quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Repetir para aprender a lei do amor

Ná última terça, no encontro do grupo de estudos do UCEM, lemos o texto das páginas 673 à 681, a Introdução e o subtítulo I. Regras para decisões, do capítulo 30 do livro. Um capítulo que se intitula O NOVO COMEÇO. Um capítulo que nos convida a escolher novamente de que forma queremos ver o mundo, ao nos mostrar que aquilo que escolhemos viver é o que escolhemos para o mundo. Uma lição bastante repetida, não é mesmo? Porém, como estamos próximos de mais um ano, a leitura veio bem a propósito, uma vez que nos traz a oportunidade de repensar nossas escolhas. E, quem sabe, decidir a começar um ano com passos firmes na direção daquilo que, no mais fundo de nós mesmos, queremos, e que podemos conseguir, seguindo as regras que o Curso oferece.

Gostaria de aproveitar para convidar a todos que frequentam o grupo de estudos, e a quem mais quiser chegar, para nossa Meditação de Natal, que será o último encontro deste ano, na próxima terça, dia 15, às 20 horas, como sempre. Em princípio recomeçaremos os encontros no dia 12 de janeiro. Aproveito ainda para informar que, conforme havíamos previsto, o encontro será em um local diferente daquele onde nos reunimos todas as terças. O endereço para este último encontro é Rua Dr. Mário Cardim, 596, Vila Mariana. Agradecemos a Marisa por ceder, amorosamente, seu espaço para este encontro. Quaisquer dúvidas, entrem em contato, por e-mail ou por telefone, por favor.

Neste dia 10 de dezembro, voltamos a uma lição antiga. A lição 344 nos traz novamente, para as práticas do dia, uma ideia já aprendida. A de que "tudo o que dou é dado a mim mesmo", sob uma outra forma. Sob a forma da lei do amor. É uma nova oportunidade que se apresenta, uma vez que nem sempre conseguimos colocar toda a nossa atenção à lição em determinados momentos. É só por isso que precisamos repetir, e repetir, e repetir. Da mesma forma, as experiências pelas quais passamos, e que servem ao nosso aprendizado, se repetem vezes sem conta nas mais variadas formas, enquanto não tiramos delas aquilo que precisamos aprender.

Por isso, hoje, praticamos assim:


Hoje aprendo a lei do amor: que aquilo
Que dou a meu irmão é minha dádiva para mim.

1. Esta é Tua lei, meu Pai, não a minha. Eu não compreendo o que significa dar e pensei em guardar o que queria só para mim. E, ao olhar para o tesouro que pensei ter, descobri um espaço vazio no qual nunca existiu nada, nem existe, nem existirá. Quem pode compartilhar um sonho?* E o que a ilusão pode me oferecer? Porém, aquele a quem perdoo me oferecerá dádivas muito mais valiosas do que qualquer coisa na terra. Permite que meus irmãos perdoados encham minhas reservas com os tesouros do Céu, os únicos que são verdadeiros. Dessa forma, se cumpre a lei do amor. E, dessa forma, Teu Filho se ergue e volta para Ti.

2. Quão próximos estamos um do outro quando andamos na direção de Deus. Quão próximo Ele está de nós. Quão próximos o fim do sonho de pecado e a redenção do Filho de Deus.

*Uma pequena observação: esta pergunta me lembrou de uma música antiga de Raul Seixas, que diz: "Sonho que se sonha só é só um sonho que se sonha só, mas sonho que se sonha junto é realidade". Isso a próposito da necessidade de aprendermos e entendermos que só existimos "em relação" a todos e a tudo o que existe. Sem "o outro" ou "outros" não existimos.Ou seja, é só no compartilhar que damos sentido à existência. E é só por isso que não damos nada a ninguém a não ser a nós mesmos. Sempre. Por isso a necessidade de prestarmos atenção ao que estamos oferecendo ao outro. O que estamos ensinando? É isso o que queremos aprender?

Um comentário:

  1. É verdade, estivemos justamente comentando sobre isto do dar e receber ser a mesma coisa, hoje cedo aqui no escritório e recordando do que a Anna nos falava ao longo dos anos de estudo. Este capítulo 30 do UCEM que é O Novo Começo é praticamente uma passo a passo para a felicidade e sobre o Raul Seixas lembrei daquela introdução a uma música que ele fez ainda em criança numa rotação diferente que dizia "Deus é tudo o que me falta para compreender o que eu não compreendo."
    Alguém lembra?
    Bjs
    Nina

    ResponderExcluir