quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Emprestando os olhos a Cristo

Bem... já somos 43 agora, comigo 44, sem contar os que ainda não se apresentaram para comentar. Acho que o 43º é uma pessoa que se chama Rosana [mais uma?] e me perdoem, por favor, se este for um equívoco. Mas, uma vez que nem todos estão ligados à internet ao mesmo tempo, não é possível fazer a chamada e ouvir a resposta característica: "Presente!" E isso é muito bom, e é como o aprendizado costuma se dar. Cada um aprende o que quer, quando quer, sem exigências ou cobranças. Sem provas semanais, mensais, bimestrais ou exames anuais. Estão todos previamente aprovados. Parabéns! A nós todos.

Nina, obrigado por compartilhar, pelo incentivo e pela confiança.

Sania, dearest, Gibran disse:

"Vossos filhos não são vossos filhos.
São os filhos e as filhas da saudade da Vida por si mesma.
Eles vêm através de vós mas não de vós.
E embora vivam convosco, não vos pertencem.

Podeis outorgar-lhes vosso amor, mas não vossos pensamentos,
Porque eles têm seus próprios pensamentos.
Podereis abrigar seus corpos, mas não suas almas;
Pois suas almas moram na mansão do amanhã, que vós não podeis visitar nem mesmo em sonho.
Podeis esforçar-vos por ser como eles, mas não procureis fazê-los como vós;
Porque a vida não anda para trás e não se demora com os dias passados.
Vós sois os arcos dos quais vossos filhos são arremessados como flechas vivas.
O Arqueiro mira o alvo na senda do infinito e vos estica com toda Sua força para que Suas flechas se projetem, rápidas e para longe.
Que vosso encurvamento na mão do Arqueiro seja vossa alegria:
Pois assim como Ele ama a flecha que voa, também ama o arco que permanece estável".

Parabéns por sua decisão em relação a seu filho. É lógico que pais são apenas instrumentos para dar oportunidade a que os filhos exerçam seu papel, cumpram sua função e venham a ser expressões de Deus no mundo. Temos, sim, de ser muito, muito, muito agradecidos pelo privivégio de tê-los gerado, alimentado, criado e "educado" para serem livres no mundo. E pelo privilégio de tê-los conosco enquanto estão conosco, aparentemente. Quanto à gramática, não se preocupe. A linguagem tem de servir à comunicação perfeita - aquela que se dá entre seres, que não precisam dela e que não se preocupam com a forma. A preocupação com as formas é do ego apenas. Se for necessário, fique à vontade para utilizar o inglês. Quando for o caso, a gente traduz para quem não entender.

Dani, querida, a respeito da ideia do corpo apenas como um instrumento [neutro], que ele é, de fato, lembrei-me também de outro exemplo, o do físico Stephen Hawking [há inúmeros outros, é claro], que quase todos conhecem, cujo corpo é apenas um arremedo daquilo que o ego acredita ser sua casa, seu lar. No entanto, este físico tem feito um trabalho impressionante no que respeita à pesquisa acerca das origens de nosso Universo e também na tentativa de obter respostas para muitas das questões do funcionamento dele. Tudo dentro da ilusão, é claro. O que não deixa de lhe valer grande mérito, por provar, sendo um exemplo vivo disso, que todos os limites que julgamos existir são sempre limites auto-impostos. Isto é, cada um de nós escolhe e estabelece aonde quer chegar, no matter what [aconteça o que acontecer].

Estendendo ainda um pouco mais este preâmbulo à lição 295, que vai servir para as práticas deste dia 22 de outubro, gostaria de dividir com vocês, uma vez mais, a mensagem de Neale Donald Walsch para hoje, que diz o seguinte:

Neste dia de tua vida, caro amigo, acredito que Deus quer que saibas...

... que a maneira mais rápida de aprender alguma coisa é ensiná-la.

Por isso, não esperes até "saberes tudo sobre o assunto", ou até teres "dominado por completo" aquilo que desejas compartilhar, antes de começar a compartilhá-lo.

O mundo precisa mais daquilo a respeito de que queres aprender mais. Então, ensina. Compartilha. Ajuda outros. E não te preocupes tanto acerca do que "não sabes". Preocupa-te com o que não fazes. Porque estás roubando de nós enquanto esperas para te tornar um "expert".

Bem, dito isso, resta apenas acrescentar que a idéia para nossas práticas de hoje tem absolutamente tudo a ver com tudo o que se disse acima e também, é claro, com os comentários feitos à lição de ontem [obrigado a todos]. Ela se apresenta assim:

*Hoje, o Espírito Santo olha através de mim.

1. Cristo pede para usar meus olhos hoje e, assim, redimir o mundo. Ele pede esta dádiva a fim de poder me oferecer paz de espírito e afastar todo o medo e toda a dor. E, quando eles [o medo e a dor] se afastam de mim, os sonhos que eles pareciam estabelecer no mundo desaparecem. A redenção tem de ser uma só. Quando sou salvo, o mundo é salvo comigo. Pois todos temos de ser redimidos juntos. O medo se apresenta de muitas formas diferentes, mas o amor é um só.

2. Meu Pai, Cristo me pediu uma dádiva, e uma dádiva que ofereço para que ela me seja dada. Ajuda-me a usar os olhos de Cristo hoje, para permitir, deste modo, que o Amor do Espírito Santo abençoe todas as coisas sobre as quais eu venha a pousar meu olhar, para que Seu Amor misericordioso possa permanecer em mim.

*No original a ideia é: The Holy Spirit looks through me today. O verbo to look mais a partícula through normalmente significaria ver através, no sentido de o olhar atravessar alguma coisa, ou seja, um olhar que vê além do que está aparente. Em inglês a particula through, além de através, no sentido dado acima, também tem o sentido de por meio de, por intermédio de, ou simplesmente por. Daí, algumas variantes de tradução possíveis para a frase, em função do texto que se segue a ela, isto é, a solicitação de Cristo para usar nossos olhos, seria: O Espírito Santo olha por mim hoje. Ou, O Espírito Santo olha por meu intermédio hoje. Ou ainda, Hoje, o Espírito Santo olha por meio de mim. Todas as opções atendendo ao sentido de que é por meio de meu olhar, de meus olhos, que o Espírito Santo olha para o mundo hoje.

3 comentários:

  1. .
    Olhem só o blog do professor Mouss.... que lindo....
    crescendo e aparecendo... ensinando e aprendendo
    dando e recebendo.... a luz da disponibilidade do Moisés
    que criou esse espaço com esse exato fito, se expandindo através de todos seus integrantes, que mostrando presença ou não, com certeza, estão "presentes" entre nós.

    Obrigada Moisés, por ter nos oferecido essa grande oportunidade, através de seu empenho amoroso...
    e a nossa Nina, que se não fosse por seu também empenhado estímulo, eu não teria me "atrevido" a escrever ou a me manifestar por aqui e creio que outros também.

    E que lindo esse poema de Gibran, Moisés, não poderia ser mais adequado.
    E se me permite acrescentar algo mais para a Sania....
    Querida...
    Deixe ir..... e deixe Deus ! ( Agir ).

    Quanto a lição de hoje, que ótimo exercício nos oferece...
    o de emprestar nosso olhos a Cristo...
    Podem imaginar... como poderia ser isso ... ?

    Imaginem deixar de lado nosso olhar particular com toda a significância que damos a tudo e a todos por um instante....

    Imaginem realmente "usar" os olhos de Cristo para tudo o que virem hoje...
    Podemos começar pelo que temos em nossas próprias casas, que se encontram a nossa volta...

    Olhar para suas mesas, cadeiras, suas roupas, os utensílios da cozinha, seu carro, seus companheiros, filhos ou pais, até o seu próprio corpo, e tirar deles toda a interpretação e tipos de valores que vivemos dando a tudo, cada um a sua maneira.

    Podemos estender esse olhar para fora, para a rua, para seus trauseuntes, para as árvores, os animais, as aves, as lojas, as nuvens no céu, os sons que ouvimos....

    E mais além, para o bandido que apareceu no noticiário, que roubou, sequestrou, matou ou violentou alguém, para nossos políticos corruptos, para as guerras do mundo e suas vítimas, para a destruição do planeta com nossa poluição...etc....etc... e imaginar...

    como Cristo olharia para tudo isto..???
    Se estivesse vendo sob Seu olhar o que eu veria ???

    O que mais poderia ver O Cristo, O Filho Perfeito de Deus,
    Feito pelo Seu Amor que nada mais é do que esse mesmo Amor manifestado e expandido... ???

    Só poderia ver Amor !!!!!

    Porque esta é a única realidade de nossa existência...
    Ele não veria a mesa e suas cadeiras, ou nosso carro ou qualquer outro item de posse que consideramos indispensável para nos sentirmos completos, ou realizados; como itens facilitadores, talvez sim nesse mundo das formas, mas não como indispensáveis, pois indispensável só o Amor... pois só Nele somos realmente completos...

    E aos bandidos, os corruptos, aos criadores das guerras, as suas vítimas, aos destruidores do planeta... ???

    Ele os veria no seu verdadeiro Ser, pois veria apenas a Si mesmo, Santo, Puro, Perfeito, Impecável feitos do mesmo Amor do Pai expandido. Veria a seu próprio espelho.

    E sob esse olhar, simplesmente não existem pecados, nem pecadores, nem imperfeitos, nem vítimas ou dignos de qualquer julgamento ou de justiça...
    Veria apenas Amor... em tudo !

    Será que poderíamos brincar de ver sob esses Olhos,
    só por uma simples proposta de experiência...?

    E como seria essa experiência ???

    Tenho certeza, de que, se conseguirem, nem que por um breve momento, poderão ter uma grande surpresa, primeiro de como isso pode ser mais fácil do que imaginam que seja, e segundo, de que toda a paz e felicidade que talvez estejam procurando em qualquer outra coisa ou forma de pensar, de solucionar ou de agir, resida simplesmente e apenas, na capacidade desse simples "Olhar" .

    Um Olhar de Amor !

    Então lhes desejo hoje...
    Muito Amor para suas mentes.... e seus olhos.

    Bjsss...

    Carmen.

    ResponderExcluir
  2. .
    E quase ia me esquecendo...
    Moisés citou um nome que representa bem a neutralidade do nosso corpo....

    O premiado físico teórico Stephen Hawking que
    é portador de esclerose lateral amiotrófica,
    uma rara doença degenerativa que paralisa os músculos do corpo sem, no entanto, atingir as funções cerebrais, e esta é uma doença que ainda não possui cura.

    A doença foi detectada quando tinha 21 anos. Em 1985 teve que submeter-se a uma traqueostomia em decorrência do agravamento da ELA (ALS, sigla em inglês) após ter contraído pneumonia e, desde então,sem poder também falar, utiliza um sintetizador de voz para se comunicar.

    Gradualmente, foi perdendo o movimento dos seus braços e pernas, assim como do resto da musculatura voluntária, incluindo a força para manter a cabeça erguida, de modo que sua mobilidade é praticamente nula.

    E ainda assim, manteve seu gênio ativo, que nem por isso deixou de contribuir com suas pesquisas e trabalho, dando aulas e palestras pelo mundo inteiro.

    Nos dando um exemplo, de que, mais que um professor de física, um professor da manisfestação da vida, através das escolhas certas, independente das condições em que se encontram seu corpo.

    ResponderExcluir
  3. Queridos,
    Lots and lots and lots of love
    Sou grata... a todos...
    A licao 294 veio me fazer essa pergunta: " voce esta preparada para ver/aceitar/( ser) a neutralidade ( So a ferramenta)?. Eh so o que EU pesso de voce hoje...
    Moisa, li varios trabalhos de Gibran, e aos 16 anos li exatamente este testo para a minha mae, que me respondeu so com lagrimas nos olhos...
    Em meditacao, ( senti, ouvi ) REJOICE, REJOICE,
    (Cause joy to, make glad, ( I am ~d to hear it that it should be so ) feel great joy, whence Rejoicingly, take delight in or at, make marry, CELEBRATE some event...
    Yes, celebrate an event, this event, the Now, the presence...
    "E hoje, o Espirito Santo olha atravez de mim." Rejoice!!!
    This is the GIFT that Christ has asked of me...
    E esta eh a visao que quero...
    Como escolheremos usar esta dadiva ( gift )?
    Quais os momentos, situacoes? Para quem? em que direcao?
    ..." and one I give that it be given me..."
    So desejo amor, amor, amor...
    Cassio fico grata por voce ter compartilhado a sua experiencia. Sim, sei que a do meu filho ( tambem como a sua ) ja foi abencoada, para um apredisado que so ele sabe/ sabera qual eh.
    Bjs. Luz
    Sania

    ResponderExcluir