domingo, 4 de outubro de 2009

Pontos sobre os quais vale refletir

Alguns tópicos para se pensar antes, ou depois, das práticas de hoje. Ou quando julgarmos conveniente refletir um pouco mais a respeito deles.

1. Hoje é o dia de São Francisco, pelo calendário católico. Apenas para registrar a data, e minha profunda admiração pela vida deste santo, ofereço-lhes, acho que mais uma vez, uma de minhas frases favoritas - uma grande lição - atribuída a ele.

A unidade entre os homens jamais será conseguida contra outros homens.
Nem de resto contra qualquer coisa, eu diria.

2. Eileen Caddy, uma das fundadoras da Findhorn Foundation [Fundação Findhorn], uma comunidade espiritual e centro de educação holística internacional no norte da Escócia, publicou, há anos, um livro intitulado Abrindo Portas Interiores. O livro funciona como um diário perene com mensagens para cada dia do ano, a partir da orientação pessoal recebida por ela de uma voz interior serena à qual Eileen chama de "o Deus interior". A mensagem para este dia começa com a pergunta:

Como queres viver uma vida espiritual profunda sem fazer nenhum esforço?

Algo a se pensar, não?

Vamos, pois, agora à lição 277 para este dia 4 de outubro, que se apresenta assim:

Que eu não limite o Filho de Deus com leis que fiz.

1. Teu Filho é livre, meu Pai. Não me deixes pensar que o limito às leis que fiz para governar o corpo. Ele não está sujeito a quaisquer leis que fiz, pelas quais tento tornar o corpo mais seguro. Ele não muda em razão daquilo que é mutável. Ele não é escravo de nenhuma lei do tempo. Ele é tal qual Tu o criaste, porque não conhece nenhuma lei exceto a do amor.

2. Não vamos adorar ídolos, nem acreditar em qualquer lei que a idolatria queira fazer para esconder a liberdade do Filho de Deus. Ele não está limitado senão por suas crenças. O que ele é, no entanto, está muito além de sua fé em escravidão e liberdade. E ele não pode ser limitado a não ser que a verdade de Deus possa mentir e a não ser que Deus possa querer enganar a Si Mesmo.

2 comentários:

  1. Mouss
    Não consegui entrar no blog ontem, domingo, mas fiz a lição. Não sabia que era dia de São Francisco. Muito legal o teu texto lembrando disso e também da Eileen Caddy. Por quê será que de vez em quando fica tão difícil apenas
    lembrarmos disso e assim nos livrarmos de todos os equívocos da mente? Ontem não foi um dia muito fácil para mim e hoje já começou bem difícil, mas enfim...Seguindo em frente e praticando a lição. Mais tarde entro novamente para ver se já tem o teu comentário de hoje, segunda, dia 05.
    Obrigada
    Bj

    ResponderExcluir
  2. Apenas porque é mais fácil esquecer, ou fingir que esquecemos. Vais ver que isso demonstra que, como diz a lição de hoje, dia 5, ainda acreditamos que temos de obedecer às leis que o mundo obedece, esquecendo que nós fizemos o mundo, nós o fazemos e podemos fazê-lo de modo diferente, assim que nos decidirmos por isso.
    Obrigado por compartilhar e comentar.

    ResponderExcluir