quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Para varrer os sonhos de separação

Antes de passar à ideia da lição 336, que vamos praticar neste dia 2 de dezembro, gostaria de convidar a todos para nossa Meditação de Natal, na terça-feira, dia 15 de dezembro, às 20 horas. Isto acontecerá daqui a duas semanas, quando encerraremos os encontros do grupo de estudos do UCEM de 2009. Voltamos no dia 12 de janeiro. Em princípio, a Meditação será no mesmo local dos encontros semanais, mas existe uma possibilidade de que isso não aconteça. Neste caso, já dispomos de um local alternativo. Por isso, gostaria de sugerir aos quiserem estar conosco na ocasião, que procurem antes confirmar o local do encontro comigo, ou com outros colegas, por e-mail.

A ideia para nossas práticas desta quarta-feira continua ligada ao tema do perdão, o único meio que temos, de fato, para chegar à "percepção verdadeira", que nos propõe que alcancemos esta segunda parte do Livro de Exercícios. E que também é o meio de que dispomos para identificar todas e cada uma das estratégias do ego para nos afastar de nós mesmos e, por consequência, reforçar a crença [do ego] na separação, o que cria toda a ilusão que pensamos viver. Lembremo-nos do tema O que é o ego?, que é exatamente o tema que dá unidade a esta série.

Hoje, praticamos do seguinte modo:

O perdão me permite saber que as mentes são unidas.

1. O perdão é o meio designado para o fim da percepção. O conhecimento é devolvido depois que, primeiro, a percepção muda e, em seguida, dá lugar unicamente àquilo que permanece para sempre além de seu mais elevado alcance. Pois cenas e sons podem servir, no máximo, para despertar a memória que está além de todos eles. O perdão varre as distorções e abre o altar escondido à verdade. Seus lírios refletem a luz para o interior da mente e a chamam para voltar e olhar para dentro, para encontrar aquilo que ela, em vão, procura fora. Pois aí, e só aí [no interior da mente], se restabelece a paz de espírito, pois esta é a morada do Próprio Deus.

2. Na paz, possa o perdão varrer meus sonhos de separação e de pecado. Deixa-me, então, Pai, olhar para dentro e achar Tua garantia de que minha inocência se mantém; Tua Palavra permance inalterada em minha mente, Teu Amor ainda habita em meu coração.

Um comentário:

  1. Só para constar...
    Firme e forte na lição...
    Hei Cássio Cadê você?
    Obrigada e bjs a todos

    ResponderExcluir