terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Qual é nosso medo mais profundo?

Claro que tenho de agradecer mais uma vez pelos comentários generosos de todos vocês, Welwitschia, Carmen, Ana, Nina, Cassio, os mais assíduos, e até o Heitor, um dos primeiros a apoiar o blogue como seguidor, mas que se manifesta muito esporadicamente. Além, é claro, de nossas amigas Cristiane, Dani e Sania, que, da mesma forma que Welwitschia, nos falam d'além mar. Comentários que vejo se multiplicarem para o bem de todos nós. Muito obrigado a todos os que comentam e também aos que participam apenas de forma silenciosa, mas não menos importante, praticando conosco, para aprender o perdão e ajudar a salvar o mundo.

Apenas para complementar o que disse muito bem a Carmen a respeito do comentário de Welwitschia em relação a seu medo de se sentir feliz, falando da lição 339, do último sábado, vou repetir aqui algo a que já me referi, acho que logo no início do blogue a respeito de nosso maior medo. Se alguém assistiu ao filme Coach Carter, vai lembrar que ele perguntou várias vezes a seus jogadores, a um em particular: "Qual é o seu maior medo?" Já lá pertinho do final do filme o menino respondeu. E o que ele disse é o que encontramos no livro Um Retorno ao Amor, de Marianne Williamson, um livro que é, de certa forma, uma simplificação [no sentido de que utiliza uma linguagem mais próxima daquela que usamos no dia a dia] do ensinamento de Um Curso em Milagres. A passagem diz o seguinte:

"... nosso medo mais profundo não é o de sermos medíocres. Nosso medo mais profundo é o de que sejamos poderosos além de quaisquer medidas. É nossa luz, não nossa escuridão, o que mais nos assusta. Nós nos perguntamos: 'Quem sou eu para ser brilhante, maravilhoso, talentoso, fabuloso?' Na verdade, quem és para não sê-lo? Tu és uma criança de Deus. Fazer-se pequeno não vai servir ao mundo. Não há nada de instrutivo em se encolher a fim de que outras pessoas não se sintam inseguras a tua volta. Todos nós fomos feitos para brilhar, do mesmo modo que as crianças brilham. Nascemos para ser a manifestação da glória de Deus que está dentro de nós. Não apenas em alguns de nós; em todos nós. E, quando permitimos que nossa própria luz brilhe, nós, inconscientemente, damos permissão a outras pessoas para fazerem o mesmo. Quando nos libertamos de nossos próprios medos, nossa presença automaticamente libera os outros."

E para nos lembrarmos de que é só o perdão a nós mesmos que pode nos salvar, e ao mundo inteiro, neste dia 8 de dezembro, a lição 342 nos convida a praticá-lo. Do seguinte modo:

Deixo o perdão pousar sobre todas as coisas,
Pois, deste modo, o perdão me será dado.

1. Eu Te agradeço, Pai, por Teu plano para me livrar do inferno que criei. Ele não é real. E Tu me dás o meio de provar a irrealidade dele. A chave está na minha mão e eu alcanço a porta além da qual está o fim dos sonhos. Estou diante do portão do Céu e me pergunto se devo entrar e ficar à vontade. Não me deixes esperar novamente hoje. Permite que eu perdoe todas as coisas e deixe a criação ser tal qual Tu queres que ela seja e tal como ela é. Permite que eu me lembre de que sou Teu Filho e, abrindo a porta por fim, esqueça as ilusões na luz resplandescente da verdade, enquanto volta a mim a lembrança de Ti.

2. Irmão, perdoa-me agora. Venho a ti para te levar para casa comigo. E, do mesmo modo que vamos, o mundo vai conosco em nosso caminho para Deus.

2 comentários:

  1. Dear all,
    Procuro sempre ler o blog, mas algumas vezes nao eh possivel assim como postar comentarios, ( e o maior impercilio eh esse tempo fisico que criamos!!)
    A licao de hoje me trouxe de volta a licao de quarta, dia 2/12. " O perdao me permite saber que as mentes estam unidas.""... O perdao varre as distorcoes e abre o altar escondido a verdade. Seus lirios refletem a luz para o interior da mente e a chamam para voltar e olhar para dentro, para encontrar aquilo que ela, EM VAO, procura fora. Pois so ai [no interior da mente], se estabelece a paz de espirito, pois esta eh a morada do Proprio Deus."
    Quando comecei a ler o blog, foi mais uma resposta ao meu chamado, a minha procura, pois sei que so poderemos responder ao chamado de" volta" a quem verdadeiramente somos quando a percebemos a procura. ja estava lendo o Livro Um Curso em Milagres, ( o qual a Dani me introduziu).
    Vejo o blog dentro desta licao, pois, ele uni todos nos que somos as ferramentas ao interior desta Mente Divina, pois aqui viemos despidos de ideias de preconceito, de rotulos, aqui neste mundo virtual nao ha as barreiras que o ego nos impoe). E aqui percebo como eh facil so receber o que vem de cada um de voces, como eh facil nao fazer analizes, ou ter perspectivas, percepcoes... Pensei como eh facil... so preciso extender...
    Rejubilo pela oportunidade de praticar, de usar os apredizados... So preciso extender...
    " Deixo o perdao pousar sobre todas as coisas, Pois, deste modo, o perdaoa me sera dado."
    Bjs. Luz

    ResponderExcluir
  2. É isso aí, Sania.

    Obrigado por comentar. Compartilhar.

    Também acho que neste mundo virtual é mais fácil de se compreender, na prática, a unidade entre as mentes, uma vez que as distâncias deixam de existir e o próprio tempo se revela relativo. Isto é, podemos usar agora, no presente, quaisquer recursos que estejam na web, independentemente de quando eles foram colocados lá.

    Também acho ótima sua percpção de que todos, aqui, se apresentam despidos de preconceitos e usufruem as lições como uma forma de re-unir-se à Mente Una, da qual, na verdade, nunca nos separamos. Nem podemos nos separar, a não ser na ilusão.

    Acho muito bom também você inclua o blogue em sua lição de responder ao chamado interior para voltar à casa do Pai, de onde nunca saímos.

    Paz e bem!

    ResponderExcluir