segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Milagres são expressões naturais do amor

Vamos começar hoje, dia 7 de dezembro, a 13ª série de lições desta segunda parte do Livro de Exercícios, aproximando-nos da conclusão de um ano juntos, um ano de sintonia, no qual nossas energias se ligaram buscando praticar a mudança do modo de pensar e perceber o mundo, oferecendo-lhe a salvação. O tema que dá unidade a esta série é: O que é um milagre? E a resposta, diferentemente daquela que o mundo nos ensinou, se formos até o primeiro capítulo do livro para ler os Princípios dos milagres, é que os milagres são naturais, por serem expressões de amor.

Por isso, nos próximos dez dias, antes das práticas das lições que começam na 341 e terminam na 350, vamos dar, depois da leitura atenciosa de hoje, ao menos uma passada de olhos no texto de introdução desta série. Que se apresenta assim:

13. O que é um milagre?

1. Um milagre é uma correção. Ele não cria e nem transforma verdadeiramente. Ele apenas olha para a catástrofe e lembra à mente de que aquilo que ela vê é falso. Ele desfaz o erro, mas não tenta ir além da percepção, nem superar a função do perdão. Desse modo, ele permanece nos limites do tempo. Não obstante, ele abre caminho para a volta da intemporalidade e para o despertar do amor, pois o medo tem de desaparecer sob o efeito da solução benéfica que ele traz.

2. O milagre contém a dádiva da graça, pois é dado e recebido como um só. E, assim, deixa claro a lei da verdade que o mundo não obedece, porque deixa de entender seus caminhos por completo. Um milagre inverte a percepção que estava de cabeça para baixo anteriormente e, desse modo, põe termo às estranhas distorções que eram evidentes. Agora a percepção está aberta à verdade. Agora, vê-se o perdão como legítimo.

3. O perdão é o lar dos milagres. Os olhos de Cristo os entregam a tudo o que olham com misericórdia e amor. A percepção permanece correta na visão d'Ele e aquilo que pretendia amaldiçoar chega para abençoar. Cada lírio de perdão oferece o milagre silencioso do amor ao mundo inteiro. E cada um é depositado diante do Verbo de Deus, sobre o altar universal ao Criador e à criação na luz da pureza perfeita e da alegria infinita.

4. Aceita-se o milagre primeiro com base na fé, porque pedí-lo indica que a mente está pronta para compreender aquilo que ela não pode ver e não compreende. Mas a fé trará suas testemunhas para demonstrar que aquilo em que se baseava de fato existe. E, assim, o milagre justificará tua fé nele e mostrará que se baseava em um mundo mais verdadeiro do que aquele que vias antes; um mundo liberto daquilo que pensavas existir.

5. Os milagres caem do Céu como gotas de chuva reparadora sobre um mundo seco e empoeirado, ao qual criaturas famintas e sedentas vêm para morrer. Agora elas têm água. Agora o mundo tem vida. E os sinais de vida brotam em todos os lugares, para mostrar que aquilo que nasce não pode morrer jamais, pois aquilo que tem vida tem imortalidade.

*

Depois desta introdução, começamos as práticas com a ideia da lição 341, que estende e complementa as ideias que exercitamos na série anterior. Do seguinte modo:

Só posso atacar minha própria inocência,
e é apenas isso que me mantém a salvo.

1. Pai, Teu Filho é santo. Eu sou aquele a quem Tu sorris com amor e com ternura tão profunda e serena que o universo continua a sorrir de volta para Ti e compartilha de Tua Santidade. Quão puros, quão seguros, quão santos, então, somos nós, morando em Teu Sorriso, com todo o Teu Amor concedido a nós, vivendo em unidade Contigo, em total fraternidade e Paternidade; em inocência tão perfeita que o Senhor da Inocência pensa em nós como Seus Filhos, um universo de Pensamento que O completa.

2. Então, não vamos atacar nossa inocência, pois ela contém o Verbo de Deus. E, em seu reflexo benigno, estamos salvos.

Um comentário:

  1. Meu Deus !!! Que coisa mais linda este tema, não?
    E esta lição maravilhosa !!!
    Li ambas hoje cedo e deixei a xerox da lição do dia como de costume, na minha mesa de trabalho. Tive um dia bom, independente dos acontecimentos externos e de eu ainda estar com a cara inchada, mas ao ler agora no blog, foi como se tudo fizesse mais sentido e toda a sensação boa do dia, ficasse evidente qual a origem. Espero conseguir continuar "no caminho da paz" mesmo quando penso que por assuntos externos (do ego) não estou !! Como não disse o Vinicius, mas... " Que seja duradouro enquanto importa, e como o que importa é o agora, que seja infinito enquanto dure " traduzindo: Não importa que sejam segundos apenas de conexão com o sagrado, mas sim, estejamos dispostos a permitir que eles aconteçam.
    Obrigada ! Obrigada ! Obrigada!
    Colegas queridos do encontro de amanhã, terça, não faltem, por favor !!
    Quero muito vê-los !!
    Bjs

    ResponderExcluir