quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

A prática que pode salvar o mundo inteiro

Com a lição 350, ontem, encerramos a penúltima série de exercícios do ano tendo como tema a questão: O que é um milagre? Vamos, pois, iniciar hoje, dia 17 de dezembro, a última série que terá como tema unificador a pergunta: O que eu sou? [Quem tem o livro vai ver que lá ele aparece como: O que sou eu? Não faz diferença, mas eu costumo usar na tradução a ordem direta /sujeito-verbo-complementos/ que está mais alinhada com as normas da língua portuguesa.] A partir dele vamos praticar os exercícios que começam no 351 e vão até o 360.

Para quem está acompanhando pela primeira vez as práticas pelo blogue e ainda não chegou a completar as 365 lições, as últimas cinco são iguais e vão começar no dia 27 de dezembro, estendendo-se até o último dia do ano. A partir daí, recomeçamos as lições e vamos em frente, praticando mais uma vez diariamente para que nossa percepção se modifique e nos salvemos, salvando o mundo inteiro, por consequência.

O tema que vamos buscar aprender, lendo-o ao menos uma vez a cada dia antes das práticas, se apresenta assim:

14. O que eu sou?

1. Eu sou o Filho de Deus, perfeito e curado e inteiro, que brilha no reflexo de Seu Amor. Em mim, a criação d'Ele é santificada e tem a garantia da vida eterna. Em mim, o amor se completa, o medo é impossível e a alegria se estabelece sem opostos. Eu sou o lar santo do Próprio Deus. Eu sou o Céu onde o Amor d'Ele habita. Eu sou Sua Própria Inocência sagrada, pois em minha pureza habita a Própria Pureza de Deus.

2. Agora, nossa necessidade de palavras está quase no fim. Porém, nos últimos dias deste ano que oferecemos a Deus juntos, tu e eu, encontramos um propósito singular que compartilhamos. E, assim, tu te uniste a mim de modo que o que sou tu também és. As palavras não podem dizer ou descrever a verdade do que somos. No entanto, podemos perceber claramente nossa função aqui, e as palavras podem falar dela e, também, ensiná-la, se exemplificarmos as palavras em nós.

3. Nós somos os portadores da salvação. Aceitamos nosso papel de salvadores do mundo, que é redimido por meio de nosso perdão conjunto. E, por isso, este perdão, nossa dádiva, nos é dado. Olhamos para todos como irmãos e percebemos todas as coisas como benignas e boas. Não buscamos uma função que esteja além do portão do Céu. O conhecimento voltará quando tivermos cumprido nosso papel. Nosso único cuidado é dar boas vindas à verdade.

4. São nossos os olhos pelos quais a visão de Cristo vê um mundo redimido de todo pensamento de pecado. São nossos os ouvidos que ouvem a Voz por Deus declarar a inocência do mundo. São nossas as mentes que se unem quando abençoamos o mundo. E, da unidade que alcançamos, chamamos todos os nossos irmãos, pedindo-lhes que compartilhem nossa paz e tornem perfeita nossa alegria.

5. Somos os mensageiros santos de Deus, que falam por Ele, e, ao levar Sua Palavra a todos que Ele nos envia, aprendemos que ela está gravada em nossos corações. E, desse modo, mudamos nossa forma de pensar a respeito do objetivo para o qual viemos e ao qual buscamos atender. Trazemos boas novas ao Filho de Deus que pensava sofrer. Agora ele está livre. E, quando ele vir o portão do Céu aberto diante de si, ele entrará e desaparecerá no Coração de Deus.

*

Tendo, pois, lido e refletido a respeito de mim/nós mesmo/mesmos a partir da leitura deste tema que o Curso oferece como forma de chegar mais perto da "percepção verdadeira" de mim/nós mesmo/mesmos, vamos à prática da lição de hoje, que se apresenta assim:

Meu irmão inocente é meu guia para a paz.
Meu irmão pecador é meu guia para a dor.
E verei aquele que eu escolher ver.

1. Quem é meu irmão a não ser Teu Filho santo? E, se eu o vir como pecador, eu me declaro um pecador, não um Filho de Deus; só e sem amigos em um mundo assustador. Porém, esta percepção é uma escolha que faço e que posso abandonar. Eu também posso ver meu irmão inocente, como Teu Filho santo. E, com esta escolha, vejo minha inocência, meu Consolador e Amigo eterno a meu lado e meu caminho seguro e desimpedido. Escolhe por mim, então, meu Pai, por meio de Tua Voz. Pois só Ele oferece o juízo em Teu Nome.

2 comentários:

  1. *

    Olá meus queridos...

    Quero aqui agradecer a todos que participaram do nosso último encontro desse ano, pela alegria que se fez, tornando-o um dia tão especial.

    Preciso sobretudo agradecer ao Moisés, novamente e sempre, pela sua dedicação e empenho em nos oferecer essa grandiosa oportunidade de nos salvarmos juntos, se colocando como nosso porta-Voz e orientador.

    Sua atu"ação" com sua experiência desse aprendizado, somados a sua escolha de se dispôr a trazer a Voz de Deus a todos nós que a buscamos, tem nos enriquecido enormemente e nos ajudado a também encontrar o caminho de retorno a Paz, pela nossa mente certa.

    Sua persistência e emprenho constantes, tem permitido que nosso grupo se mantenha unido, e também constante e atuante , o que o torna para, penso que a todos nós, uma verdadeira dádiva em nossas vidas... então....

    Obrigada amigo/irmão querido por sua presença e perseverança em minha/nossas vidas.
    Obrigada por essa dádiva que nos oferece.

    E espero que continue sendo a Voz de Deus para nós, pelo menos por mais este ano que está para começar, e também por todos os seguintes se assim fôr possível.

    E a Nina querida, por sua fé e igual perseverança nos mostrando um exemplo a seguir, e sempre nos estimulando a marcar presença para nosso próprio benefício.

    E a todos vocês meus queridos que partilham desse aprendizado, numa ajuda mútua, a crescer com suas experiências e questionamentos e por manter esse grupo maravilhoso existindo e unido, na mesma busca.

    Obrigada, Obrigada, Obrigada !!!!

    Bençãos a todos.

    Carmen.

    ResponderExcluir
  2. Eu é que agradeço, Carmen.

    É um privilégio ter pessoas como você à volta de mim. E você sabe que só ensinamos aquilo que precisamos aprender.

    Obrigado!

    ResponderExcluir