quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Colocar-se à disposição do Espírito Santo

Ora, vejam só que maravilha. Mais uma vez várias contribuições. Vários colegas expressando seu ponto de vista, oferecendo, com seus comentários, sua percepção. Tomara mais gente se arrisque e "ouse" participar da conversa. Uma canção antiga que costumávamos cantar, e que se refere ao chamado a que todos, mais dia, menos dia, temos de responder diz: "são muitos os convidados, quase ninguém tem tempo". O UCEM diz isso de modo diferente. Diz que todos estão [são] convidados, poucos escolhem ouvir [o chamado a participar, a contribuir]. Afinal, este é um mundo de egos, não é mesmo?

E neste ponto é bom lembrar que o ensinamento diz que "a salvação é um empreendimento de colaboração" (T-4.VI.8:2). Por isso, quanto mais nos libertarmos do medo, oferecendo nosso modo de ver as coisas, como forma de buscar esclarecer e entender a(s) ilusão(ões) que criamos no ego, partilhando-a(s) da forma como a(s) vemos, tanto mais instrumentos vamos oferecer uns aos outros para melhor entendermos a uns e outros e para entendermos melhor a nós mesmos. Mais condições teremos de aprender a agradecer, a ser gratos, a partilhar nossa gratidão, por tudo e todos, ao mesmo tempo em que abarcarcamos, acolhemos e perdoamos tudo e todos que se apresentam a nós como resultado das escolhas que fazemos, uma vez que teremos entendido e aceito que tudo é parte do que somos. Tudo o que vemos nos define ou define alguma parte de nós que, às vezes, não conseguimos ver em nós mesmos sem a presença do(s) outro(s).

Mudando um pouquinho de direção, gostaria de agradecer ao colega e 'professor' Cassio, pela condução da leitura de ontem no grupo de estudos. Mais uma vez, vale afirmar a importância de que estejamos todos dispostos a assumir o papel de canal para a manifestação do Espírito Santo. Porque dispor-se a fazer a leitura não é nada mais do que render-se ao Espírito e oferecer nossa voz para que Ele se manifeste. Para o bem comum. Não precisamos, como já disse antes e como o livro diz, saber o que dizer, nem a quem. Nem tem importância quem vai ouvir. Basta estar-se disposto a aprender a aceitar que, de acordo com o UCEM:

Eu estou aqui apenas para ser verdadeiramente útil.
Eu estou aqui para representar Aquele Que me enviou.
Eu não tenho de me preocupar com o que dizer ou o que fazer,
porque Aquele que me enviou me orientará.
Eu estou contente em estar aonde quer que Ele deseje,
sabendo que Ele vai comigo.
Eu serei curado na medida em que permitir que Ele
me ensine a curar (T-2.V.18:2-6).

O texto e as conversas que ele gerou no encontro de ontem e também os comentários do Cassio, da Carmen e da Sania, respeito da lição de ontem [Obrigado!] têm tudo a ver com a ideia da lição 294, que o Livro de Exercícios oferece para nossas práticas de hoje. Ela se apresenta assim:

Meu corpo é uma coisa totalmente neutra.

1. Eu sou um Filho de Deus. E posso ser também outra coisa? Deus criou o mortal e o perecível? Que utilidade tem para o Filho amado do Deus aquilo que tem de morrer? E, no entanto, uma coisa neutra não vê a morte, pois não há pensamentos de medo investidos nela, tampouco se coloca sobre ela um arremedo de amor. Sua neutralidade a protege enquanto tiver alguma utilidade. E, mais tarde, sem uma finalidade, ela é abandonada. Ela não está doente, nem velha ou ferida. Ela simplesmente não tem mais função, é desnecessária e [é, por isso,] deixada de lado. Permite que eu não a veja como mais do que isso hoje; útil por algum tempo e própria para atender a uma necessidade, para manter sua utilidade enquanto puder servir e, para ser, então, substituída por um bem maior.

2. Pai, meu corpo não pode ser o Teu Filho. E aquilo que não é criado não pode ser pecaminoso nem inocente; nem bom nem ruim. Por isso, permite que eu use este sonho para ajudar em Teu plano, a fim de que despertemos de todos os sonhos que fizemos.

7 comentários:

  1. . Olá meus queridos...

    Que bom mais um teacher para nosso grupo....
    Obrigado Mr. Cassio, por mais uma voz emprestada ao Espírito Santo, o que faz crescer ainda mais nosso grupo
    em aprendizado.
    E a todos os que vem aqui expôr seus testemunhos, nos oferecendo as suas colaborações.

    Quanto a lição de hoje sobre a neutralidade de nossos corpos, creio que posso acrescentar algo.

    Usando meu olhar artístico, vou compara-lo a uma simples ferramenta utilizada por um artista escultor, como seu formão de esculpir.

    O escultor para esculpir sua obra por exemplo numa pedra mármore, utiliza-se de seu formão, como sua principal ferramenta.

    Assim ele realiza todos os seus trabalhos. A mantém sempre afiada, cuida dela para que esteja sempre em bom estado para poder usa-la sempre que assim necessitar.

    E seu uso se restringe apenas a isso. Para realizar sua obra.

    Ele não a enfeita, não a exibe, não a veste de nada, não se orgulha dela, não a odeia, não a considera a mais linda, nem a mais feia, até porque para o artista, não existe qualquer outro adjetivo que não seja o de que ela é apenas uma ferramenta feita para servi-lo na elaboração de sua obra.

    Ele sabe que quem faz a obra é ele, o próprio escultor, que sua ferramenta é totalmente inerte, neutra.
    Ela por si só nada faz. Se ele não a estiver utilizando, sob o comando de suas idéias, ela nada fará. Seria impossível para a ferramenta, apenas um objeto inanimado sair sozinha da gaveta e começar a esculpir qualquer obra.

    E sabe que após a obra concluída, o valor que ela terá, só dependerá dela, que contém a idéia do artista, e não da ferramenta que ele utilizou apenas para expressa-la.

    E assim como ela, é nosso corpo. Apenas uma ferramenta.
    Podemos cuidar dele para que esteja sempre atendendo as nossas necessidades nesse mundo das formas, mas sozinho ele nada pode, nada pensa, nada comanda, nada realiza.

    Ele apenas atende aos comandos de seu "ocupante", que é o nosso "ser", que o utiliza para se locomover e se comunicar nesse mundo, e essa é a sua única função.

    Na nossa ilusão de que somos um corpo, temos nos confundido sobre a importância que ele tem realmente.
    Temos dado a ele na verdade mais importância do que ao seu " ser " ou seja o nosso "eu", o seu mestre realizador.

    Nessa ilusão, o espelho que reflete nossos corpos é que parece ditar quem somos, se bonitos ou feios, gordos ou magros, saudáveis ou doentes, e em função do que pensamos ver desses corpos, é que traçamos um tratamento à ele seja de amor ou de ódio, de zelo ou desprezo, pois atribuímos a ele, nossa felicidade ou infelicidade.

    E mesmo amando ou odiando, ainda temos medo de ser atacados, pois sem ele, ou com ele danificado,
    "como vamos viver "?
    Mesmo que nossa vida esteja uma droga, nós a queremos assim mesmo, pois continuamos a atribuir a isso o nosso existir, e a idéia de perdermos nossos corpos, na idéia de morrer, é sempre mais assustadora.
    Como se ele é que fosse nossa expressão máxima da vida.

    Ao direcionarmos nossa atenção e cuidados ao corpo, acabamos por esquecer do seu "ocupante" o nosso "ser " que o habita, o único que realmente é capaz de realizar alguma coisa. E que esse ser é imortal, diferente dele que cedo ou tarde se acaba, e morre.
    Assim como a ferramenta do escultor, que um dia se estraga e se torna inútil. Embora o escultor continue com sua criatividade e a realizar as suas obras, apenas substituindo aquela ferramenta por outra.
    Sua criatividade não se extingue com o fim da sua ferramenta. Ela é eterna. Pois a criatividade é de Deus que presenteou a seu Filho, com essa mesma capacidade.

    Resumindo, não somos nossos corpos, não somos uma mera ferramenta "pensante". Somos sim o próprio pensante e o grande realizador, e nossas obras podem ser maravilhosas, pois na criatividade que herdamos de nosso Pai, podemos tudo.
    E é dos pensamentos desse "pensante" que realmente precisamos cuidar. Para que nossas obras sejam cada vez mais perfeitas, seguindo a imagem e semelhança das obras do Pai, onde Somos.

    Paz e Luz, sempre !

    Carmen.

    ResponderExcluir
  2. Viva a Carmen, oras. Que belo exemplo da neutralidade do corpo. Vocês não acham?

    Um pequeno acréscimo à ideia que ela nos oferece: da mesma forma que o artista, no caso o escultor, trata sua ferramenta como neutra, apenas como o instrumento que lhe permite dar à pedra uma forma de acordo com sua criatividade, se a forma que lhe serve de inspiração for um corpo, é também de forma neutra que ele tratará o corpo.

    O corpo que lhe serve de modelo será também apenas um instrumento neutro por meio do qual ele tentará dar expressão a sua criatividade na pedra. Isto é, emprestar vida à pedra. Salvo engano, as pessoas que trabalham como modelo para artistas, pintores e escultores ou fotógrafos, em geral, também compartilham esta visão de neutralidade do corpo, considerando-o apenas um veículo.

    Lembro-me também de que há um filme que serve perfeitamente como exemplo da neutralidade do corpo. Assistam-no, se tiverem oportunidade. Chama-se "O Escafandro e a Borboleta". Comentem depois, se lhe parecer possível e razoável.

    Obrigado, Carmen.

    ResponderExcluir
  3. Gente, o que é isso???
    De repente a "iluminação" contaminou a todos?
    VIVA ! HIPPY ! HIPPY ! HURRA !!!
    Vocês acreditam agora porque eu sempre disse que estão "proibidos" de parar de comentar no blog? Precisamos de vocês e me falem se não foi Deus (em pessoa) (brincadeirinha) que nos enviou a Sania?
    Cássio, você vai apanhar de mim se parar de escrever, ouviu? Você também Carmen...
    ( Quando ficar mais amiga da Sania, da Dani e das outras amadas pessoas que nos presenteiam com seus comentários, vou dizer isso a elas também ) rs...rs...
    Como contei para vocês na terça, vou ter de fazer o "sacrifício" de ir para Ilhabela neste final de semana e acreditem, vou imprimir todos estes textos do nosso amado Professor (Moisés) que é SEMPRE tão bom aluno também e todos os comentários dos últimos dias para ler e reler e quem sabe lendo junto com meus amigos de décadas que moram lá na Ilha, possa abrir um canal para eles, se for da Vontade do Esp.Sto. e caso esteja no tempo deles.
    ESTOU ORGULHOSÍSSIMA (no bom sentido) DE VOCÊS E MUITO, MUITO, MUITO AGRADECIDA !!!
    Zilhões de beijos.

    ResponderExcluir
  4. Queridos todos,
    Nina Linda, o nosso "despertar" esta nos trazendo Juntos, os nossos passos estam nos guiando "to our true home"...
    Essa caminhada com o UCEM eh realmente um preparo, um preparo Espiritual!!!( Disnecessario dizer...)( estou com um bolinho na garganta...)
    O Meu filho recebeu um convite para ir para a" bording School", ( internato??). Ano que vem, ele estara com 13 anos.Depois de muitas conversas,reflexsoes, planejamentos, levando em consideracao muitos aspectos das nossas vidas aqui na Indonesia, nos ( familia) decidimos que isso seria o melhor para ele. Ele fez os testes em algumas escolas na Inglaterra, esta semana ele recebeu o convite para duas escolas, entre essas escolas esta a favorita dele.
    Muitos amigos me perguntam,como eh que voce vai deixar ele ir? Tao novinho!! voce nao esta achando dificil essa decizao? vai ser muito duro... em fim...
    E hoje temos essa LICAO. Li, ( Fechei os olhos). Ah gente! nao dah para descrever os "emocoes"( nao! precisam serem sentidas, e absorvidas). ... " atender uma necessidade"... senti, ouvi..." como mae voce foi uma ferramenta.
    (de/para um plano maior). Uma ferramenta para dah "vida" aos seus filhos,.." uma coisa neutra nao ver a morte, pois nao ha pensamentos de medo investido nela, tampouco se coloca sobre ela arremedos de amor"...- we just need to SEE the bigger picture,-
    ..".Por isso, permite que eu use este sonho para ajudar em TEU plano"...
    ..."Let me, them, use this dream to help YOUR plan that we awaken from all dreams we made"...
    Bjs. Luz
    Sania

    ResponderExcluir
  5. Desculpas, gente... esta uma confusao ( com o ego ),por "este" lembrete, ... ,( sou apenas um a ferramenta...)
    Por favor relevem os erros gramaticais, e escrita
    Bjs. Luz
    Sania

    ResponderExcluir
  6. Oi amiguinhos,

    acho q e isso aceitar nossa verdadeira realidade, verdadeiro eu, e aceitar seu corpo como a ferramenta, instrumento, meio de comunicacao ou o neutro.
    Qdo nos referimos ao corpo sempre dizemos meu corpo (posse nao ser), mesmo q as vezes haja uma confusao.

    Na verdade o q da vida/energia/ vontade e o verdadeiro eu (o Divino em nos)

    Embora, saiba q tem um ego uma ilusao criada, nao quero mais acreditar, mas sim que sou um ser divino uma extensao, e o UCEM/Espirito Santo esta aqui todo momento para me amparar tenho certeza disto.

    Contudo, so resta dar risada do ego porque confesso acho engracado e as vezes lamentavel assisti-lo.

    Concluindo vejo que estamos aqui embora nao sejamos daqui mais o motivo para deixar desabrochar essa energia esse amor infinito e curtir o momento/a vida.

    A Anna sharp colocou uma setenca no facebook que diz o seguinte:
    "A acomodacao e a submissao a algo que esta alem de nossas forcas. A aceitacao e uma escolha, uma acao consciente e responsavel. O que se acomoda e um fraco, o que aceita e um forte. Essa e a grande diferenca que as pessoas normalmente nao percebem." Anna Sharp

    Entao, aceito com consciencia e assumo a responsabilidade o que meu foi oferecido e curto de montao.

    Vcs MFs de Sampa imagina nossa reuniao aqui cheias de estorias as vezes parece que esta todo mundo doidao com nosso portugues misturado com o ingles.


    Otimo te-los aqui para dividirmos experiencias.

    Obrigada

    Danie
    PAZ & AMOR

    ResponderExcluir
  7. Ainda que rapidamente, queria mandar esta mensagem para Sania.

    Bom ter sua participacao, ate porque do outro lado do mundo temos a sensacao de que vc esta tao proxima e esta de fato.

    O que nos faz refletir que apesar da distancia fisica somos muito parecidos nas duvidas, nos sentimentos e na necessidade da certeza de nossas realizacoes. Somos todos iguais e nao tem outra maneira de entender isso, uma vez que filhos de Deus, irmaos que somos, nao da pra ser diferente.
    O poder tambem que nos consagra eh o que nos determina a alterar a ordem das coisas e assim frente ao nosso poder divino tudo podemos e o que nao conseguimos exatamente porque nao temos certeza de nada, entregamos ao Espirito Santo, a solucao vira da maneira que tem de ser e pronto, esta feito.
    Entretanto queria so aqui testemunhar a respeito de sua decisao, de mandar seu filho para um colegio interno.

    Sou um dos que fiz minha formacao em colegio interno. Nao creio que o seu colegio interno seja com as caracteristicas do meu, que era dirigido por padres salesianos.
    Tenho a dizer que: embora tenha tido que lidar com limites impostos pela culpa que religiosos nos impoe, posso lhe garantir que valeu a pena.

    Possivelmente seu filho tera uma educacao esmerada e primorosa, pois esta eh a premissa de um colegio em que a pessoa fica o tempo todo recebendo educacao e informacao.

    A vantagem eh que o foco fica mais preciso e o crescimento interno, cultural tende a se aprimorar cada vez mais.

    Colegio interno eh sinonimo de aprendizado rigido, e quem disse que nao precisamos de uma certa rigidez em nosso crescimento.
    Rigidez nao quer dizer limitacoes de liberdade e imposicao de culpa, quer dizer disciplina, e torco para que seu filho saiba desfrutar desta oportunidade.
    Sou um privilegiado por ter tido uma educacao esmerada em um colegio interno, mesmo e apesar alguns senoes, inevitaveis numa instituicao que precisava coordenar e educar 120 jovens adolescentes, o que convenhamos nao deve ter sido facil.

    Uma vez um professor nos disse uma coisa que me calou fundo e a vida toda me fez refletir, disse ele: " voces nao tem ideia do que aqui esta recebendo e so saberao valorizar tudo que recebem hoje daqui a muitos anos, quando terao a oportunidade de refletir sobre tudo que aconteceu com voces e so com voces ".
    Aquilo me calou fundo e de fato ate hoje reflito sobre a grande oportunidade que tive e naturalmente hoje sei que foi uma escolha minha, pois a muitos foi dada a oportunidade e eu escolhi experimentar uma educacao que poucos tiveram e por isso so tenho a agradecer a escolha.
    Sem duvida inspirado pelo Espirito Santo.

    Fique tranquila e se decidir que isso eh melhor para seu filho, quem esta decidindo eh o Espirito Santo por vc. Seu filho eh um sortudo de ter voce como mae.

    Um grande abraco. Cassio

    ResponderExcluir