sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Aprender e praticar o único pensamento necessário para a salvação chegar ao mundo inteiro

E vivas, e mais vivas! Continuam as manifestações, os comentários, as contribuições e a troca de experiências. Obrigado, Nina. Obrigado, Dani. Obrigado, Cassio. Obrigado, Carmen. Acho que estamos começando, em sintonia, uma caminhada que pode nos levar longe no entendimento daquilo que somos, de verdade, na direção de nós mesmos - "uma jornada sem distância", como diz o Curso -, e na direção da unidade, de que somos partes, que vai nos permitir reconhecer e acolher tudo e todos em nosso abraço amoroso. E a ensinar a toda a Filição, sem exceções, por perceber a integridade dela, conforme lemos na terça.

A propósito da leitura em grupo, no encontro da última terça, só cabe dizer que o Curso nos ofereceu uma lição maravilhosa do capítulo 6, AS LIÇÕES DE AMOR, com o texto das páginas 116 a 119, C. Sê vigilante só a favor de Deus e do Seu Reino. A terceira das lições do Espírito Santo, que o ensinamento nos oferece no capítulo mencionado acima. A lição que pressupõe o aprendizado das duas anteriores, A. Para ter, dá tudo a todos e B. Para ter paz, ensina a paz para aprendê-la, e as complementa.

Vale a pena lembrar, de nossa leitura e dos comentários dos presentes, que é fundamental entendermos, como o Curso diz, que o Espírito Santo é, de fato, avaliador e que tem ser. Mas apenas para separar o falso do verdadeiro em nossa mente e a nos ensinar a julgar cada pensamento que permitimos que entre nela à luz do que Deus colocou lá. É, pois, vital aprender, reconhecer e aceitar que "qualquer coisa que esteja de acordo com essa luz" fortalece o Reino em nós.

Esse reconhecimento serve para nos lembrar daquilo que somos na verdade. Uma questão a respeito da qual o ego discorda do Espírito Santo. A partir das crenças geradas pelo sistema de pensamento do ego quanto ao que somos, estamos sujeitos a inúmeros estados de ânimo diferentes. Para o Espírito Santo, e para tudo o que ele nos oferece, não há variação de nosso estado natural, que deve ser apenas o da alegria.

Isso tem tudo a ver com a ideia que a lição 338 nos oferece para as práticas neste dia 4 de dezembro. E também tem a ver com a resposta que queremos dar à pergunta feita pela cientista, que citei em uma das lições anteriores. E ainda com aquilo que o Curso nos diz em seus capítulos iniciais. Isto é, que em todas as situações por que passamos estamos ensinando e aprendendo. E que só aprendemos aquilo que ensinamos.

É o reconhecimento deste mecanismo que nos permite mudar o modo de ver as coisas. Pois, considerando que queiramos aprender qualquer coisa e sabendo que para aprendê-la temos de ensiná-la, não é possível - É loucura! - fazermos quaisquer esforços para ensinar o contrário daquilo que queremos aprender. A menos que nos coloquemos na condição de reféns do sistema de pensamento do ego. Que é apenas uma ilusão. Que só em sonhos pode nos afastar do que somos, uns dos outros, de Deus e da unidade.

Por isso, hoje, para aprender o poder que temos a partir de nossos pensamentos e para aprender a exercê-lo em favor da alegria, da paz e da unidade, praticamos assim:

Só meus pensamentos me afetam.

1. Só isto é necessário para permitir que a salvação venha ao mundo inteiro. Pois neste pensamento singular todas as pessoas são liberadas do mendo. Agora, elas aprenderam que ninguém as assusta e que nada pode ameaçá-las. Não têm inimigos e estão a salvo de todas as coisas externas. Seus pensamentos podem assustá-las, mas, uma vez que estes pensamentos só pertencem a elas, elas têm o poder de mudá-los e de trocar cada pensamento de medo por um pensamento feliz de amor. Elas crucificam a si mesmas. Mas Deus planejou que Seu Filho amado seja redimido.

2. Teu plano é seguro, meu Pai, - só o Teu. Todos os outros fracassarão. E eu terei pensamentos que me assustarão até aprender que Tu me dás o único Pensamento que me conduz à salvação. Só os meus falharão e não me levarão a nenhum lugar. Mas o Pensamento que Tu me deste garante me levar para casa, porque ele contém Tua promessa a Teu Filho.

5 comentários:

  1. De longe eu acompanho o pensamento do Curso, obrigada Moisés, por esta partilha connosco k não podemos aí estar.

    ResponderExcluir
  2. Eu é que tenho de agradecer pela oportunidade, Welwitschia, querida. Tu não imaginas o quanto aprendemos daquilo que ensinamos. Aliás isto está escrito na lição de hoje, como citação da leitura que fizemos em grupo na terça. Se quisermos, de fato, aprender alguma coisa, precisamos começar a ensiná-la. Concordas?
    Obrigado por comentar, pela presença. Não estar aqui fisicamente não pressupõe que não estejas conosco. O Curso ensina que somos todos um, que o tempo não existe e que nada nos separa.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  3. *
    Olá a todos os meus amados...

    Venho aqui hoje, apenas para expressar meu grande agradecimento, a Nina minha querida... pelo presente carinhoso, e perfeito para esse momento, e quero acrescentar o fato de como tudo o que é feito no amor surte resultados felizes.
    Esse seu presente minado dessa sua disposição em ajudar, de levar sua contribuição amorosa na intenção de levar uma benção a alguém, é exatamente uma pequena, mais valiosa parcela de amor gratuíto, esse de que mais precisamos dispôr de nós para dar ao mundo, e a quem quer que seja. Pois só ele é quem nos salvará.

    Isso sem falar de seu incansável estímulo a todos nós, através dessa sua participação tão ativa, não só aqui nesse trabalho maravilhoso do Moisés, mas tmb no Curso, que tem sido um exemplo de determinação em aprender/ensinar.

    Então fica aqui meu mais profundo agradecimento, pelo seu gesto amoroso de sempre, e que só me trouxe benefícios pelas experiências que me permitiu provar.
    Obrigada por estar em minha vida !

    Bençãos a você e a todos.

    Obrigada.

    Carmen.

    ResponderExcluir
  4. Também não posso deixar de fazer um comentário a respeito da frase que o Moises falou no encontro de terça e que já me fez mudar de postura durante a semana: “.... em todas as situações por que passamos estamos ensinando e aprendendo. E que tudo o que fazemos esta sendo ensinado e aprendido...” Foi mais ou menos assim e isso já me fez pensar em cada atitude que tenho em casa principalmente como mãe e por conseqüência formadora de opinião. Moises, vc. aumentou minha responsabilidade, rs mas me deixou leve nesta semana com atitudes bem mais suaves e atenciosas em relação a “o que estou ensinando com isso?”. Caiu a ficha de que tudo que faço é um exemplo até qdo. estou fazendo um comentário desnecessário e justificando o porquê. A justificativa na importa, mas sim o comentário é que pode ser a lição que fica. Bingo! Adorei Moises!
    Por isso que eu adoro nossos encontros, pois sempre tem uma frase que eu anoto e que transforma minha semana. Lembra da sua Carmen? Transformou minha percepção sobre minha realidade! Agradeço a vc. tb querida.
    E Nina, qto ao livro do G. Jampolsky que vc. me emprestou, eu tb. li uma frase que foi como um cobertorzinho num dia de frio em frente a TV: “ Qdo. os sentidos físicos se calam e começamos a ouvir essa voz interior e a nos render a ela, notamos que acontecem momentos de verdadeira cura e crescimento” e mais a diante “... podemos ter uma única meta – a paz da mente - e uma única fi=unção – praticar o perdão – e nossa realização pode vir pela voz do nosso mestre interior. Com isso aprendemos a reestruturar os pensamento, a sentir paz da mente e a nos libertar do medo.” Nossa! Vc. não imagina como essas frases me fizeram bem! Nina, vc. é um anjo! Estou adorando ler esse livro! Obrigada. Estou saindo de viagem e graças a vc. estou levando o xerox das lições de dezembro. Tenho certeza que as lições vão deixar minha viagem ainda mais repousante. Até a volta queridos! Na próxima terça estarei de longe sintonizada no nosso grupo. Tentarei estar junto na bola de luz. Bjs Ana

    ResponderExcluir
  5. Meus Deus !!!!!!!!!!!!
    Carmen, Cássio/Vanice e Ana (linda, amada) A tua viagem será com certeza M A R A V I L H O S A !! Welwitchia (Sânia, Dani e Cris - do outro lado do mundo - Obrigada, obrigada, obrigada por todos os seus comentários, generosos, maravilhosos. Fico REALMENTE muito feliz com toda esta manifestação tão amorosa de todos vocês, pois conheço bem de perto o tamanho do carinho e DO AMOR INCONDICIONAL do nosso Professor ( o melhor aluno que conheço ) desta Dádiva Divina que é o UCEM, por isso em nome de TODOS, quero agradecer a ele, MOISÉS, por criar este canal e investir tanto amor e dedicação a ele, ( o blog ).
    Amo muito todos vocês, MUUIITO !!!!
    E ainda:
    Roberto, Cássio, Vanice, Beth, Silvina, Marcinha, Cilene, Juliana, Nalva, Robert, Salvador, Regiane, Eliana...e todos que agora não estou lembrando, mas que estão no meu coração... Vocês fazem tanta falta !!!
    Venham conosco nestes dois últimos encontros de 2009 nos ajudar a preparar um 2010 SENSACIONAL !!!
    Que tal ??
    Grande beijo a todos
    Nina

    ResponderExcluir