sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Aprender a utilizar a Graça. Agradecer.

Nesta sexta-feira, dia 9 de outubro, antes de passarmos à ideia da lição 282, gostaria de lhes apresentar uma observação feita por Ramana Maharshi, certa ocasião, a um devoto. Disse-lhe Ramana: - Você agradece a Deus pelas boas coisas que lhe acontecem, mas não lhe agradece as coisas que lhe parecem más; aí é que você faz mal.

Se lembrarmos que o UCEM nos diz que todas as coisas são neutras, haveremos de perceber a propriedade do que diz Ramana, pois, se as coisas são, de fato, neutras, somos nós que lhes damos as qualidades que pensamos perceber nelas, para o bem ou para o mal. Assim, raramente somos capazes de atribuir uma qualidade boa a uma situação que julgamos ser ruim. Não temos consciência do quadro mais geral e abrangente em que a situação se insere. Daí nossa aparente incapacidade de agradecer por coisas pretensamente ruins que nos acontecem.

Ramana afirma também que "Deus não tem propósitos. Ele não está preso a qualquer ação. As atividades mundanas não podem afetá-lo. (...) Deus não tem qualquer desejo ou propósito em seus atos de criação, manutenção, destruição, retirada e salvação a que os seres estão sujeitos. À medida que os seres colhem os frutos de suas ações em obediência às Sua leis, a responsabilidade é deles e não de Deus. Deus não está preso a qualquer ação". Assim, a única coisa que precisamos fazer é um esforço para aprender a utilizar plenamente a Graça que Ele nos dá.

Podemos aprender a fazer isso com as práticas da ideia da lição de hoje que, após uma breve leitura do tema de introdução a esta serie, se apresenta assim:

Hoje não terei medo do amor.

1. Se hoje eu pudesse perceber apenas isso de forma clara, a salvação para todo o mundo seria alcançada. Esta a decisão de não ser louco e de me aceitar como o Próprio Deus, meu Pai e minha Fonte, me criou. Esta a decisão de não ficar dormindo em sonhos de morte, enquando a verdade permanece viva para sempre na alegria do amor. E esta a escolha de reconhecer o Ser a Quem Deus criou como o Filho que Ele aa e Que continua a ser minha única Identidade.

2. Pai, Teu Nome é Amor e, por isso, o meu também. Esta é a verdade. E pode-se mudar a verdade dando-lhe outro nome simplesmente? O nome do medo é apenas um equívoco. Que eu não tenha medo da verdade hoje.

4 comentários:

  1. Moisa, comentando o post de ontem (que feio, to atrasada) mas nao queria deixar em branco... a forca do pensamento e TUDO!!! Estou testemunhando isso agora em minha vida, pois uma coisa que quis muito esta se materializando! Somente os nossos pensamentos podem nos ferir, e por isso precisamos do Espirito Santo (que para mim e a PAZ, pq com ela vem a energia positiva e cessam os questionamentos) para afastar o mal! E o amor, em todas as formas, em todas as definicoes e uma bencao! Deixe o amor entrar em seus coracoes e nao julgue, apenas deixe ser.
    Um beijo Moisa! Bom finde para todos!
    Cris

    ResponderExcluir
  2. Ora, vivas... agora chegamos aos quarenta, que, segundo dizem, é quando as coisas começam. Ou recomeçam. Obrigado, Silvana por sua manifestação. Certamente vou querer conhecer seu cantinho. Até porque amo as florestas e os seres [as gentes de todas as espécies] que vivem nelas. Um de meus filmes favoritos é Dersu Uzala, você já viu? Vou esperar mesmo que você apareça mais vezes.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Cristiane.
    Não se preocupe com essas coisas do tempo. Não existem atrasos, na verdade, na eternidade. Vivemos sempre, mesmo quando não temos consciência disso, o momento certo. E tudo o que podemos fazer é o que fazemos agora. Seja o nosso agora quando for.
    E tudo o que podemos dizer também só dizemos no momento certo. Não há como adiantar ou atrasar o momento que vivemos. E nossas palavras, destinem-se a quem quer que se destinem, têm sempre o endereço certo. No momento certo.
    Obrigado por seu comentário. Fico feliz de saber que você está conseguindo realizar seus sonhos e aprendendo a usar seus pensamentos, os Pensamentos que tem com Deus. Que são os que verdadeiramente importam. Tudo o mais é sonho. É ilusão. Que bom que pode ser "o sonho feliz".
    Paz e bem!

    ResponderExcluir
  4. Só para registrar que estou firme e acompanhando tudo. Lindo texto! Lição maravilhosa! Minha semana foi muito "ampliativa" (não sei se esta palavra existe), mas o que quero dizer é que foi muito boa, pois estive mais determinada em ouvir a Voz por Deus, realmente!
    Obrigada a todos e que Deus os ilumine a cada dia mais e mais e mais...
    Bom final de semana (feriadão) OBA!!!!
    Bjs

    ResponderExcluir