domingo, 27 de dezembro de 2009

Aprender a praticar a entrega

Ora, vivas! E viva o Cássio e seus comentários. De fato, o Natal é uma ótima oportunidade para repensarmos nossas vidas. Uma ótima ocasião para refletirmos a respeito do significado que damos a todas as coisas do mundo. Pois de que outra maneira poderíamos transformar uma data tão significativa, que simboliza o renascer do amor, o novo nascimento do Cristo em cada um de nós, em uma data tão somente comercial, a não ser reconhecendo que só nós mesmos é que damos significado a tudo o que aparentemente existe no mundo? Assim, em função de alguns equívocos em nosso aprendizado o Natal passou a ser apenas, para a grande maioria de nós, um dia em que ansiamos pela festa, pela comida abundante, pelos presentes de um bom velhinho, esquecendo-nos de preparar um espaço interior em nós mesmos para que o amor nasça mais uma vez e traga com ele a luz para iluminar nossos dias todos no mundo.

Mas, conforme já havia dito antes, neste dia 27 de dezembro, apesar do adiantado da hora, vamos começar a praticar o aprendizado da entrega, com as lições que vão encerrar este nosso ano de práticas conjuntas. Neste finalzinho de caminhada, o Curso nos traz uma apresentação que visa a nos preparar para as lições finais. Assim:

LIÇÕES FINAIS

Introdução

1. Deixaremos nossas lições finais tão livres de palavras quanto possível. Nós as usaremos apenas no início de nossa prática e somente para nos lembrar de que buscamos ir além delas. Voltamo-nos para Aquele Que mostra o caminho e torna seguros os nossos passos. Entregamos a Ele estas lições, do mesmo modo que damos nossas vidas a Ele doravante. Pois não queremos voltar de novo para a crença no pecado, que fez o mundo parecer feio e inseguro, agressivo e destruidor, perigoso em todos os seus caminhos e traiçoeiros além da expectativa de esperança e de saída para a dor.

2. O único caminho para achar a paz que Deus nos dá é o d'Ele. No final é o caminho d'Ele que todos têm de percorrer, porque é esse o final que o Próprio Deus estabeleceu. No sonho do tempo ele parece estar muito distante. E, não obstante, ele já está aqui, na verdade, servindo-nos já como orientação benigna no caminho a seguir. Sigamos juntos o caminho que a verdade nos indica. E sejamos os guias de nossos irmãos que buscam o caminho mas não o encontram.

3. E dediquemos nossas mentes a este objetivo, orientando todos os nossos pensamentos para servirem à função da salvação. Perdoar o mundo é o objetivo que nos foi dado. É esta a meta que Deus nos deu. É d'Ele o final que buscamos para o sonho, e não nosso próprio final. Pois tudo aquilo que perdoarmos não deixaremos de reconhecer como parte do Próprio Deus. E dessa forma Sua memória nos é devolvida perfeita e completamente.

4. É nossa função lembrar d'Ele na terra, da mesma forma que, na realidade, nos é dado ser Sua Própria completude. Assim não nos esqueçamos de que nossa meta é compartilhada, pois é esta lembrança que contém a memória de Deus e que indica o caminho para Ele e para o Céu de Sua paz. Não devemos pois perdoar nosso irmão que pode oferecer isso para nós? Ele é o caminho, a verdade e a vida que nos mostra o caminho. Nele está a salvação, que nos é oferecida pelo perdão que damos a ele.

5. Não terminaremos este ano sem a dádiva que nosso Pai prometeu a Seu Filho santo. Estamos perdoados agora. E estamos salvos de toda a ira que pensávamos pertencer a Deus e que descobrimos ser um sonho. Fomos devolvidos à sanidade, na qual compreendemos que a raiva é insana, o ataque é louco e a vingança simplesmente uma fantasia tola. Estamos salvos da ira porque aprendemos que estávamos equivocados. Nada mais do que isso. E um pai fica bravo com seu filho porque ele deixa de entender a verdade?

6. Vimos a Deus com honestidade e dizemos que não entendemos, e pedimos que Ele nos ajude a entender Suas lições, pela Voz de Seu Próprio Professor. Ele feriria Seu Filho? Ou Se apressaria a atendê-lo e a dizer: "Este é Meu Filho e tudo o que Eu tenho e dele"? Fica certo de que Ele responderá deste modo, pois estas são Suas Próprias palavras para ti. E mais do que isso ninguém jamais pode ter, pois nestas palavras está tudo o que existe, e tudo o que existirá ao longo de todo o tempo e na eternidade.

*

Vamos, então, às lições com cujas práticas vamos encerrar o ano.

LIÇÕES 361 a 365

Quero Te dar este instante santo.
Fica Tu no comando. Pois eu quero Te seguir,
na certeza de que Tua orientação me dá paz.

1. E se eu precisar de uma palavra para me ajudar, Ele a dará a mim. Se eu precisar de uma ideia, esta Ele também me dará. E, se eu só precisar de serenidade e de uma mente tranquila e aberta, estas serão as dádivas que receberei d'Ele. Ele está no comando por minha solicitação. E Ele me ouvirá e me responderá, porque Ele fala por Deus, meu Pai, e por Seu Filho santo.

2 comentários:

  1. *

    Que texto mais lindo Moisés...
    vc como sempre tão acertado em suas explanações

    E creio que a colaboração do Cassio, também vem a se somar com esse texto de hoje, sobre nossa dificuldade de nos identificarmos não só em nós mesmos, mas não somente em nós, mas também como "no outro" que vemos fora de nós, e que nos serve de espelho, que é o nosso irmão, nos dando a oportunidade de nos "vermos" através dele, e a partir dessa disposição de nos vermos nele, entender que este outro não existe, e que tudo não passa de uma extensão ou projeção de mim mesmo e de minhas crenças equivocadas.

    E que todos esses outros são projetados
    " a minha frente" apenas para que eu possa
    "me ver", com as múltiplas personalidades
    que criamos dentro de nós, cada uma para
    uma situação e mesmo que aparentemente ou conscientemente não "exerçamos" a característica que julgamos ruim no outro,
    a capacidade de sermos exatamente como ele, existe dentro de nós, e que só bastaria que estivéssemos na mesma situação ou sob as mesmas condições do " outro'" para que fizéssemos exatamente como ele. O que nos torna "um" com ele, e a minha necessidade de cura, a mesma da dele.

    O que quer dizer, que a "potencialidade" de sermos "ele" está em mim, e quando ele se apresenta a mim, está apenas refletindo esse meu próprio potencial, para que eu o reconheça e a partir do "reconhecimento'" de mim mesmo nele, possa então me perdoar e me "curar", e me perdoando e curando, eu "o" perdôo e o curo também.

    E é assim que curamos o mundo a nossa volta. Nos curando de nossas crenças sobre o "outro" pela disponibilidade de não julga-lo e sobretudo de perdoar... não apenas a ele, mas a nós mesmos, por julga-lo, acreditado que "ele" seja separado de nós com suas qualidades ou defeitos.

    O que nos mostra que somos também, qualquer um dos "outros" que vemos fora de nós, e que normalmente julgamos separados de nós, desperdiçando a oportunidade de nos "identificarmos" em nossas crenças equivocadas como a separação, baseada no medo e nas criações deste, dificultando olha-las de frente, para que possamos cura-las.

    E como bem diz Moisés, a partir de " nossa disponibilidade" de " entregar " a Ele o ES,
    a Voz de Deus em nós, para que nos encaminhe a essa cura da crença no pecado, do meu e no do meu irmão, ou no do mundo, e que faz desse nosso mundo do tempo, parecer tão feio e inseguro e perigoso, é que seremos orientados em nossos corações e pensamentos para que sirvamos à função da salvação.

    Pois nos curando,poderemos ver o "que eu sou " realmente, e o que é esse meu irmão que eu julgo e condeno.....
    apenas o Filho Santo de Deus, no Amor de Deus pois esta, é a única realidade, a única que cura, a única que devemos buscar, para encontrar o caminho final que o Próprio Deus Estabeleceu para nós... nessa Unicidade...
    A Verdadeira Paz ... N'Ele !

    Obrigada a todos..... sempre !

    ( É mesmo... KD Nina ??? )

    Bençãos e Bençãos.....

    Carmen.

    ResponderExcluir
  2. Carmen,
    vc estrapolando o conteudo, adorei.
    Pois eh kd Nina? vou publicar um anuncio no estadao....
    Bjs pro ce querida Thiago e Feliz Ano Novo a voce e a todos.
    Nao vou comentar o texto de hoje, pois o Moises tambem se superou e nao quero acrescentar nada....esta perfeito.
    Meu abraco a todos. Moises Feliz Ano Novo.
    Cassio dos Reis

    ResponderExcluir