. Primeiro, descubra a Verdade anterior a si [ao seu ego], então estará numa posição melhor para compreender a Verdade anterior ao mundo do qual você faz parte".

Nossas práticas de hoje, então, devem servir para aprendermos a reconhecer nossa Identidade verdadeira, a que conhece o caminho para "a aquisição da percepção verdadeira", porque conhece a percepção verdadeira. Essa percepção vai nos permitir, como o quer o Maharshi, que estejamos aptos a "exercer uma influência harmônica muito maior sobre o curso dos acontecimentos" e, por consequência, servir de instrumento para que deixemos de acrescentar ilusão sobre as ilusões que criamos, ou, melhor ainda, vai nos permitir que percebamos as ilusões apenas como ilusões.

O exercício se apresenta, então, assim:

O Filho de Deus é minha Identidade.

1. Meu Ser é mais santo do que todos os pensamentos de santidade que posso conceber agora. Seu cintilar e sua pureza perfeita são muito mais brilhantes do que qualquer luz para a qual já olhei. Seu amor é ilimitado, e tem uma intensidade que abarca em si todas as coisas, na serenidade da certeza íntima. Sua força não vem dos impulsos apaixonados que movem o mundo, mas do Amor infinito do Próprio Deus. Quão distante deste mundo meu Ser tem de estar e, no entanto, quão perto de mim e quão próximo de Deus.

2. Pai, Tu conheces minha Identidade verdadeira. Revela-A agora a mim que sou Teu Filho, para que eu possa despertar para a verdade em Ti e saber que o Ceu me é devolvido.

Um comentário: