quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Agradecer com alegria

Dois registros que me parece importante fazer.

O primeiro se refere a nossas colegas Daniela e Cristiane. Conforme se pode ver em seus últimos comentários, elas se mantêm firmes no estudo e nas práticas do UCEM. Temos muito a agradecer pela colaboração delas que, com seus comentários, compartilham conosco sua experiência de estar neste mundo. Uma experiência que se dá aparentemente tão longe de nós, na Indonésia e em Cingapura, mas que é distante apenas para a percepção, para os sentidos. Pois, também a partir da participação delas, podemos concluir que, de fato, como nos ensina o Curso, e como tantos mestres já ensinaram tantas vezes, partilhamos a mesma Mente, nossa origem está na mesma Fonte. E é claro que também há que se agradecer sempre a todos que se juntam a nós para nos revelar aspectos de nós mesmos que não sabemos como descobrir sozinhos. E agradecer pela alegria que isso nos traz. Agradecer com alegria.

O segundo é para enviar um 'Muito obrigado!' cheio de carinho a Carmen, nossa colega e professora de milagres, que aceitou o desafio de fazer a leitura para o grupo no encontro de ontem, do qual não pude participar. Como não poderia deixar de ser, a condução do grupo pela Carmen foi um sucesso, pelo que soube. Uma alegria imensa fazer parte de tal grupo. Resta agora pedir que ela nos conte como foi sua experiência. Se quiser, é claro. E se achar que vale a pena partilhá-la. Super obrigado, Carmen, em meu nome e em nome de todos do grupo. Agora já sabemos que o grupo pode ir um pouco mais longe.

Agora, antes da ideia da lição 287 para as práticas deste 14 de outubro, convido-os a um pouco mais da reflexão do jagunço Riobaldo.

... Todo caminho da gente é resvaloso. Mas, também, cair não prejudica demais - a gente levanta, a gente sobe, a gente volta! Deus resvala? ... hoje em dia acho que Deus é alegria e coragem - que Ele é bondade adiante... (...) O correr da vida embrulha tudo, a vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem. O que Deus quer é ver a gente aprendendo a ser capaz de ficar alegre a mais, no meio da alegria, e inda mais alegre ainda no meio da tristeza. Só assim, de repente, na horinha em que se quer, de propósito - por coragem.

E a lição de hoje indica a direção em que podemos caminhar para chegar à alegria, à coragem, à única meta que pode nos devolver à unidade, a nós mesmos e ao que somos, na verdade, e a Deus. Da seguinte forma:

Tu és minha meta, meu Pai. Apenas Tu.

1. Aonde eu iria a não ser para o Céu? O que poderia ser um substituto para a felicidade? Que dádiva eu poderia preferir diante da paz de Deus? Que tesouro eu buscaria, e acharia, e conservaria, que pudesse se comparar a minha Identidade? E eu preferiria viver com medo a viver com amor?

2. Tu és minha meta, meu Pai. O que, a não ser Tu, eu poderia desejar ter? Por que caminho, exceto aquele que conduz a Ti, eu poderia desejar andar? E o que, exceto a lembrança de Ti, poderia indicar para mim o fim dos sonhos e dos substitutos inúteis para a verdade? Tu és minha meta. Teu Filho quer ser tal qual Tu o criaste. Por que caminho, a não ser este, eu poderia esperar reconhecer meu Ser e estar em unidade com minha Identidade?

Um comentário:

  1. Mouss
    Tenho tanto a falar sobre tudo isto, mas estou "podre" de cansaço e por isso vou comentar longamente amanhã. ok?
    Precisei me fixar num trabalho extra e urgente e agora já estou "vesga". Me aguarde amanhã, quero muito comentar sobre a Carmen e nossas colegas lá do outro lado do mundo... (queridíssimas)..
    Bjs

    ResponderExcluir