quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Aprender a tornar santo(s) o(s) encontro(s)

Antes de passarmos à ideia da lição 288, que vai ser objeto de nossas práticas neste dia 15 de outubro, Dia do Professor, gostaria de lhes oferecer à reflexão um parágrafo e parte de outro, ambos do capítulo oito do texto, que, parece-me, pode ser de grande auxílio para entendermos por que se faz necessária a prática com a ideia do exercício de hoje. Lá, o Curso diz o seguinte:

Quando encontrares qualquer pessoa, lembra-te de que esse é um encontro santo. Da mesmo forma que a vires verás a ti mesmo. Do modo com que a tratares tratarás a ti mesmo. Da maneira que pensares dela pensarás de ti mesmo. Não te esqueças disso nunca, pois nela te encontrarás ou te perderás. Sempre que dois Filhos de Deus se encontram, eles recebem mais uma chance de salvação. Não deixes ninguém sem lhe oferecer a salvação e sem recebê-la para ti mesmo...

Toda vez que estiveres com um irmão, estás aprendendo o que és porque estás ensinando o que és. Ele reagirá com dor ou com alegria, dependendo do professor que estiveres seguindo. Ele será aprisionado ou liberado de acordo com tua decisão, e tu também. Não te esqueças nunca de tua responsabilidade para com ele, porque ela é tua responsabilidade para contigo mesmo. Dá-lhe o lugar dele no Reino e terás o teu
.

Creio que saber disso, aprender isso, e ensinar isso, pode ser de grande ajuda para as práticas da ideia da lição de hoje e, muito mais do que isso, para a aplicação da ideia em nossos dias. Vejamos, pois, a lição que se apresenta assim:

Que hoje eu esqueça o passado do meu irmão.*

1. Este é o pensamento que mostra o caminho para Ti e me leva a minha meta. Não posso chegar a Ti sem meu irmão. E para conhecer minha Fonte, tenho primeiro de reconhecer aquilo que Tu criaste uno comigo. É a mão de meu irmão que me guia no caminho para Ti. Os pecados dele estão no passado, junto com os meus, e eu estou salvo porque o passado se foi. Não permitas que eu o acalente em meu coração ou perderei o caminho para ir a Ti. Meu irmão é meu salvador. Não deixes que eu ataque o salvador que Tu me dás. Mas deixa-me render homenagem àquele que carrega Teu Nome e, assim, lembrar que Ele é meu próprio nome.

2.Perdoa-me, então, hoje. E saberás que me perdoas se olhares para teu irmão na luz da santidade. Ele não pode ser menos santo do que eu e tu não podes ser mais santo do que ele.

*O original diz: Let me forget my brother's past today. Esta frase permite várias alternativas à tradução dada no livro como o conhecemos. Entre elas, por exemplo: Dá-me, hoje, esquecer o passado de meu irmão. Ou: Deixa-me esquecer o passado de meu irmão hoje. Ou ainda: Hoje, deixa que eu esqueça o passado de meu irmão. Ou, uma última alternativa: Permite que eu esqueça o passado de meu irmão hoje. Dentre todas eu ficaria com a primeira, que postei em negrito, por se parecer mais a uma prece, um pedido da graça de ser capaz de esquecer [perdoar] o passado de meu irmão [o que significa perdoar e esquecer meu próprio passado também].

7 comentários:

  1. Oi Moisa,
    E muito importante aprendermos a nao julgar o irmao, ou a perdoa-lo, pq so assim ficaremos em paz. Mas isso e uma tarefa dificil, pois o Ego ja nos condiciona que e "normal" julgar e/ou virar as costas para o proximo. Ainda mais no mundo de hj, onde as relacoes sao descartaveis.
    Vou refletir bem sobre essa licao, pois tenho muito que aprender.
    Beijo grande, Cris

    ResponderExcluir
  2. Que interessa o passado? E o futuro? O que alguém foi, não é mais. O que alguém será, será nessa altura. Interessa apenas o aqui e agora. Aqui e agora eu amo.

    ResponderExcluir
  3. Cristiane, querida, obrigado por se manifestar.

    Uma observação importante: quando, no segundo parágrafo da lição, aparece a expressão "Perdoa-me, então, hoje", precisamos nos lembrar muito claramente de que quem dita a lição é Jesus. Isto é, é o próprio Jesus pedindo que o perdoemos, apesar de ele já não precisar de nosso perdão. Seu pedido se deve ao fato de ele saber que, para atender seu pedido, nós só precisamos perdoar a nós mesmos. E, em seguida, ele nos ensina como saber se o [nos] perdoamos. O que acontece quando aprendemos a olhar para o(s) outro(s) na luz da santidade. Em outras palavras, olhar para o(s) outro(s) na luz da santidade [perdoar o(s) outro(s)] significa reconhecer e aceitar nossa própria santidade [aceitar o perdão para nós mesmos]. Voltar à unidade com Deus, Jesus e o Espírito Santo e com tudo o que existe. Abandonar de vez a crença na separação.

    É muito bom, sim, que a gente reflita bastante a respeito disso.

    Obrigado.

    Paz e bem!

    ResponderExcluir
  4. Oba, eis que mais alguém d'além mar se manifesta.

    Obrigado, Welwitschia, querida.

    Sim, sim, tens razão. Eu diria que, a se entender o que diz o ensinamento, olhar para quem quer que seja na luz da santidade é olhar para a pessoa no presente, o único tempo que existe. É por isso que o Curso ensina que, quando olhamos para alguém a partir de uma experiência passada vemos apenas uma imagem que já não existe. Não vemos a pessoa como ela é no instante em que a encontramos. Isso é o que o UCEM chama de aprisionar [julgar].

    Obrigado.

    Paz e bem!

    ResponderExcluir
  5. Oi Moisés,

    A idéia de acompanhar pelo site foi ótima!

    Maravilhosa a lição de hj... Como é difícil para nós esquecer o passado e deixar de julgar o outro, principalmente quando são pessoas próximas a nós. Porém nada disso é por acaso, se estão próximas é porque a projetamos de alguma forma e essa aproximação tem uma explicação.
    Julgar é mto fácil, qdo enxergamos o erro no outro, mas ele não está no outro, mas sim em nós mesmos... Vou refletir mto sobre esse ensinamento.

    Um grande beijo,

    Ana Paula

    ResponderExcluir
  6. Oi, Moisa e MS (miracle sisters and brothers)
    Com passos certos, na direcao certa acabamos chegando...e aqui estou eu, com a ajuda da Dani. Ha tempos que sigo o seu blog, mas so agora consegui me registrar. Tambem, como a Dani, moro aqui na Indonesia. Curto muito o seu blog, assim como os comentarios, os quais so enriquessem o nosso aprendizado. Sou feliz por esta "lembrando" o que esquecido.
    Abracos. Luz.
    P.S o primeiro "Oi" so foi um teste :-))))

    ResponderExcluir