quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Quando é a Voz de Deus que nos fala?

Neste dia 24 de dezembro, véspera da data em que o todo o mundo cristão celebra o Natal, o nascimento do Cristo no mundo, a lição 358, que vai servir para as práticas de hoje, garante que nenhum pedido sequer que venhamos a fazer a Deus deixa de ser ouvido ou é deixado sem resposta. A ideia que vamos praticar hoje visa a nos dar a certeza de que a resposta de Deus é a única que queremos realmente.

Para tanto e para aprendermos a discernir entre as muitas vozes que ouvimos a nos aconselhar, antes de lhes oferecer a prática da forma como o Curso nos apresenta, gostaria de compartilhar com vocês algo que li há poucos dias e que pode nos auxiliar a entender quando é que é a Voz de Deus que nos fala e quando não. O texto é de Frederick Buechner e faz parte do livro Um Mundo Esperando para Nascer, de M. Scott Peck. Diz ele o seguinte:

Existem vários tipos diferentes de vozes chamando-o a fazer tipos diferentes de trabalho, e o problema é descobrir qual é a voz de Deus, e não aquela da sociedade, ou do superego ou do auto-interesse. Uma boa regra para descobrí-la é a seguinte: o tipo de trabalho que Deus geralmente o chama para fazer é (a) o que você mais precisa fazer e (b) o que o mundo precisa que seja feito. Se você levar um chute do seu emprego, você provavelmente correspondeu às exigências (a), mas se você trabalha na redação de comerciais sobre desinfetantes, as chances são de que você não correspondeu às exigências (b). Por outro lado, se seu trabalho é ser um médico numa colônia de leprosos, você provavelmente correspondeu às exigências (b), mas se a maior parte do tempo você se sente deprimido e aborrecido pelo seu trabalho, as chances são de que você não somente passou por cima de (a), mas provavelmente tampouco está ajudando seus pacientes. O lugar para onde Deus o chama é o lugar onde a sua profunda alegria e a mais profunda necessidade do mundo se encontram.

Vamos, pois, à lição de hoje.

Nenhum pedido a Deus pode não ser ouvido nem
deixado sem resposta. E posso ter certeza disso:
A resposta d'Ele é a única que quero realmente.

1. Só Tu, Que lembras o que realmente sou, lembras o que quero verdadeiramente. Tu falas por Deus e, por isso, Tu falas por mim. E aquilo que Tu me dás vem do Próprio Deus. Então, meu Pai, Tua Voz é minha também e tudo o que quero é o que Tu me ofereces na forma exata que Tu escolhes que seja meu. Permite que eu me lembre de tudo o que não sei e deixa que minha voz se aquiete ao lembrar. Mas não me deixes esquecer de Teu Amor e cuidado, mantendo sempre Tua promessa a Teu Filho em minha mente. Não deixes que eu me esqueça de que não sou nada, mas que meu Ser é tudo.

Um comentário:

  1. *
    Que texto mais lindo e rico em ajuda Moisés...
    E se me permite..
    Gostaria de acrescentar mais uma ajudinha, para aprendermos a identificar quando realmente estamos ouvindo a Voz de Deus...
    e que também pode ser de alguma valia...

    Diante de qualquer evento, situação com quem ou com o que fôr, faça um execício de perguntar ao seu coração se ele está confortável, em paz, ou feliz, em alegria, em amor, disposto ou tranquilo, descansado ou seguro com o que está ou pensando, fazendo ou experimentando...

    Se a resposta a si mesmo fôr " sim ", então está seguindo a orientação da Voz de Deus interna, que sempre, só quer nos encaminhar para a Felicidade, a Alegria e a Paz que sempre foram nossas.

    Mas se estiver sentindo qualquer desconfôrto, de qualquer tipo, tristeza, amargura, remorso, cansaço, doença, intranquilidade, medo e qualquer outro de seus derivados, então não está seguindo senão a sua própria voz, ou a voz do mundo, das que já estamos habituados a ouvir e seguir.
    E que pelos resultados através de nossas experiências e com o que sentimos nelas, nos deixa claro que ouvimos a voz "errada".

    Pois se estamos ouvindo a Voz de Deus é impossível estarmos experimentando qualquer outra coisa que não seja a Paz.

    E nesse pequeno exercício de nos fazermos essa simples pergunta interna, e que podemos fazer diariamente , diante de qualquer situação, dentro de casa com nossos familiares, com nossos vizinhos, em nosso trabalho, nas ruas com "estranhos" (ao ego apenas ), com outras formas de vidas, com outros ambientes, aos nossos pensamentos, sentimentos e ações, etc...
    poderemos nos orientar melhor, em relação ao que fazer quando estivermos sentindo qualquer desconfôrto.

    Essa pergunta, ou reflexão nos tornará mais "atentos" ao que escolhemos, porque normalmente escolhemos sem muito refletir em comunhão ao nosso EU verdadeiro,baseados em nossas crenças de necessidades em relação ao mundo em que vivemos, no corre corre do dia a dia e sem percebermos se estamos no melhor caminho para nós mesmos.

    Mas, nos perguntando sempre que possível, poderemos "nos vigiar" melhor, e se estivermos desconfortáveis, podemos nesse momento pedir a Deus pela Sua Voz, através da ajuda do Espírito Santo, para que seja feita a devida correção. Oferecendo a nossa disponibilidade em ouvir. Para que Ele nos fale e nos oriente.

    Espero ter acrescentado de maneira proveitosa..

    e que consigamos ouvir cada vez mais e melhor,
    A Voz de Deus em nós, para nosso feliz retorno.

    Que a Paz esteja com todos...
    Bençaos e bençaos....
    e

    .............." BOAS FESTAS"...................

    Carmen.

    ResponderExcluir