terça-feira, 15 de setembro de 2009

Para endireitar a percepção

Antes de apresentar a ideia da lição 258, deste dia 15 de setembro, gostaria de lembrar a todos que passeiam por este espaço que o tema central desta série de lições é o pecado. Melhor dizendo, é o aprendizado de que "o pecado não existe", e de que a simples idéia de que o Filho de Deus possa pecar é insanidade. Loucura.

Aproveito também para lembrar que, nesta segunda parte do Livro de Exercícios, nossas práticas visam à "aquisição de percepção verdadeira". Ou, dito de outra forma, as lições, agora, querem facilitar que nossa percepção seja endireitada, porque "as percepções equivocadas produzem medo", enquanto as percepções verdadeiras estendem o amor. Entretanto, é bom lembrar, que todas as percepções são temporárias, não trazem certeza e variam. "A percepção verdadeira", porém, nos ensina o Curso, "é a base para o conhecimento... e está além de todas as percepções".

Lembrando ainda o que disse ontem, antes da ideia para as práticas, a percepção sempre envolve interpretação, "e as interpretações não podem ser reais em nenhum sentido". Por isso é que nossas práticas de hoje tratam de nos chamar a atenção para aquilo que, de fato, é a nossa meta. Da seguinte forma:

Que eu lembre que Deus é minha meta.

1. Tudo o que é necessário é treinar nossas mentes para relevarem todos os objetivos pequenos e sem sentido, e para lembrarem que nossa meta é Deus. A lembrança d'Ele está escondida em nossas mentes, oculta apenas por nossas metas pequenas e inúteis, que não oferecem nada e que não existem. Continuaremos a permitir que a graça de Deus brilhe na inconsciência, enquanto buscamos as mentiras e as ninharias do mundo em seu lugar? Deus é nossa única meta, nosso único Amor. Não temos nenhum objetivo a não ser lembrar-nos d'Ele.

2. Nossa meta é apenas seguir no caminho que leva a Ti. Não temos nenhuma meta a não ser esta. O que poderíamos querer exceto lembrar-nos de Ti? O que poderíamos buscar a não ser nossa Identidade?

2 comentários:

  1. É a percepção equivocada gera o medo e gera interpretações erradas.
    Por causa dessa percepção errada acabamos julgando.
    Que eu me lembre que Deus é a minha meta!!

    Obrigada!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Obrigada por compartilhar esses ensinamentos!
    Penso que o medo e a culpa são nossos maiores inimigos, e sem a percepção de que só existe um Unico e Verdadeiro Amor, torna-se impossivel o exercicio do perdão, que liberta a culpa e como teremos medo, diante de um Pai de Amor que é Uno conosco?!
    Que a Paz de Deus permaneça com você!

    ResponderExcluir