sábado, 26 de dezembro de 2009

Assumir o compromisso com o que sou

Neste dia 26 de dezembro, com a lição 360, encerramos a última série de exercícios desta segunda parte do Livro de Exercícios, que teve como tema unificador a questão: O que eu sou? Questão cuja resposta pudemos aprender ao longo destes 360 dias, e que vai nos levar a assumir o compromisso de terminar o ano aprendendo com alegria, com as práticas dos últimos cinco exercícios do ano, a abrir mão do controle e a entregar o comando de nossas vidas a Deus. Para sermos capazes de reafirmar o mesmo compromisso em relação a todos os dias do ano novo que chega para todos nós.

Hoje, porém, vamos nos contentar em praticar mais uma vez o aprendizado do que somos. Da seguinte forma:

Que a paz esteja comigo, o Filho santo de Deus.
Paz para meu irmão, que é um comigo.
Que todo o mundo seja abençoado pela paz por meio de nós.

1. Pai, é Tua paz que quero dar, recebendo-a de Ti. Eu sou Teu Filho, tal como Tu me criaste para sempre, pois os Grandes Raios permanecem serenos e calmos em mim. Quero alcançá-los no silêncio e na certeza, pois a certeza não pode ser encontrada em nenhum outro lugar. Que a paz esteja comigo, e paz para todo o mundo. Fomos criados na santidade e permanecemos nela. Teu Filho é igual a Ti na inocência perfeita. E, com alegria, com este pensamentos dizemos "Amém".

3 comentários:

  1. Um bom dia pos natal a todos.
    Aproveitando a licao de hoje, o que eu sou?
    Fico pensando quanta dificuldade temos em admitir o quanto nao nos conhecemos...e o quanto podemos fazer para verdadeiramente buscar o conhecimento pessoal.
    Somente no conhecimento pessoal podemos encontrar os caminhos que nos levam a entender o outro.
    Somos muito parecidos em todos os sentidos, portanto o outro que muitas vezes parece meu oposto, é na realidade o espelho de mim....é so uma questao de saber mirar.
    Muitas vezes este mirar nos remete a nos mesmos e ai temos a grande oportunidade de nos refletir, de graca, aprendemos a nos conhecer nestas reflexoes.
    O outro como espelho, ajuda a que possa me enxergar.
    A alegria vai se manifestar mais facilmente quando me encontro e consigo avaliar tambem minhas realizacoes e sucessos pessoais, afinal de contas precisamos sim do entendimento de nossas realizacoes.
    Sao elas que nos impulsionam e incentivados, somos capazes de tudo...inclusive de amar mais e porque nao...? demais! tem amor sobrando aqui...venha buscar!
    Um bom dia todos com a certeza de que cada um tenha hoje mirado seu dia e desejado vive-lo em amor.
    Cassio dos Reis

    ResponderExcluir
  2. quem sou eu?
    eita dificuldade que temos de nos identificar com nos mesmos.
    Deveria ser diferente nao? afinal de contas....devo ser a pessoa mais conhecida de mim mesmo, sou o que quero ser, me vejo como quero ver, e esta aí a grande dificuldade de se ver, pois vemos o que queremos....nem sempre o que somos de fato.
    Facilmente camuflamos nossas insegurancas, medos, temores, desejos, raivas, e porque nao o amor que sentimos e nem sempre conseguimos expressar em sua totalidade.
    Medo de que? do que o outro vai pensar, do julgamento do outro....de nossos proprios julgamentos.
    Cabe portanto um repensar sobre este eu....
    Para nos, o invisivel é uma questao de saber ver.
    O vento é invisivel, mas sabemos ver e sentir o vento, o pensamento é invisivel, mas sabemos idenficar e mostrar o pensamento, o amor é invisivel, mas quando queremos....sabemos deixa-lo tao claro como a luz do sol.
    Portanto o que determina o conhecimento de mim, é exatamente a condicao que me dou de me tornar visivel.
    Camuflamos facilmente nosso eu....para que? para me acomodar na ilusao da aceitacao do outro.
    Se me escondo, me rebelo contra o que de mais espetacular existe em meu viver, que é a transparencia do sentir, do ser e fazer a diferenca.
    Somos senhores de nosso saber e de nosso querer.
    Se a inteligencia nao esta a servico do psiquismo, que ao menos consciente disso, possa comecar a deixar a verdade se espalhar, mesmo que esta verdade me seja dolorida e confusa.
    A verdade sempre prevalercerá e faz um bem danado.
    Neste final de ano, muito oportuno a reavaliacao do que sou eu e de como tenho conseguido viver meus dias em na paz e no amor.
    As possibilidades sao enormes depende de nos, transformarmos nossos dias, todos os dias, em dia de explendor divino. Só assim vamos viver o verdadeiro amor que Deus de graca nos ofereceu. Cabe a cada um de nos... idenficar e se comprometer com este amor, o resto fica facil.
    Um bom dia de domingo a todos.
    Cassio dos Reis

    ResponderExcluir
  3. enquanto seu Moises nao vem, vou brincando de falar coisas serias.
    Esperando Moises com sua publicacao do dia 27. De qualquer forma, tantas coisas temos a ler e refletir neste blog, que pode ser ate oportuno que hoje Moises tenha demorado mais a aparecer....aproveito para rever algumas perolas que aqui encontro.
    Perolas que encatam e constroem.
    E o sol teima em nao aparecer por inteiro, mais um motivo pra reflexao no blog.
    Neste domingo sonolento, aproveitando pra o novo despertar.
    saudade de todos.
    Nina kde vc...?
    Cassio dos Reis

    ResponderExcluir