domingo, 18 de outubro de 2009

Nós e o tempo dos relógios

Lembraram de adiantar os relógios à meia-noite do sábado? Perceberam que, se seguida a rotina de todos os dias de forma normal, perdeu-se uma hora nesta brincadeira? Brincadeirinha mesmo! Isso não lhes faz pensar e perceber que o tempo [dos relógios, do mundo da ilusão e dos sentidos], de fato, não existe? É apenas uma convenção. Não se acende uma 'luzinha' em sua cabeça com a ideia de que podemos fazer o que quisermos com o tempo? Que o que somos, na verdade, não tem absolutamente nada a ver com o tempo? Pois está além dele e de tudo o que aparentemente existe no tempo.

Vamos começar hoje a oitava série de dez lições desta segunda parte do Livro de Exercícios. Esta série terá como tema central a questão: O que é o mundo real? Uma questão que o Curso responde na introdução à série. Introdução à qual devemos voltar diariamente antes das práticas. Assim, antes da lição 291, deste dia 18 de outubro, passemos ao tema central.

8. O que é o mundo real?

1. O mundo real é um símbolo, como o resto do que a percepção oferece. Contudo, ele representa o contrário daquilo que tu fizeste. Teu mundo é visto pelos olhos do medo e te traz à mente os testemunhos do horror. O mundo real não pode ser visto senão por olhos que o perdão abençoa, para que eles vejam um mundo no qual o terror seja impossível e não se possam encontrar os testemunhos do medo.

2. O mundo real possui uma contrapartida para cada pensamento infeliz que se reflete em teu mundo; uma correção infalível para as cenas do medo e para os ruídos de luta que teu mundo contém. O mundo real apresenta um mundo visto de forma diferente, por olhos serenos e por uma mente em paz. Não há nada senão tranquilidade. Não se ouve nenhum grito de dor e de tristeza aí, porque nada permanece fora do perdão. E as visões são de paz. Só cenas e sons felizes podem chegar à mente que se perdoou.

3. Que necessidade tal mente tem para pensamentos de morte, ataque e assassinato? O que ela pode perceber a sua volta a não ser segurança, amor e alegria? O que existe que ela escolheria condenar e o que há para ela querer julgar de modo desfavorável? O mundo que ela vê nasce de uma mente em paz consigo mesma. Não há nenhum perigo à espreita em nada do que ela vê, porque ela é benigna e só vê benignidade.

4. O mundo real é o símbolo de que o sonho de pecado e de culpa acabou, e de que o Filho de Deus já não dorme. Seus olhos despertos percebem o reflexo seguro do Amor de seu Pai; a garantia infalível de que ele está redimido. O mundo real indica o fim do tempo, pois a percepção dele torna o tempo inútil.

5. O Espírito Santo não tem nenhuma necessidade do tempo depois que ele [o tempo] serviu ao propósito d'Ele [do Espírito Santo]. Agora, Ele espera apenas aquele único instante a mais para que Deus dê Seu passo final e o tempo desapareça, levando consigo a percepção enquanto se vai, e deixando apenas a verdade para ser ela mesma. Esse instante é nossa meta, porque ele contém a lembrança de Deus. E, quando olhamos para um mundo perdoado, é Ele Quem nos chama e vem para nos levar a casa, lembrando-nos de nossa Identidade, que nosso perdão nos devolveu.

Depois disso, a ideia para as práticas de hoje se apresenta assim:

Este é um dia de serenidade e de paz.

1. A visão de Cristo olha por meu intermédio hoje. A visão d'Ele me mostra todas as coisas perdoadas e em paz, e oferece esta mesma visão do mundo. E eu aceito esta visão em seu nome, tanto para mim quanto para todo o mundo também. Quanta graça vemos hoje! Quanta santidade vemos à volta de nós! E podemos reconhecer que é uma santidade da qual compartilhamos; é a Santidade do Próprio Deus.

2. Hoje minha mente está calma para receber os Pensamentos que Tu me ofereces. E eu aceito o que vem de Ti em lugar do que vem de mim mesmo. Eu não conheço o caminho para Ti. Mas Tu és inteiramente digno de confiaça. Pai, guia Teu Filho pelo caminho sereno que conduz a Ti. Permite que meu perdão seja completo e deixa que a lembrança de Ti volte para mim.

Um comentário:

  1. UAU!!! Tudo se encaixando...não parece assim a vocês? Vejam o comentário da Sania lá da Indonésia e do nosso amadíssimo Cassio. ADORO VOCÊS!!! Carmen...maravilhosa...e ontem fiz também "bolinhas de luz" em agradecimento a nossa grande professora - Anna Sharp - pelo seu aniversário.
    Como já disse antes à Carmen e ao Cássio: "Vocês estão "proibidos" de parar de comentar no blog, ouviram? (brincadeirinha) já que somos colegas no grupo de estudo das terças feiras. Adoro os comentários de todos, pois sempre me ajuda a clarear algo que o ego quer manter no escuro.
    Muito obrigada a todos e logicamente em especial ao Moisés.
    Bjs

    ResponderExcluir