segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Escolhendo viver "o instante santo"

Mia Couto, escritor moçambicano, em seu livro mais recente, diz a certa altura que "não chegamos realmente a viver durante a maior parte de nossa vida. Desperdiçamo-nos numa espraiada letargia a que, para nosso próprio engano e consolo, chamamos existência. No resto, vamos vagalumeando, acesos apenas por breves intermitências".

Isso, de certa forma, equivale a dizer que, durante a maior parte do tempo de nossas vidas, não estamos conscientes do que somos. Não estamos presentes em nossa própria vida. E a vida se desenrola a nossa frente, ao nosso lado e em volta de nós, sem que cheguemos a nos perceber nela, ou a percebê-la em nós. Sem que nos deixemos envolver na corrente. Com relação a isso, o ensinamento do UCEM nos traz o conceito do "instante santo", um momento em que temos um vislumbre da totalidade, ou da unidade, se preferirem. Isto é, "o instante santo" acontece quando somos a experiência que experimentamos. Ou, em outras palavras, quando nos envolvemos por inteiro na experiência de nossa vida, no presente, o único tempo que existe.

Um personagem de um filme pergunta a outro: - O que é a vida? E, depois de uma série de respostas sem sentido de seu interlocutor, diz: - A vida é um salto único para a alegria! E é este salto que precisamos dar, me parece. É esta a única escolha que precisamos fazer para acender nossas vidas, e vivê-las na luz dos instantes santos, mais do que "apenas por breves intermitências".

E é a isto que nos convida a ideia da lição 285, para as práticas neste dia 12 de outubro. Da seguinte forma:

Hoje minha santidade brilha luminosa e pura.

1. Hoje desperto com alegria, esperando que apenas as coisas felizes de Deus venham a mim. Peço que só elas venham e percebo claramente que meu convite será aceito pelos pensamentos aos quais o envio. E pedirei somente coisas alegres no momento em que eu aceitar minha santidade. Pois qual seria a utilidade da dor para mim, a que finalidade serviria meu sofrimento e de que forma a tristeza e a perda me beneficiariam, se a insanidade se afastar de mim hoje e eu aceitar minha santidade em seu lugar?

2. Pai, minha santidade é Tua. Permite que eu me regozije nela e que seja devolvido à sanidade por seu intermédio. Teu Filho ainda é tal qual Tu o criaste. Minha santidade é parte de mim e parte de Ti também. E o que pode mudar a Própria Santidade?

2 comentários:

  1. Oi Moisa e companheiros do Ucem,
    passei aqui para dar um oi pra galera.

    E issoo, nada pode mudar nossa santidade nem mesmo nossas ilusoes.
    Um motivo a mais para curtimos a vida com alegria e amor!
    O UCEM e o grupo tem sido uma das minhas alegrias na experiencia da vida.

    P.s.: Nina li sua msg obrigada legal estarmos juntos nesta caminhada de UCEM espero poder conhece-los qdo for pra Sampa.

    Bjos
    Alegria luz felicidade e muito amor e paz!

    ResponderExcluir
  2. Moisa, passo aqui para dizer que amanha vou me encontrar com uma colega de Jakarta e vamos trocar ideias sobre o UCEM. Muito legal essa interatividade que adiciona na nossa busca pela paz, pelo amor - por Deus. Tenho aprendido com a minha filhinha que so o amor e alegria interessam. Muito legal comecar a refletir que ao longo da nossa vida nos colocamos conceitos, rotulos e criamos o sofrimento em nos mesmos, o que na fase adulta gera a dor, o questionamento, a busca por aquilo que se perdeu ao crescermos. Nossa, nao sei se faco muito sentido, mas enfim, so para dizer que cada dia me sinto mais perto de Deus e que o Espirito Santo esta em mim, e isso ajuda a superar os medos, os obstaculos.
    Beijos a todos

    ResponderExcluir