domingo, 13 de setembro de 2009

Para escapar do auto-engano

A lição 256, deste dia 13 de setembro, nos convida a escapar do auto-engano a que o ego quer nos induzir, buscando fazer que nos afastemos de Deus por nos levar a nos afastarmos de nós mesmos, por nos fazer acreditar em uma separação que, de fato, não existe, nem nunca existirá. Convidando-nos a perseguir metas que não nos levam a lugar nenhum.

A ideia que praticamos hoje é, na verdade, um convite a que nos lembremos de que nossa única meta é Deus, hoje e sempre. Vivemos e nos movemos n'Ele o tempo todo. Precisamos apenas buscar ter consciência disso mais vezes. É isso que "a percepção verdadeira", que tentamos adquirir com as práticas desta segunda parte do Livro de Exercícios, pode nos dar, e, de fato, nos dá.

Nossa lição, hoje, se apresenta, então, da seguinte forma:

Deus é a única meta que tenho hoje.

1. O caminho para Deus aqui passa pelo perdão. Não há nenhum outro caminho. Se o pecado não tivesse sido alimentado pela mente, que necessidade haveria de encontrar o caminho para o lugar aonde estás? Quem ainda estaria inseguro? Quem poderia estar em dúvida acerca de quem é? E quem ainda permaneceria adormecido em nuvens carregadas de dúvidas a respeito da santidade daquele que Deus criou inocente? Só podemos sonhar aqui. Mas podemos sonhar que o perdoamos naquele em que todos os pecados continuam a ser impossíveis, e é isto que escolhemos sonhar hoje. Deus é nossa meta; o perdão é o meio pelo qual nossas mentes voltam a Ele enfim.

2. E, assim, Pai nosso, queremos vir a Ti no caminho por Ti designado. Não temos nenhuma meta senão ouvir Tua Voz, e encontrar o caminho que Tua Voz sagrada nos indica.

Um comentário:

  1. Hellô Moisés e colegas de milagres!
    É isso aí, gente...
    Firme e forte nas lições!
    Boa sorte a todos!
    Estou bem feliz hoje com está minha única meta!
    Bjs

    ResponderExcluir