sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Dando voz ao Espírito Santo

Um agradecimento a mais. Ao Cassio, por seu comentário à lição de quarta, dirigindo-se a Sania e compartilhado sua experiência de estudante de internato. Muito bem, Cassio. Quando fiz a postagem ontem, seu comentário ainda não aparecia, por isso não me referi a ele. E, mais uma vez, os agradecimentos a Carmen por sua longa contribuição e complementação à ideia das práticas de ontem. Logicamente também sou grato a Sania por sua manifestação.

Antes de passar à ideia da lição 296, para este dia 23 de outubro, gostaria de lhes apresentar uma versão de uma passagem de um livro intitulado Ask the Awakened [que se poderia traduzir por Pergunta ao(s) Iluminado(s) ou Pergunta ao(s) Desperto(s)], de um autor que se apresenta como Wei Wu Wei. Gostaria ainda de dedicar ou oferecer esta passagem especialmente ao Salviano (agradeço se alguém o avisar), nosso amigo e colega estudante de milagres, na esperança de que ele faça algum comentário a respeito. Isso porque acho que ela tem a ver com o conteúdo de um CD com a fala de Kenneth Wapnick acerca de alguns tópicos do UCEM que ele me deu para ouvir e, é claro, com o próprio ensinamento do Curso.

O trecho se chama O Caminho e diz o seguinte:

Talvez jamais se tenha dito nada mais significativo do que a simples declaração de Hui Neng: "Desde o início nem uma coisa sequer existe [é]". A grandeza disso, estranho dizer, sempre foi reconhecida, e todos nós a sabemos, pois ela tem a simplicidade da Verdade.

Mas esquecemos de que naquela declaração a realidade também é excluída do existir, pois ela também é uma "coisa", uma idéia, e pode-se acrescentar a palavra "real" à última palavra sem prejudicar o significado da declaração.

Entendemos quão importante é perceber claramente que não há coisas tais como realidade em nosso universo, que a realidade não existe [não é], não existe para nós, pois falar dela como se fosse algo nos desvia do caminho e nos mantém no erro, lançando-nos mais profundamente no abismo da ignorância.

Tudo o que pode existir para nós é a não-realidade, e a contrapartida dela nós não podemos conhecer. Por quê? Obviamente porque nunca houve, não há, e nunca haverá qualquer coisa "fora" de nós mesmos, nenhuma "coisa" absolutamente ou nenhuma ideia que possa existir por si mesma, em seu próprio direito, o que seria necessário a fim de que ela pudesse ser real. Não pode existir nada objetivo. Até mesmo o sujeito não pode existir, pois, ao ser reconhecido como sujeito, ele, por via disso, se torna um objeto.

É claro que podemos falar de Subjetividade, do Absoluto, da Mente Única, da Consciência pura, como símbolos, mas neste caso os símbolos são alegorias de alguma coisa. Na medida em que elas podem ser necessárias para a comunicação de ideias, podemos usar estas palavras como sinais, como indicadores, e também "realidade", mas faremos bem em não esquecer que Huang Po, depois de uma longa apresentação acerca da "Mente", terminou sua fala chamando a atenção, como quem não quer nada, é claro, para o fato de que não havia tal coisa. Esse foi certamente o ponto culminante, o essencial, de sua apresentação.

Vamos seguir sua preciosa orientação, aqui como sempre - pois ele foi um dos maiores e mais brilhantes professores iluminados; somente a Não-"realidade" existe, e é ela o Caminho.

Para nossas prática de hoje a lição se apresenta do seguinte modo:

O Espírito Santo fala por meu intermédio hoje.

1. O Espírito Santo precisa de minha voz hoje, para que o mundo inteiro possa ouvir Tua Voz e escutar Teu Verbo por meu intermédio. Estou decidido a permitir que Tu fales por meio de mim, pois não quero usar outras palavras que não as Tuas e não quero ter nenhum pensamento separado dos Teus, pois só os Teus são verdadeiros. Quero ser um salvador para o mundo que criei. Pois, tendo-o amaldiçoado, quero libertá-lo para poder achar uma saída e ouvir o Verbo que Tua Voz santa me dirá hoje.

2. Ensinamos, hoje, aquilo que queremos aprender*, e só isso. E, então, a meta de nosso aprendizado se torna uma meta sem conflitos e pode ser facilmente atingida e realizada. Quão alegremente o Espírito Santo vem para nos resgatar do inferno, quando, permitimos que Seu ensinamento, por nosso intermédio, convença o mundo a buscar e a encontrar o caminho natural para Deus.

* Lembram da mensagem do Neale, de ontem?

Um comentário:

  1. Gente, vocês estão DEMAIS !!
    Quero comentar, mas estou "voando".
    Vou para Ilhabela.
    Fiquem com Deus!
    Bom final de semana!!
    Bjs

    ResponderExcluir