terça-feira, 27 de outubro de 2009

Um instante que já dura 300 dias

E eis que, neste dia 27 de outubro, chegamos à lição de número 300. Vivas! Um marco! Não lhes parece? A lição de hoje encerra mais uma das séries desta segunda parte do Livro de Exercícios e nos leva até mais perto da "percepção verdadeira". De nós mesmos, do mundo e de tudo o que aparentemente existe nele. Este mundo que, vamos aprender a ver, não dura mais do que apenas um instante.

Sou imensamente grato a todos vocês que andam comigo e ajudam a manter meus passos firmes ao longo desta jornada. Acho que podemos nos alegrar pelo feito. Afinal estamos juntos há 300 dias. Indo na mesma direção. Indo na direção de nós mesmos. Na direção de Deus, nossa meta. Obrigado. Muitíssimo obrigado.

Continuemos, então, com a ideia para as práticas de hoje, que se apresenta assim:

Este mundo dura só um instante.

1. Este é um pensamento que pode ser usado para dizer que a morte e a dor são o destino inevitável de todos que vêm aqui, pois suas alegrias desapareceram antes de serem possuídas ou mesmo apreendidas. Porém, esta também é a ideia que não permite que nenhuma percepção falsa nos mantenha sob seu controle, nem represente mais do que uma nuvem passageira em um céu eternamente sereno. E é essa serenidade que buscamos hoje, sem nuvens, óbvia e segura.

2. Buscamos Teu mundo santo hoje. Pois nós, Teus Filhos amados, nos desviamos do caminho por algum tempo. Mas ouvimos Tua Voz e aprendemos o que fazer exatamente para sermos devolvidos ao Céu e a nossa Identidade verdadeira. E damos graças que o mundo dure apenas por um instante. Queremos ir além desse instante diminuto até a eternidade.

3 comentários:

  1. Moises,
    Até agora tenho seguido o blog na medida em que consigo e ainda não tinha escrito nada. Mas ao ler esta sua mensagem de hoje me sinto obrigada a escrever.
    Após alguns anos fazendo parte deste grupo às 3as feiras, enquanto ainda era conduzido pela Anna, eu senti o Milagre acontecendo dentro de mim, como algo que foi gradativamente mudando minha vida. Quando me dei conta, eu era outra pessoa, muito mais feliz e procurando ajudar a ser feliz quem estava à minha volta.
    Depois disso eu parei por uns 3 anos por motivos familiares/conjugais, e percebo como isso me fez falta e estou voltando agora. E o que me fez querer falar agora é que o que me manteve ligada aos Milagres e aos ensinamentos foi o seu empenho em não deixar este grupo morrer.
    Então eu queria te agradecer, usando as suas próprias palavras acima, dizendo que eu (e provavelmente muitas pessoas que você nem imagina) sou imensamente grata a você que anda comigo e ajuda a manter meus passos firmes ao longo desta jornada.
    Obrigada,
    Cristina.

    ResponderExcluir
  2. Eu é que agradeço suas palavras, Cristina. É um prazer enorme ter você ainda presente no meio de tantas pessoas que já passaram pelo grupo e que já se afastaram, por uma razão ou outra.
    Se acreditarmos no que o UCEM nos diz, só damos a nós mesmos. Por isso é que o grupo continua a se encontrar. Naturalmente que não por meu empenho. E talvez também por ele. Mas por saber que tudo o que fazemos é a nós mesmos que fazemos. E que a voz de quem faz a leitura no grupo é apenas emprestada ao Espírito Santo, ou a Cristo, ou a Jesus, que é Quem verdadeiramente Se faz presente quando dois ou mais de nós se reúnem em seu nome.
    Como uma das lições do ensinamento diz, somos apenas instrumentos. Usar bem o instrumento, isto é, colocá-lo à disposição de Deus e de Seu Espírito Santo é o que, me parece, pode fazer a diferença.
    Obrigado por seu comentário. Obrigado por se manifestar. E muitíssimo obrigado por estar entre nós, para facilitar que aprendamos mais a respeito de nós mesmos.

    ResponderExcluir
  3. Meu caro Moises,
    Nao poderia deixar de aqui nesta data, refletindo sobre o feito que hoje comemoramos, vir ate aqui para lhe parabenizar e agradecer.
    Agradecer pela iniciativa e pela dedicacao.
    Voce tem sido o baluarte e guardiao que tem possibilitado nossa compreensao de tamanho conhecimento. O conhecimento de que tudo esta do jeito que tem de estar, mas tem um sentido, e este sentido, nao esteve claro a todos nos e por isso aqui bebemos da fonte.
    Felizes somos nos que podemos aqui, juntos com voce, compreendermos melhor o que aqui fazemos e que sentido faz estarmos vivendo a experimencia que escolhemos.
    Dificil entender que nos escolhemos, que provocamos e que temos este Ego espevitado que nos da tanto trabalho e ao mesmo tempo nos leva para o lado bom das coisas, e as vezes nos prega a peca de nos fazer sofrer por nao entendermos o funcionamento de nossa escolha.
    Bem, mas para isso contamos com voce que tao elegante e sabiamente tem nos ajudado nesta compreensao.
    Saiba voce que a missao eh sua, a escolha eh sua, o interesse da escolha em estar aqui eh nosso, e por tudo isso somos-lhe muito gratos.
    Neste marco que hoje festejamos, tem a sua iniciativa e determinacao, sem a qual nao teriamos tido a oportunidade de estarmos aqui.
    Saiba tambem que os seguidores sao muitos e tantos como eu que nem sempre aqui se manifestam, bebem vorazmente o conhecimento a sabedoria, a palavra oportuna que diariamente voce nos propicia.
    Por tudo isso, como voce disse: Nao lhes parece? sim parece e merece. Parabens a voce, parabens a todos nos que buscamos sentido e entendimento a tudo que aqui encontramos e que nos faz um bem enorme.
    Gratos somos aos colegas que comentam, estimulam e com os quais mais e mais aprendemos que a experiencia faz sentido, na medida que tudo esta exatamente como deve estar e o fato de estarmos aqui, nao poderia ser diferente.
    Um grande abraco, O marco eh seu, a comemoracao eh nossa.
    Cassio

    ResponderExcluir