quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Aceitar o substituto de Deus para os sonhos

Dani, obrigado por dar notícias. Fico feliz em saber que está tudo bem com você e com os seus, apesar do momento aparentemente caótico por que passa esta região em que vocês estão. Também me alegra saber que você continua firme em seu estudo do UCEM e na prática dos exercícios. Veja bem que a lição de hoje tem tudo a ver com o que você diz em seu comentário, referindo-se a sua própria condição. Não se preocupe quanto à forma como seus comentários se apresentam. Todas as formas, normalmente, são apenas expressões de nossa [de cada um de nós e de nós todos] própria confusão interior. Uma projeção apenas da luta interna que o ego "aparentemente" trava contra a aceitação do divino em nós, cujo resultado quase nunca reflete, de fato, aquilo que somos. Isto é, quase nunca é o divino em nós que se mostra ao mundo, ou a nós mesmos. Por isso é que, na ilusão de mundo do ego, vemos tantas coisas diferentes. Por isso é que cada um de nós, a maioria das vezes, vê as mesmas coisas que nós de modo diferente.

Neste dia 8 de outubro, vamos começar uma nova série de dez lições. O tema que dá unidade a ela busca responder, como vocês podem ler abaixo, à seguinte questão:

O que é o Espírito Santo?

1. O Espírito Santo se interpõe entre as ilusões e a verdade. Uma vez que Ele tem de construir uma ponte sobre a brecha entre a realidade e os sonhos, a percepção conduz ao conhecimento por meio da graça que Deus dá a Ele para ser Sua dádiva a todos que se voltam para Ele em busca da verdade. Do outro lado da ponte que Ele oferece, todos os sonhos são levados à verdade para serem dissipados diante da luz do conhecimento. Cenas e sons são abandonados aí para sempre. E, aonde eles eram percebidos anteriormente, o perdão torna possível o fim tranquilo da percepção.

2. A meta que o ensinamento do Espírito Santo estabelece é apenas este fim dos sonhos. Pois cenas e sons têm de ser transformados, de testemunhas do medo, em testemunhas do amor. E, quando isso se realizar inteiramente, o aprendizado atinge a única meta que tem na verdade. Pois o aprendizado, à medida que o Espírito Santo o guia para o resultado que Ele percebe para ele [para o aprendizado], vem a ser o meio para ir além de si mesmo, para ser substituído pela verdade eterna.

3. Se ao menos soubesses o quanto teu Pai anseia que reconheças tua inocência, não permitirias que Sua Voz chamasse em vão, nem rejeitarias Seu substituto [o Espírito Santo] para as imagens e sonhos amedrontadores que criaste, por intermédio dos quais queres alcançar o que é inalcançável para sempre. E, se os ofereceres a Ele, Ele utilizará os meios para o exílio, que fizeste, para devolver tua mente ao lugar aonde ela verdadeiramente se sente em casa.

4. O Espírito Santo te chama, a partir do conhecimento, aonde Ele foi colocado por Deus, para que deixes o perdão repousar sobre teus sonhos, e para sejas restituído à sanidade e à paz de espírito. Sem o perdão, teus sonhos continuarão a te aterrorizar. E a lembrança de todo o Amor de teu Pai não voltará para indicar claramente que o fim dos sonhos chegou.

5. Aceita a dádiva de teu Pai. Ela é um Chamado do Amor para o Amor, para que o Amor seja apenas Ele Mesmo. O Espírito Santo é Sua dádiva, por meio da qual a paz do Céu é devolvida ao Filho amado de Deus. Tu te recusarias a aceitar a função de completar Deus, quando tudo o que Ele quer é que tu sejas completo?

*

Gostaria de chamar sua atenção para a necessidade de que, antes das práticas de cada uma das ideias das lições desta série, voltemos a este texto introdutório para não perdermos de vista a unidade que precisamos perceber nela. Comecemos, então, com a lição 281, que se apresenta assim:

Nada pode me ferir, exceto meus pensamentos.

1. Pai, Teu Filho é perfeito. Quando penso estar ferido de qualquer forma, é porque me esqueci de quem sou e de que sou tal qual Tu me criaste. Teus Pensamentos só podem me trazer felicidade. Se alguma vez fico triste, ou ferido, ou doente, esqueci o que Tu pensas e pus minhas ideias insignificantes e sem sentido no lugar que pertence aos Teus Pensamentos e aonde eles estão. Nada pode me ferir, exceto meus pensamentos. Os Pensamentos que tenho Contigo só podem abençoar. Só os Pensamentos que tenho Contigo são verdadeiros.

2. Não vou ferir a mim mesmo hoje. Pois estou muito além de qualquer dor. Meu Pai me pôs a salvo no Céu e vela por mim. E eu não quero atacar o Filho que Ele ama, porque aquilo que Ele ama também me cabe amar.

2 comentários:

  1. Nossa Moisa, essa acertou na mosca.

    Pois e, mas o bom e saber q Espirito Santo esta sempre presente como a ponte.
    Essa connfusao toda no meu ver e uma visao do ego (ilusao)como vc colocou "uma luta interna contra a aceitacao do divino", e todas as explicacoes q tento achar baseada no ego e uma incognita?
    Qdo sei q como vc disse outro dia "o amor entende aceita apoia acolhe"
    E isso nao existe problema, dor e etc...
    Ver tudo como uma demonstracao de amor de Deus e de nos com nos mesmos.

    Deu um clarao agora a confusao acabou rsrsrs...
    Tenho certeza q tu veio como uma resposta atraves do E.S. na meu caminho.

    Muito Grata bj
    Dani

    ResponderExcluir
  2. Que bom saber que do outro lado do mundo e em meio ao "caos", segundo os olhos do mundo do ego, tem alguém que está atenta às lições do UCEM. Que Deus te abençoe, Daniela!
    Moisés, obrigada pela resposta. O tema de hoje (para quem começou os exercícios no 1º dia do ano) e que dá início e une as próximas dez lições: "O que é o Espírito Santo", e a lição a seguir sobre só o que pode nos ferir é...sem palavras para descrever...
    Lembrar...lembrar...lembrar...é...creio eu, a nossa principal meta.
    Bjs

    ResponderExcluir