sábado, 5 de setembro de 2009

Quem é responsável por nossos pensamentos?

Neste dia 5 de setembro, sábado, a lição 248 nos mostra mais uma forma de ver a verdade a respeito de nós mesmos, acerca do que somos, de fato, para aprendermos a neutralizar, e a abandonar, o que nos ensina o sistema de pensamento do ego.

Em uma da leitura do texto que fiz esta semana, o Curso ensina que: "ficar com medo parece ser involuntário; algo além de teu próprio controle... Porém, ... só os atos construtivos devem ser involuntários... Há aqui uma confusão [de níveis] que farias bem em olhar com clareza. Tu podes pensar que és responsável pelo que fazes, mas não pelo que pensas. A verdade é que és responsável pelo que pensas, porque é só nesse nível que podes exercitar a escolha. O que fazes vem do que pensas. Tu não podes te separar da verdade 'dando' autonomia ao comportamento".

Um pouco mais adiante o Curso afirma que "tanto os milagres quanto o medo vêm dos pensamentos", e que, se não estivermos livres para escolher um deles, também não estaremos livres para escolher o outro. Na sequência, ele diz que "escolhendo o milagre rejeitas o medo, mesmos que apenas temporariamente". A conclusão neste ponto do texto é que "o conflito fundamental neste mundo se dá entre criação e criação equivocada", sendo a primeira fruto do amor e a segunda do medo. O que nos deixa, então, com a ideia de que todos os conflitos são sempre resultantes do conflito entre amor e medo.

A ideia da lição de hoje nos oferece mais uma oportunidade para o esclarecimento deste conflito, o que pode permitir que aprendamos a escolher o que queremos experimentar neste mundo. Para tanto, então, nossas práticas se fazem da seguinte forma:

O que quer que sofra não é parte de mim.

1. Eu rejeito a verdade. Deixa que eu seja agora igualmente fiel para rejeitar a falsidade. O que quer que sofra não é parte de mim. Aquilo que se aflige não é o que eu mesmo sou. Aquilo que sente dor é só ilusão em minha mente. Aquilo que morre na realidade nunca esteve vivo, e apenas zomba da verdade a meu próprio respeito. Agora rejeito auto-conceitos e enganos e mentiras acerca do Filho de Deus. Agora estou pronto para aceitá-lo de volta tal como Deus o criou e tal qual ele é.

2. Pai, meu antigo amor por Ti volta e me permite também amar Teu Filho mais uma vez. Pai, eu sou como Tu me criaste. Agora Teu Amor, e o meu próprio, é lembrado. Agora compreendo que eles são um só.

2 comentários:

  1. Só para registrar que estou firme nas lições e atenta aos pensamentos.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá, eu tb estou aqui firme e forte!!
    Estou atenta aos pensamentos!!
    Bjs

    ResponderExcluir