quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Aprender a olhar para o mundo de Deus

Iniciamos hoje a nona série das lições que, nesta segunda parte do Livro de Exercícios, foram desenhadas para oferecer a "percepção verdadeira". O tema que dá unidade às próximas lições é a Segunda Vinda [do Cristo]. Como de costume, o tema central abre cada uma das séries de dez lições e a orientação do Curso para toda esta segunda parte é a de que revisitemos o tema inicial diariamente antes das práticas do dia. Para a série que começamos hoje, portanto, a introdução se apresenta da seguinte forma:
9. O que é a Segunda Vinda?
1. A Segunda Vinda de Cristo, que é tão certa quanto Deus, é apenas a correção dos erros e a volta da sanidade. Ela é uma parte da condição que devolve o que nunca se perdeu e que restabelece o que é verdadeiro para todo o sempre. É o convite para que o Verbo de Deus tome o lugar da ilusão; a disposição de permitir que o perdão descanse sobre todas as coisas sem exceção e sem reserva.

2. É a natureza todo-abrangente da Segunda Vinda de Cristo que permite que ela envolva o mundo e te mantenha em segurança em seu advento benigno, que abarca todas as coisas vivas contigo. Não há limite para o alívio que a Segunda Vinda traz, uma vez que a criação de Deus tem de ser ilimitada. O perdão ilumina o caminho da Segunda Vinda, porque brilha sobre todas as coisas como um só. E, desse modo, a unidade é por fim reconhecida.

3. A Segunda Vinda põe fim às lições que o Espírito Santo ensina, dando lugar ao Juízo Final, em que o aprendizado termina em um resumo final que se estenderá além de si mesmo e chegará a Deus. A Segunda Vinda é o tempo em que todas as mentes são entregues nas mãos de Cristo, para serem devolvidas ao espírito em nome da criação verdadeira e da Vontade de Deus.

4. A Segunda Vinda é único acontecimento no tempo que o próprio tempo não pode atingir. Pois cada um daqueles que algum dia veio para morrer, ou que ainda virá, ou que está presente agora é igualmente liberado daquilo que fez. Nessa igualdade Cristo é restabelecido como uma Identidade única, na qual os Filhos de Deus reconhecem que todos eles são um só. E Deus sorri para Seu Filho, Sua única criação e Sua única alegria.

5. Reza para que a Segunda Vinda aconteça logo, mas não descanses nisso. Ela precisa de teus olhos, e ouvidos e mãos e pés. Ela necessita de tua voz. E, mais do que tudo, ela necessita de tua disposição. Regozijemo-nos por sermos capazes de fazer a Vontade de Deus e nos unirmos em sua luz santa. Atenção, o Filho de Deus é um em nós, e podemos alcançar o Amor de nosso Pai por meio d'Ele.

*

A lição 301, deste dia 28 de outubro, está, por mais incrível que possa parecer, estreitamente relacionada à leitura que fizemos ontem à noite no grupo de estudo do UCEM. Acredito mesmo que ela responde de forma bastante literal e direta à pergunta do Cassio [Obrigado por seus comentários no blogue à lição de ontem.] acerca do modo como vemos o mundo. Por isso, para quem não estava presente, e para os que desejarem aprofundar um pouco mais a reflexão a que nos remete a ideia para as práticas de hoje, informo que a leitura foi a do texto intitulado As condições da paz, o oitavo subcapítulo do capítulo 17 do texto, da página 392 até a página 394.

A lição de hoje se apresenta assim:

E o Próprio Deus enxugará todas as lágrimas.

1. Pai, a não ser que eu julgue, não posso chorar. Tampouco posso sentir dor, ou sentir que estou abandonado ou que sou desnecessário no mundo. Este é meu lar porque não o julgo e, por isso, ele é apenas aquilo que Tu desejas. Permite-me, hoje, vê-lo sem condenação, com os olhos felizes que o perdão libera de todas as distorções. Deixa-me ver Teu mundo em lugar do meu. E todas as lágrimas que derramei serão esquecidas, pois sua fonte secou. Pai, não julgarei Teu mundo hoje.

2. O mundo de Deus é feliz. Os que olham para ele só podem somar a alegria deles a ele e abençoá-lo como um motivo de mais alegria em si mesmos. Chorávamos porque não compreendíamos. Mas aprendemos que o mundo víamos era falso e, hoje, olharemos para o mundo de Deus.

Um comentário:

  1. Oi Moisés
    Linda lição! Infelizmente não pude ir ontem ao encontro do grupo e quero registrar aqui que prestei muia atenção aos comentários maravilhosos dos nossos colegas. O Cassio (querido) a Carmen, quero dizer que prestei muita atenção ao que você falou dirigindo-se a mim e agradeço muitíssimo. Vamos conversar mais sobre isso pessoalmente.
    Neste momento, sem querer reclamar da minha escolha, estou super sobrecarregada de trabalho e encontrando certa dificuldade no quesito tempo aqui no mundo da ilusão, mas estou agradecida por todas as dádivas e praticando para entregar a solução para o Esp.Sto. Acho que todos sabem que nem sempre é tão fácil como diz o curso, pque em algum estágio do inconciente estamos segurando algo e não nos entregando completamente.
    Obrigada a todos
    Bjs

    ResponderExcluir