terça-feira, 20 de outubro de 2009

Aprender a viver o Céu integralmente

Ora, vivas... só se pode agradecer tantas manifestações, contribuições. Obrigado, Carmen. Mais uma vez. Obrigado, Nina. Obrigado, Sania, por suas "cotações"... (risos). "Quotations" em português é citações. Ótimo, não? [Parece-me que você está mais à vontade com o inglês do que com o português. Impressão?]

É muito bom ver, e acolher, tanta gente querendo compartilhar. É este o espírito que pensei para o blogue. Pois só por meio da troca, do compartilhar, seremos capazes de incluir o mundo inteiro em nosso abraço. Só sendo capaz(es) ouvir o que o(s) outro(s) pensa(m) serei(emos) capaz(es) de perceber todo o mundo, e tudo e todos no mundo, como parte(s) de nós mesmos. Partes essenciais das quais não podemos prescindir. É este o significado do ensinamento quando diz que enquanto um só não for perdoado não há como vivermos o Céu integralmente. É como Anna Sharp costuma dizer: "ou vamos todos ou não vai ninguém".

A lição 293, deste dia 20 de outubro, nos convida a olhar para o mundo sem medo para perceber nele, e em tudo o que há nele, apenas a única coisa verdadeira que existe: o amor. Lembrando-nos sempre de dar uma passada de olhos no texto que unifica esta série de lições, hoje praticamos da seguinte forma:

Todo o medo passou e só há amor aqui.

1. Todo o medo passou porque sua fonte acabou e todos os seus pensamentos acabaram com ela. O amor, cuja Fonte está aqui para todo o sempre, fica sendo o único estado presente. O mundo pode parecer luminoso e puro, e seguro e acolhedor, com todos os meus erros do passado a pressioná-lo e a me mostrar formas distorcidas de medo? No presente, porém, é fácil de se reconhecer o amor, e seus efeitos são visíveis. O mundo inteiro brilha como reflexo de sua luz santa e eu percebo, por fim, um mundo perdoado.

2. Pai, não deixes que Teu mundo sagrado fuja de minha vista hoje. Nem deixes que meus ouvidos fiquem surdos aos hinos de gratidão que o mundo canta sob os sons do medo. Existe um mundo verdadeiro que o presente mantém a salvo de todos os erros do passado. E eu quero ver só este mundo diante de meus olhos hoje.

4 comentários:

  1. Queridos,
    Interessante neste texto de hoje, quando nos deparamos com este mundo criado e festejado de todos nos. Mundo este que nem sabemos bem a que vem e para onde vai.....
    O mundo que criamos eh um mundo de ilusao e isso se propaga na medida que nada que parece ser, de fato eh, e so nos apercebemos disso quando constatamos quantas vezes perdemos tempo com futricas, invejas e competicoes desnecessarias.
    O Ego, este grande senhor, nos ameaca o tempo todo apostando que precisamos nos fazer presentes sempre, que devemos manter o ponto de vista sem resalvas, defender as idheias e ideais sem medo, pois so assim nos faremos senhores do reconhecimento e da compreensao.
    Quanta ilusao!
    Quer dizer que entao precisamos nos camuflar de senhores do saber para sermos reconhecidos? Ora bolas, quantas vezes, exatamente por isso somos desprezados por nos mesmos, uma vez que ficamos fazendo de conta que somos quem nao somos e imaginamos que somos quem deveriamos ser.
    Se conseguirmos tornear este Ego sacaninha, poderemos sim, na medida que nos percebemos de nossa integridade espiritual, seres desprovidos destas ranhuras impostas por uma petulancia estapafurdia que nos escravisa e tolhe.
    Senhores, o amor em seu estado mais puro eh o que vale a pena e vale a pena na medida que conseguimos nos desnudar dos vicios calcinados em nossas entranhas e que nos aprisionam sem do.
    Se conseguirmos reconhecer no outro o motivo de nosso amor, e em nos portadores da divindade que eh o amor, tudo fica mais claro e facilmente vamos nos desapegando destas amarras que teimamos em nao deixar ir embora.
    Um mundo perdoado como o texto nos sugere eh um mundo em que eu me autorizo a volarizar o amor sem receio de ser ou nao compreendido.
    Onde houver amor, tudo fica mais facil, porque relutamos tanto em nao deixar este sentimento se manifestar mais facilmente, sendo assim eh mais que um sentimento, eh um dever....o dever de encontrar na felicidade tao desejada o amor tao possivel, depende de nos.
    Um abraco a todos...qa gente se ve na reuniao.
    Cassio

    ResponderExcluir
  2. .
    Olá meus queridos...

    Eis aí uma questão que pode ser trabalhada.
    Imaginem se perguntar seriamente sobre essa questão...

    Como olhar para o mundo sem medo ?

    Como fazer isso ? Como me livrar de todas essas "visões" que tive ou ainda tenho desse mundo e que ainda me assustam e me tiram a paz ?
    Que ainda não me permitem ver ou experimentar esse amor que se diz contido nele, em tudo e em todos sem exceção,
    e nesse amor enfim encontrar a minha verdadeira paz.

    Qual a fórmula mágica para se obter essa visão do que está além do que eu vejo com os meus olhos físicos, e que me parece tão real, e na qual me acostumei a crer, por nunca ter experimentado ou conhecido nada diferente.

    É uma questão aparentemente difícil de se compreender,
    porque os meios que tivemos até hoje para explicar esse mundo que pensamos que conhecemos, foi explicado exatamente por quem o criou... nosso ego e sua inteligência que na verdade é muito burra, pois cria tudo para se auto-afirmar, se auto- inventar, e principalmente, se auto-preservar na sua própria irrealidade.

    E é nessa irrealidade que vivemos, pois de que outra forma poderíamos explicar tanta incoerência ???
    Como não podemos admitir que "criamos" tudo isso sozinhos, transferimos essa responsabilidade para um Deus que "cria" um mundo insano desses, e ainda nos cria também, para nos "jogar" aqui e nos obriga a provar de toda essa insanidade, com o título de temos que "evoluir" em nossa existência para sermos "aceitos" em seu Céu. E ainda afirmamos a nós mesmos, Deus sabe o que faz ! Ou Deus escreve certo por linhas tortas !

    Não é a toa o medo que desenvolvemos por esse Deus, que ao invés de amarmos... tememos.

    Continua....

    ResponderExcluir
  3. Continuando...

    Mas o fato de que não possuímos o conhecimento de tudo o que existe entre o céu e a terra, e que está tão além do que sonha nossa vã filosofia, nos deixa meio órfãos dentro de desse mesmo mundo que percebemos como tão imperfeito, cruel, injusto, entre outros adjetivos nada amigáveis, mas que aprendemos a aceitar, experimentar e ainda brigar para permanecer nele.... ninguém quer morrer e se livrar dele, não importa sob que condições nos encontremos de carências, de dor ou sofrimentos, ao invés disso, tentamos manter o corpo o mais saudável possível, não pela sensação de bem estar em si, mas para poder "durar' mais tempo por aqui.

    Parece loucura não é ..???... E é !
    Pois sendo cria de quem ou o que é, esse nosso ego insano, não poderia ser de outra forma.

    Então o que fazer para aprendermos a dissipar nosso medo em meio a tanta insanidade ...

    Vamos imaginar por um momento, que o tempo parou, e que esse "você" que você conhece tão bem, deixe de ser quem é por um instante.... imagine-se sem ele, sem seus pensamentos, sua história, suas experiências passadas, sem suas expectativas do futuro, totalmente sem desejos de coisa alguma, esqueça que tem um nome, que tem uma personalidade, que é composta disso ou daquilo, dessa ou aquela emoção, ou desejos, ou sentimentos, apague esse "eu mesmo" que você pensa que é você, só por um instante.

    Apenas silencie ! Cale esse "eu mesmo" dentro de você.
    Apenas sinta esse silêncio, essa quietude. Experimente esse tempo "sem tempo " pois o tempo parou, aqui mesmo, agora,
    nada mais tem "pressa".

    O que fica aí dentro ? Quem ou o que "resta" aí dentro de você ? Algo continua existindo aí nesse silêncio... Quem é esse ser, ou essa consciência que continua viva, se "sentindo"... se experimentando ... apenas "sendo" e mais nada...

    Esse é o Você "real". O seu "Eu Verdadeiro" sem essa personalidade que você deu a ele, sem as caraterísticas que você lhe deu, e que o compõem, pela soma das experiências que teve no seu histórico de "vida".

    Experimente esse silêncio de "si mesmo". Essa consciência que tomou de "si", nesse vazio de personalidade.
    Sinta o que esse silêncio lhe diz, sem palavras.
    Sinta essa sensação de apenas estar vivo, de existir
    sem pressa, sem compromissos, sem passado e sem futuro.
    Apenas "seja". E experimente a paz que esse momento lhe oferece, sem resistência.

    É nesse "ser" onde o medo se dissipa, onde podemos nos ver como realmente somos, é o nosso 'ser" livre da personalidade que lhe demos pelas crenças que adotamos como verdadeiras. ... que nos obriga sempre a competir, e lutar por algo.

    É onde nos encontramos com nossa verdadeira essência, livre do tempo e do espaço, onde nos "limitamos".
    É onde nos encontramos com a nossa santidade, completa em si mesma e no todo, onde podemos experimentar a sensação maravilhosa de completude única, e só encontrada nessa estado de abandono do mundo da forma.

    E mesmo que essa experiência dure apenas uns poucos segundos, já é o suficiente, para que nos ajude a nos lembrar de que pode sim, ser de outra maneira.

    E quanto mais conseguirmos entrar nesse " Eu", menos medo teremos, pois vamos adquirindo mais confiança
    nessa realidade onde Deus é um conosco.

    Pode sim, ser sem medo, pode ser nesse amor. prometido, que na verdade já É ! Tornando esse estado "presente" agora mesmo. Não precisamos fazer mais nada, para nos tornarmos "iluminados" algum dia, ídéia do ego, que com isso nos remete e nos mantém sempre presos no futuro, que nunca chega, para que não nos "experimentemos" em nosso verdadeiro ser no agora mesmo, no presnte o único tempo que existe.

    Isso é ser iluminado agora. E sem nenhum sacrifício.

    Obrigada sempre....

    Carmen.

    ResponderExcluir
  4. Ola a todos,
    Eh, a quase 18 anos que estou fora do Brasil, ( pouco "tempo, se compararmos com todo o " tempo" que passamos no esquecimrnto de quem Verdadeiramente somos), estou "esquecendo" de falar Nordestao (Nordestao eh a lingua que nos falamos ai no Nordeste, segundo um grande amigo meu :-))))
    Sou grata pela compreencao.
    Tenho uma pequena estoria para dividir...
    Nasci em uma cidade chamada Russas- CE - Durante as minha infancia e ate a minha adolecencia , eu ia passar ferias em um sitio, que pertencia a meus tios. Bem, praticamente me"criei" a beira de um rio, ( um dos afluentes do rio Sao Francisco, posso dizer assim?). Passei a minha infancia indo ao rio, eh um rio grande, fundo ... e so tenho lindas recordacoes. Cresci, mudei de cidade... casei...So quando tive o meu primeiro filho eh que descobri que nao sabia nadar. Tive aulas de natacao, por varios meses... e em varios lugares. Ao final de todas essas aulas descobri que ainda nao sabia nadar. Pois so nadava se tivesse um salvavidas ali perto (era um deus projetado? ) As minhas criancas sempre dissiam: " venha, para a piscina com a gente mamae...( quando eles tinham ums 3 anos eu ia sim, mas para a piscininha :-).(desculpas sei que esta longa esta estoria...)
    Ha algumas semanas atraz as minhas filhas estavam de ferias, estavamos so nos "girls" em casa. um dia elas estavam na piscina, e eu dentro da casa, olhando para elas, "ouvi" a dividande em mim..." va para a piscina, va curtir o seu agora com as suas meninas, va...Fui, e neste momento realmente me dei conta como o medo era o impercilio que ali estava, dentro de mim, me impedindo de Acreditar, me apresionando a uma ilusao que criei, vi, senti, so Voce eh capaz de mudar essa estoria, ...
    Bem, primeiro conversei com as minhas filhas, se elas sabiam como salvar alquem que tivesse se afogando... Cada dia tive uma meta...1. curtir a piscina, com as meninas... ate o ultimo que foi saltar...
    Hoje posso dizer , Eu sei nadar.
    So eliminando o medo, ( parando, olhar ele bem no olho e dizer. voce nao esta em " casa" comigo)
    "Todo o medo passou e so ha AMOR aqui."
    Bjs. Luz
    Sania

    ResponderExcluir