sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Aprender a abandonar o passado

Neste dia 16 de outubro, a ideia da lição de número 289 nos convida a refletir a respeito do tempo, como forma de abrir a mente para um vislumbre do mundo real, o mundo que está além da ilusão de mundo que construímos e criamos todos os dias a partir de nossa identificação com o ego. De certo modo, a lição de hoje estende e amplia a de ontem, que nos exortava a esquecer o passado de nosso irmão. Só assim podemos olhar para ele no presente, libertando-o de todo e qualquer julgamento. Libertando-o de qualquer imagem dele que tenhamos construído anteriormente. Para aprendermos a nos perdoar pelas imagens e julgamentos que fazemos, perdoando-o e nos perdoando nele.

Apenas para nos lembrarmos de que forma o Curso trata a questão do tempo, vejamos o que ele diz em seu décimo terceiro capítulo:

O ego tem uma estranha noção do tempo e é com essa noção que teu questionamento certamente poderia começar. O ego investe maciçamente no passado e, no final, acredita que o passado é o único aspecto do tempo que é significativo. Lembra-te de que sua ênfase na culpa lhe permite assegurar a própria continuidade tornando o futuro igual ao passado e, assim, evitando o presente. A partir da ideia de pagar pelo passado no futuro, o passado se torna o determinante do futuro, tornando-os contínuos sem a intervenção de um presente. Pois o ego considera o presente apenas uma breve transição para o futuro, transição na qual ele traz o passado ao futuro interpretando o presente em termos do passado.

É claro que uma tal noção de tempo impede que vejamos qualquer coisa como ela de verdade é. A partir de tal ideia tudo o que podemos ver são projeções de imagens que criamos no passado. Nunca a coisa em si. É também a partir de tal ideia que elaboramos todas as defesas de que pensamos necessitar, pois um mundo construído dessa forma só pode ser ameaçador e não pode nunca oferecer perdão ou paz a nada nem a ninguém. Ele não permite a mudança. Não admite a possibilidade de se olhar para todas as coisas de modo diferente.

É este olhar para o mundo de modo diferente, sem o passado, que não existe, que a lição de hoje nos convida a aprender. Assim:


O passado acabou. Não pode me tocar.

1. A menos que o passado esteja acabado em minha mente, o mundo real tem de fugir a minha vista. Pois não estou olhando para lugar algum, de fato; e vejo apenas o que não existe. Como posso perceber, então, o mundo que o perdão oferece? O passado foi feito para esconder isso, por esta razão este é um mundo que só pode ser visto no presente. Ele não tem passado. Pois o que pode ser perdoado é só o passado, e se for perdoado ele desaparece.

2. Pai, permite que eu não olhe para um passado que não existe. Pois Tu me ofereces Teu Próprio substituto, em mundo presente que o passado deixa intocado e livre de pecado. Eis aqui o fim da culpa. E aqui eu fico pronto para Teu passo final. Vou pedir que Tu esperes mais para que Teu Filho encontre a graça que Tu planejaste para ser o fim de todos os seus sonhos e de toda a sua dor?

Uma observação e um pedido de desculpas: Acabei atrasando a postagem de hoje porque estive sem acesso à internet até pouco tempo atrás. Meu provedor estava fazendo manutenção e isso me deixou fora do ar. Espero que isso não tenha sido nenhum transtorno para ninguém. De qualquer forma isso também faz parte do ensinamento que nos diz que "todas as coisas estão absolutamente certas exatamente da maneira como estão". Sempre. Mesmo que aparentemente não vejamos isso. Mesmo que não tenhamos consciência disso no momento em que elas se apresentam

3 comentários:

  1. Oi Moisés
    Estou também atrasada nas minhas postagens, mas estive atenta e praticando as lições. Tive uma semana com muitos desafios, mas estive em paz e consegui aplicar na prática o ensinamento. No outro dia li o comentário da Dani que se referia a mim e fiquei muito emocionada e agradecida pelo fato de alguém do outro lado do mundo estar interagindo conosco. Sou grata a todas as outras pessoas longe ou perto que nos ajudam tanto com seus comentários a clarear coisas que o ego quer bloquear ou distorcer, que aliás é a sua função. Sonia querida, seja muito bem vinda ao "clube da luta", rs...Não, não é o filme do Brad Pitt... mas sim, o clube da luta para nos lembrar de colocar o ego a nosso serviço e não ao contrário.
    Muitos beijos a todos.
    Fiquem com Deus! Obrigada, Moisés!

    ResponderExcluir
  2. .
    Olá meus queridos ...

    Também me atrasei em postagens, mas hoje,
    pude regressar.

    Queridíssimo Moisés, não só gostaria de compartilhar a experiência da última terça, como preciso... rsss

    Gostaria muito de agradecer o convite da Nina para esse desafio de fazer a leitura ( que na verdade foi mais um intimação, na qual me restou pouca opção de escolha)...rsss... e que, ainda bem que eu aceitei, pois me trouxe uma experiência fabulosa, um grande aprendizado e uma benção enorme, que eu não esperava, e que portanto, só tenho a agradecer, pois me fez sentir presenteada.

    Confesso, que a princípio tremi na base, pois senti o peso da responsabilidade de levar essa leitura, o que sempre achei que exigisse um extremo cuidado, já que quase sempre estamos no ego, e passando nossas interpretacões equivocadas a todos ao nosso redor, pois acreditava que, para se levar a leitura do curso onde temos que nos manter o mais imparcial possível, devia ser uma tarefa bastante difícil.

    Aliás uma tarefa que você meu irmaozão Moisés realiaza com maestria, pois sempre que nossos egos se perdem em suas próprias conclusões, lá vem Moisés atento ao traço da lição e nos
    " chamando de volta" ao texto e seu conteúdo impecável.

    Achei que quando falava na aula, como todos, a responsabilidade parecia ser menor, mas me fez ver, que não importa se estamos lá na frente conduzindo ou apenas participando como ouvintes ou falantes...rss....a resposabilidade é igual para todos, não com ninguém, mas com a gente mesmo.

    Não com o que temos que dizer ou pensar ou agir, mas a quem devemos nos entregar e de que maneira, para que possamos "ouvir" a Voz de Deus sempre, para que possamos pensar e agir sobre a Sua condução, e que ficar achando que nunca estamos prontos, é na verdade mais um truque do ego, que não quer que tiremos o pé do lugar.

    Após o telefonema da Nina, ainda preocupada, fui no carro pensando como seria, ou de que maneira deveria fazer isso, mas no meio do caminho me veio a lembrança uma lição, que não lembro agora o número... mas que serviu para me tranquilizar... e creio que não devo dizer que foi por acaso, eu a havia escrito num pequeno pedaço de papel, na última sexta-feira, pois a considero muito forte, no sentido do pedido que Jesus parece nos fazer da verdadeira entrega, para trazer na bolsa e ler sempre que possível...na esperança de que nesses exercícios que faço, o Espírito Santo me direcione ao melhor caminho, à uma melhor interação com todos os que passam por ele, ou as melhores respostas aos meus próprios questionamentos... ( Aliás, sempre tenho um bilhetinho desses na bolsa, e estou sempre mudando, e isso já virou um hábito ) então tirei o pequeno papel da bolsa e a reli, na direção do carro...meio presa no congestionamento da 23 de Maio...

    é ela...

    O que queres que eu faça ?
    Aonde queres que eu vá ?
    O que queres que eu diga, e a quem ?

    Coincidência ????

    Só sei que tive a certeza, de que não teria o que temer, pois estaria bem direcionada.
    E isso, foi o que considerei a grande benção, a certeza de que sempre estamos prontos para ir além, na nossa disponibilidade, que só dependendo da nossa própria vontade.
    E esse foi meu grande aprendizado nesse dia.
    E... Obrigada... a todos que compartilharam... e que só me acrescentaram...
    como sempre.....

    Obrigada.

    Carmen.

    ResponderExcluir
  3. Querida Nina,
    Obrigada pela as boas vindas:-)))
    Estou realmente gostanto desta "luta" por que ela eh diferente e me dar a certeza de que EU sou capaz de seguir os caminhos que EU escolher vivendo no HOJE E AGORA.E demostrando, e amando os meus irmaos. Vendo que a tapecaria da vida eh muito rica e valiosa para o meu aprendizado.
    Beijos

    ResponderExcluir