sábado, 3 de outubro de 2009

"A percepção verdadeira" de nós mesmos

Apenas para reforçar a orientação dada logo no começo da segunda parte do Livro de Exercícios, quero lembrá-los de que cada série de dez lições traz, antes de seu início, um tema central que dá unidade à série. O Curso pede que estudemos esse tema, ao menos uma vez a cada dia, antes das práticas diárias. Pois, da mesma forma que as lições, o tema também nos convida a olharmos para nós mesmos de modo a apreender "a percepção verdadeira", meta desta segunda parte.

Assim, neste dia 3 de outubro, antes de passarmos à ideia da lição 276, que vai ser objeto de nossas práticas, vamos ao texto completo do tema central, buscando descobrir o que somos, na verdade [a percepção verdadeira de nós mesmos], com a resposta à questão:

O que é o Cristo?

1. Cristo é o Filho de Deus tal qual Ele o criou. Ele é o Ser que compartilhamos, que nos une uns aos outros e também a Deus. Ele é o Pensamento que ainda mora no interior da Mente que é Sua Fonte. Ele não abandonou Seu lar santo, tampouco perdeu a inocência na qual Ele foi criado. Ele habita na Mente de Deus imutável para sempre.

2. Cristo é o elo que te mantém uno com Deus e garante que a separação não é mais do que uma ilusão do desespero pois a esperança habitará n'Ele para sempre. Tua mente é parte da d'Ele e a d'Ele [é parte] da tua. Ele é a parte aonde a Resposta de Deus está; aonde todas as decisões já foram tomadas e os sonhos acabaram. Ele permanece intocado por qualquer coisa que os olhos do corpo percebem. Pois, embora Seu Pai tenha posto n'Ele o meio para tua salvação, Ele, ainda assim, continua sendo o Ser Que, do mesmo modo que Seu Pai, não conhece nenhum pecado.

3. Lar do Espírito Santo e à vontade em Deus apenas, Cristo continua em paz no interior do Céu de tua mente santa. Na verdade, esta é a única parte de ti que tem realidade. O resto são sonhos. Esses sonhos também serão entregues a Cristo, para se desvanecerem diante de Sua glória e para, enfim, revelarem a ti teu Ser santo, o Cristo.

4. O Espírito Santo, a partir do Cristo em ti, alcança todos os teus sonhos e lhes ordena que venham a Ele para serem traduzidos em verdade. Ele os trocará pelo sonho final que Deus designou como o fim dos sonhos. Além do mais, quando o perdão descansar sobre o mundo e a paz chegar a todo Filho de Deus, o que poderia haver para manter as coisas separadas, pois o que resta para ver exceto a face de Cristo?

5. E por quanto tempo esta face santa será vista, se ela é apenas o símbolo de que agora o tempo para o aprendizado acabou e de que a meta da Expiação foi, enfim, alcançada? Deste modo, busquemos, portanto, achar a face de Cristo e não olhar para mais nada. Quando virmos Sua glória, saberemos que não temos nenhuma necessidade de aprendizado, ou de percepção, ou de tempo, nem de nada exceto do Ser santo, o Cristo a Quem Deus criou como Seu Filho.

*

Uma observação em relação à lição de hoje. Mais uma vez traduzi de forma diferente da que aparece no livro e mais uma vez lhes digo para não se preocuparem com isso. Usem, por favor, para as práticas, a forma que lhes soar melhor à mente e ao coração. Do modo que vejo, ela se apresenta assim:

Cabe a mim manifestar a Palavra de Deus.

1. O que é a Palavra de Deus? "Meu Filho é puro e santo como Eu Mesmo". E deste modo Deus Se tornou, de fato, o Pai do Filho que Ele ama, pois ele foi criado assim. Esta é a Palavra que Seu Filho não criou com Ele, porque Seu Filho foi criado nela. Vamos aceitar Sua Paternidade e tudo o que nos é dado. Neguemos que fomos criados em Seu Amor e negaremos nosso Ser, para ficarmos inseguros a respeito de Quem somos, de Quem é nosso Pai e do propósito para o qual viemos. E, no entanto, só precisamos reconhecer Aquele Que nos deu Sua Palavra em nossa criação para lembrar d'Ele e, assim, lembrar de nosso Ser.

2. Pai, Tua Palavra é minha. E é ela que quero levar a todos os meus irmãos, que me são dados para estimar como a mim mesmo, do mesmo modo com que sou amado, abençoado e salvo por Ti.

Um comentário:

  1. Vou reler algumas vezes assim, na íntegra, para ver o que clareia e o que falta clarear...
    Thanks
    Bjs

    ResponderExcluir