sexta-feira, 18 de setembro de 2009

O sonho da separação

"O que é o corpo?" Este é o tema central da nova série de dez lições que iniciamos neste dia 18 de setembro, começando com a lição 261 e se estendendendo até a 270.

Na introdução a esta série, o Curso diz que "o corpo é uma cerca que o Filho de Deus imagina ter construído para separar partes de seu Ser de outras partes. É dentro desta cerca que ele pensa viver, para morrer quando ela enfraquecer e se deteriorar". Isto é, é como pensar que podemos, no corpo que pensamos ter e ser, separar alguns órgãos de outros e acreditar que eles podem desempenhar suas funções individualmente.

Diz também que "o corpo é um sonho" que "algumas vezes parece retratar a felicidade, mas [que] pode bem repentinamente voltar-se para o medo, onde nascem todos os sonhos". Afinal, todos já passamos por experiências de sonhos da mais absoluta alegria e felicidade, dos quais acordamos radiantes, e por pesadelos dos quais acordamos apavorados, dando graças a Deus ao perceber que tinha sido apenas um sonho ruim. Assim também é nossa experiência no corpo, mesmo quando nos sentimos aparentemente acordados. Ora estamos felizes [com o corpo], ora estamos nos sentindo miseráveis [com o corpo].

Isso significa que não nos sentimos cem por cento seguros no corpo. Sentimos sua vulnerabilidade. Nós mesmos somos responsáveis por ela quando acalentamos pensamentos de medo. Significa que não consideramos nosso corpo um abrigo inteiramente seguro, porque sabemos que ele, como um sonho, não vai durar. Não recebemos dele toda a proteção de que pensamos necessitar. Nem ele poderia oferecê-la, sendo uma cerca imaginária, que só nos oferece o sonho da separação.

Nossas práticas de hoje, por isso, visam a nos pôr em contato com nosso verdadeiro abrigo, com nossa verdadeira proteção, que não tem nada a ver com um corpo perecível.

Do seguinte modo:

Deus é meu abrigo e minha proteção.

1. Eu me identificarei com aquilo que penso ser abrigo e proteção. Eu me verei aonde percebo minha força e penso que vivo no interior da fortaleza na qual estou seguro e não posso ser atacado. Que hoje eu não busque proteção no perigo e nem tente achar minha paz no ataque assassino. Vivo em Deus. N'Ele encontro meu abrigo e minha força. N'Ele está minha Identidade. N'Ele está a paz eterna. E só aí me lembrarei de Quem sou verdadeiramente.

2. Que eu não busque ídolos. Hoje quero voltar para Ti, meu Pai. Decido ser como Tu me criaste e achar o Filho a quem Tu criaste como meu Ser.

2 comentários:

  1. Muito profunda essa lição de hoje!!
    Eu sou muito a favor da paz, na paz está Deus, está o amor mais puro, a nossa essência, nosso verdadeiro Eu, o Deus em nós!!!
    Quando não estamos em paz, estamos no ego, na dor, no pesadelo.
    Muitas vezes no calor da emoção, deixamos a paz de lado, por isso treinamos a nossa mente, para conseguir ficar em paz, e sair o mais rápido possível da loucura e do pesadelo.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Hoje, senti grande dificuldade na prática desta lição maravilhosa. Acho que fiquei a maior parte do tempo no pesadelo. Difícil a comunicação, difícil tentar mostrar o que para mim é obvio, nas situações que me envolvem, por mais que eu tente viver a minha vida sem "arranjar dramas" saídos dos auto enganos alheios, mas que me encontram ali na esquina. Me senti desamparada e não muito feliz, hoje. Sei que amanhã estarei melhor porque conforme diz uma das lições mais importantes do UCEM " Acima de tudo eu quero ver as coisas de modo diferente". Então: Amanhã seguirei firme e forte! Hoje, vou ficar grata por este desconforto e me entregar ao que preciso aprender com ele.
    Obrigada pelo lindo texto!
    Bjs

    ResponderExcluir