domingo, 28 de junho de 2009

Para aprender a mudar o mundo

Ninguém esqueceu da lição de hoje, não? Só para lembrar, ela não depende - pelo menos acho que não deve depender - da postagem ou não deste blogue. Mas vamos lá... A lição 179, deste dia 28 de junho, nos traz de volta as lições 167 e 168, a cujas ideias vamos acrescentar o pensamento: Deus é só Amor e, portanto, eu também. Antes e depois de usar as ideias que revisamos, para começar e para terminar nosso dia e nossa prática.

Assim:

Deus é só Amor e, portanto, eu também.

1. (167) Só existe uma vida e eu a compartilho com Deus.

Deus é só Amor e, portanto, eu também.

2. (168) Tua graça me é dada. Eu a reivindico agora.

Deus é só Amor e, portanto, eu também.

Lembremo-nos de que com esta revisão nos aproximamos rapidamente do objetivo que o Curso nos propõe. O aprendizado de como mudar o mundo, aprendendo a mudar nossa forma de pensar a respeito dele e de tudo o que há nele. A olhar para o mundo e para tudo o que há nele de modo diferente. A partir da visão de Cristo. A visão amorosa.

4 comentários:

  1. UAU! Sobre o filme que a Duda falou, assistimos hoje é FANTÁSTICO. Vou te levar na terça, ok?
    Bj

    ResponderExcluir
  2. PS: Esqueci de dizer que lembramos sim da lição e só falamos MUITO sobre o filme pque tem tudo a ver com o ensinamento do UCEM. Bj

    ResponderExcluir
  3. Oi Moisa,
    Obrigada por esclarecer minha estorinha, muitas vezes percebo de como certas crencas estao enraizadas em mim, ainda bem q nao estou so.
    Tomei a liberdade de copiar aqui uma pte do Capitulo 7 (tesxto) do livro.
    Achei q tambem tem haver com essa passagem.
    Tudo veio num momento apropriado.

    Quando eu disse “Es-tou contigo sempre” literalmente quis dizer isso. Não me ausento de ninguém em nenhuma situação. Como eu estou sempre contigo, tu és o caminho, a verdade e a vida. Não fizeste esse poder, assim como eu também não o fiz. Ele foi criado para ser compartilhado e, por conseguinte, não pode ser percebido de forma significativa se atribuído a qualquer pessoa em detrimento de outra. Tal percepção faz com que ele seja sem significado por eliminar ou deixar de ver o seu único e real significado.
    2. O significado de Deus espera no Reino, porque é onde Ele o colocou. Não espera no tempo. Meramente descansa no Reino, porque lá é o seu lugar assim como o teu. Como é possível que tu, que és o significado de Deus, percebas a ti mesmo como se estivesses ausente dele? Só podes ver a ti mesmo como se estives-ses separado do teu significado, vivenciando-te como irreal. É por isso que o ego é insano: ensina que tu não és o que és. Isso é tão contraditório que é claramente impossível. Essa é, portanto, uma lição que não podes realmente aprender e, portanto, não podes realmente ensinar. Porém, estás sempre ensinando. Por conseguinte, tens que estar ensinando alguma outra coisa, mesmo que o ego não saiba o que é. O ego, então, está sempre sendo desfeito e suspeita dos teus motivos. A tua mente não pode ser unificada em aliança com o ego, porque a mente não pertence a ele. Assim sendo, o que é “traiçoeiro” para o ego é fiel à paz. O “inimigo” do ego é, portanto, teu amigo.
    3. Eu já disse que o amigo do ego não é parte de ti, porque o ego se percebe em guerra e, portanto, neces-sita de aliados. Tu, que não estás em guerra, tens que procurar irmãos e reconhecer como irmãos todos aqueles que vês, porque só os iguais estão em paz. Como os Filhos iguais de Deus têm tudo, não podem competir.
    No entanto, se percebem qualquer um de seus irmãos como qualquer outra coisa que não seja seus iguais perfeitos, a idéia de competição entra em suas mentes. Não subestimes a tua necessidade de ser vigilante contra essa idéia, porque todos os teus conflitos vêm dela. Essa é a crença em que interesses conflitantes são possíveis e, portanto, tu aceitaste o impossível como verdadeiro. Isso é diferente de dizer que perce-bes a ti mesmo como irreal?
    4. Estar no Reino é meramente enfocar toda a tua atenção nele.
    Enquanto acreditares que podes tratar do que não é verdadeiro, estás aceitando o conflito como tua esco-lha. É realmente uma escolha? Parece ser, mas a aparência e a realidade dificilmente são a mesma coisa. Tu que és o Reino não estás preocupado com aparências. A realidade é tua porque és realidade. E assim que ter e ser em última instância se reconciliam, não no Reino, mas na tua mente. Lá, o altar é a única realidade. O altar está perfeitamente claro no pensamento, porque é um reflexo do Pensamento perfeito. A tua mente certa vê só irmãos, porque só vê na sua própria luz.
    5. O próprio Deus iluminou a tua mente e a mantém iluminada pela Sua Luz porque a Sua Luz é o que é a tua mente. Isso está totalmente além do questionamento e quando o questionas, és respondido. A Res-posta simplesmente desfaz a questão estabelecendo o fato de que questionar a realidade é um questio-namento sem significado. E por isso que o Espírito Santo nunca questiona. Sua única função é desfazer o questionável e, assim, conduzir à certeza. O que estão certos são perfeitamente calmos porque não estão em dúvida. Não levantam questões porque nada de questionável entra em suas mentes. Isso os mantém em perfeita serenidade, porque isso é o que compartilham, conhecendo o que são

    ResponderExcluir
  4. É isso aí, Dani... Por isso falo tanto a respeito da atenção [vigilância]. Aquilo a que, como já comentei, Gurdjieff se referia como o "lembrar-se de si", dizendo que passamos 99 por cento, quem sabe mais até do que isso, dormindo, mesmo no estado dito de vigília, quando pensamos estar acordados. O Curso também insiste bastante acerca da necessidade do "vigiar". De que outro modo poderíamos identificar os equívocos do ego, a não ser com toda a nossa atenção focalizada apenas no que é verdadeiro?
    Enquanto nos pre-ocuparmos e ocuparmos a maior parte do nosso tempo com o mundo de ilusões que o ego cria, não teremos tempo para nos ocuparmos do que somos. Para ser simplesmente o que somos. Aí é quando podemos nos sentir separados. Uns dos outros e de Deus. Mas só na ilusão.
    Obrigado por compartilhar.

    ResponderExcluir