domingo, 11 de outubro de 2009

Para escolher viver a alegria perfeita

Neste domingo, dia 11 de outubro, a lição 284 nos convida a revisitar uma das ideias do Curso, com a qual já devemos estar bem familiarizados a esta altura. Pois ela se origina da afirmação que o ensinamento faz, segundo a qual, o mundo que vemos [e construímos] só existe como criação nossa, como projeção de nossos pensamentos e crenças acerca de nós mesmos. O que torna óbvio que podemos, a nosso bel-prazer, mudá-lo de acordo com nossos desejos, e escolher viver aqui apenas a alegria perfeita, que é a Vontade de Deus para todos e cada um de nós.

Assim, a ideia para nossas práticas de hoje se apresenta da seguinte forma:

Posso escolher mudar todos os pensamentos que ferem.

1. A perda não é perda quando percebida de forma correta. A dor é impossível. Não há absolutamente qualquer causa para nenhuma aflição. E o sofrimento, em qualquer forma, não é nada a não ser um sonho. Esta é a verdade, primeiro para ser dita apenas e, em seguida, repetida muitas vezes: e depois para ser aceita como apenas parcialmente verdadeira, com muitas reservas. Para, mais tarde, se refletir cada vez mais seriamente e para ser, finalmente, aceita como a verdade. Eu posso escolher mudar todos os pensamentos que ferem. E quero ir além destas palavras hoje, e além de todas as reservas, e chegar à aceitação plena da verdade nelas.

2. Pai, aquilo que Tu dás não pode ferir, por isso aflição e dor têm de ser impossíveis. Permite que eu não deixe de confiar em Ti hoje, aceitando como dádivas Tuas apenas aquilo que é alegre, aceitando como a verdade apenas aquilo que é alegre.

2 comentários:

  1. Mouss
    Só para não passar em branco quero registrar que estive aqui e que hoje também estive o dia todo atenta no exercício de escolher mudar todos os pensamentos que ferem. O dia foi bárbaro e hoje, (domingo) naturalmente mais fácil do que nos desafios do dia a dia no mundo / hospício, rs...Mas acho que "naquele mundo", o da insanidade de que tanto fala o UCEM, o negócio e redobrar a atenção e intensificar a determinação para seguir praticando. Fácil? Não mesmo!!! Mas se não praticar fica mais fácil? Mil vezes não mesmo!!! Bjs - Amanhã ainda é feriado, Viva!!!

    ResponderExcluir
  2. Aquilo em que é dificil acreditar: nada nos pode ferir. Mas se tudo o que recbemos vier do Pai, será menos dificil suportar. Tentando, praticando poderemos chegar ao entendimento,que nada nos pode magoar. Quero praticar!

    ResponderExcluir