sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Algumas respostas ao questionamento

Além do comentário que fiz ao comentário da Duda a respeito da lição de ontem, gostaria de dizer que, aparentemente, a ideia que vamos praticar neste dia 25 de setembro, com a lição de número 268, é uma espécie de complementação ao que eu dizia a ela [Poder-se-ia até pensar na lição de hoje como uma mensagem endereçada especifa e diretamente a ela. Vejam depois, por favor, e me digam se estou equivocado.]. Por isso, é claro, serve perfeitamente de resposta aos questionamentos que ela faz, além, é claro, de servir também de orientação quanto às direções a serem tomadas. E, sem dúvida, assim como atende às necessidades que ela exprime, atende também a todos e a cada um de nós, por nos trazer, no exato momento - este em que nos encontramos -, como sempre, as respostas de que precisamos para as perguntas mais cruciais de nossas vidas. Uma resposta que serve a cada um de uma maneira peculiar e própria, e que respeita sempre a capacidade de compreensão que cada um de nós tem.

E para que não fiquemos apenas no questionamento como propus ontem, gostaria de lhes indicar a leitura de dois pontos do livro, que podem vir a ser muito esclarecedores, no sentido de nos deixar em paz com tudo o que experimentamos e, ao mesmo tempo, nos trazer alguma luz acerca do sentido de tudo o que estudamos, do sentido de tudo o que experimentamos, inclusive a respeito de todas as questões com as quais nos defrontamos no processo que é viver "neste mundo". Leiam, e releiam, se preciso for, pois, os subtítulos I. Ensinamento certo e aprendizado certo e II. O ego e a falsa autonomia, que fazem parte do capítulo 4, AS ILUSÕES DO EGO, do UCEM. E comentem aqui, se possível, para eu - e todos os que acompanham este blogue - saber se encontraram lá alguma resposta. E algumas tantas outras dúvidas.

Agora, a ideia para nossas práticas de hoje, que se apresenta assim:

Que todas as coisas sejam exatamente como são.

1. Senhor, permite que, hoje, eu não seja Teu crítico e julgue contra Ti. Que eu não tente me intrometer com Tua criação para distorcê-la em formas doentias. Permite-me ficar disposto a retirar meus desejos da unidade dela e a permitir, assim, que ela seja tal qual Tu a criaste. Pois assim também serei capaz de reconhecer meu Ser tal qual Tu me criaste. Fui criado no amor e permanecerei para sempre no amor. O que pode me assustar, se eu permitir que todas as coisas sejam exatamente com são?

2. Não permitas que nossa visão seja blasfema hoje, nem permitas que nossos ouvidos deem atenção a línguas mentirosas. Só a realidade está livre da dor. Só a realidade está livre da perda. Só a realidade está inteiramente segura. E é só isso que buscamos hoje.

3 comentários:

  1. Nossa, tudo bem que o Esp. Santo sempre fala com a gente, mas hoje ele resolveu ser bem direto!!
    Fico mais aliviada, vou ler os subtítulos que você indicou.
    Muito obrigada pela atenção, eu estava precisando expor o que eu estava pensando.
    Bjs
    Fique com Deus!!!

    ResponderExcluir
  2. Duda,

    Ele sempre é direto.
    Nós é que fechamos olhos, ouvidos. Por medo de ter de mudar. Ou por medo de ter reconhecer que ainda não entregamos, de fato. Ou por não querermos, de fato, entregar. Pura resistência do ego.
    Bom fim de semana.
    Obrigado por participar.

    ResponderExcluir
  3. Oi Moisés, obrigada pela tua resposta ao meu comentário, obrigada por todos estes esclarecimentos à Duda, que na verdade é para todos nós, pois pensamos que entregamos e quando nos damos conta, o que nem é sempre acontece, percebemos que era uma armadilha do ego, se fingindo de Ser e tomando as rédeas e impedindo a entrega, a aceitação, a gratidão e a vontade de REALMENTE ver as coisas de maneira diferente, de treinar a mente para sair do pesadelo para o "sonho feliz".
    Tenho muito mais a te agradecer, mas para resumir: Muito, muito, muito, muito, muito obrigada por existires e fazer parte da minha vida, por se importar comigo e por ser TÃO ABSOLUTAMENTE AMOROSO, GENEROSO, AMIGO. Isso já é motivo suficiente para eu praticar todos os dias e a cada dia mais, a GRATIDÃO, porque NÃO É POUCA COISA e como diz a Tânia (queridíssima), a gratidão abre caminhos para os milagres. Que Deus te abençõe!!
    Bjs

    ResponderExcluir