sábado, 26 de setembro de 2009

Para refletir um pouco acerca do amor

Leo Buscaglia publicou, há muitos anos, um livro intitulado Amor, resultado de um curso, dedicado ao crescimento pessoal, ao qual ele deu o nome de "Curso do Amor", ciente de que não poderia "ensinar", no sentido acadêmico, o significado daquilo que dava nome a seu curso. Interessante, porém, é o motivo que o levou a organizar e levar adiante a ideia do curso, que resultou no livro, algo que ele conta logo na introdução do livro e que, é claro, não vou contar aqui para não estragar a surpresa de quem quer que resolva lê-lo.

Na introdução do texto de Um Curso em Milagres, aonde lemos a respeito do objetivo do Curso, de forma que lembra a consciência de Buscaglia, há a seguinte informação: O curso não tem por objetivo ensinar o significado do amor, pois isso está além do que pode ser ensinado. Ele objetiva, contudo, remover os bloqueios à consciência da presença do amor, que é tua herança natural.

Ora, o UCEM nos oferece um caminho para o auto-conhecimento. Logo, remover os bloqueios à consciência do amor só pode significar remover os obstáculos do caminho que pode nos conduzir a nós mesmos, à consciência do que somos, na verdade. À descoberta, ou à lembrança, de nossa verdadeira Identidade. Ao encontro com nossa Fonte, de onde nunca saímos.

Buscaglia, lá pelo final de seu livro, esculpiu em seu texto uma frase que considero memorável a respeito do amor e da relação amorosa. A frase que me levou a pensar a respeito desta introdução para a lição 269 deste dia 26 de setembro, que nos convida, hoje, a exercitar a visão para ver em todos [e em tudo] apenas o amor [a face de Cristo]. A frase é a seguinte:

Quando a relação amorosa não me conduz a mim mesmo, quando eu, numa relação de amor, não conduzo outra pessoa a si própria, este amor, mesmo que pareça a ligação mais segura e extasiante que já tive, não é amor verdadeiro.

Vamos, pois, à ideia para as práticas de hoje. Mais uma vez estou lhes oferecendo aqui uma versão diferente da que está no livro. Não se preocupem, por favor, com isto. Sigam a orientação de seus corações e mentes e utilizem a lhes soar melhor.

Minha visão se apressa para ver a face de Cristo.

1. Peço Tua bênção para minha visão hoje. Ela é a forma que Tu escolheste para vir a ser o modo de me mostrar meus erros e de olhar para além deles. Cabe a mim encontrar uma nova percepção a partir do Guia que me deste e ultrapassar a percepção e voltar à verdade por meio das lições d'Ele. Peço a ilusão que transcende todas as que criei. Hoje escolho ver um mundo perdoado, no qual todos me mostram a face de Cristo e me ensinam que aquilo que vejo me pertence, que não existe nada a não ser Teu Filho santo.

2. Hoje, nossa visão é, de fato, abençoada. Compartilhamos uma única visão, quando olhamos para a face d'Aquele Cujo Ser é o nosso. Somos um só por causa d'Ele Que é o Filho de Deus; d'Ele Que é nossa própria Identidade.

Um comentário:

  1. Oi Moises, estou aqui praticando e aproveitando para rever algumas lições anteriores.
    Fica bem mais fácil para revisar, parace um catálogo, abrimos um mês, e escolhemos uma lição que nos fala mais alto para o nosso coração nesse momento!!
    Obrigada
    Bjs

    ResponderExcluir