segunda-feira, 1 de junho de 2009

Aprendendo a verdadeira humildade

Neste dia 1º de junho temos mais uma vez a oportunidade de tomar a decisão do Céu. Pois, de acordo com o que nos diz a lição 152, O poder de decisão é meu. Todos nós sabemos disso, embora procuremos a maior parte do tempo acreditar que não somos totalmente responsáveis por tudo o que nos acontece na vida. Embora prefiramos grande número do vezes pensar que a responsabilidade por determinada situação que vivemos não foi inteiramente nossa.

Entretanto, o ensinamento que o Curso nos oferece, principalmente na lição de hoje, é muito claro. Ele diz que ninguém pode sofrer perda a não ser por uma decisão pessoal; ninguém pode ter a experiência da dor, exceto por escolha pessoal. Diz mais, que ninguém pode se sentir aflito, com medo, ou pensar que está doente, a menos que sejam estes os estados que busca. Mais ainda: ninguém pode experimentar a morte sem o próprio consentimento. O que significa dizer que tudo o que acontece na vida de alguém é apenas a representação de seus próprios desejos e nada daquilo que ele escolher deixará de acontecer. Este é o mundo que vivemos, porque é o mundo que criamos. E nesta lição o Curso nos apresenta todos os detalhes dele, de nossa aparente realidade e a única possibilidade da salvação.

Basta que acreditemos que "a salvação é o reconhecimento de que a verdade é verdadeira e de que nada mais é verdadeiro". Pois "a verdade não pode ter opostos". Acreditar que somos nós que fazemos o mundo e reconhecer o que temos feito é a verdadeira humildade. Reconhecer que a maior parte do tempo não sabemos o que fazemos e aceitar que "o poder de decisão é nosso", decidindo-nos a aceitar nosso legítimo lugar de co-criadores do universo, vai fazer desaparecer tudo o que pensamos ter criado de forma equivocada.

A lição de hoje nos convida a praticar a humildade que tem origem na verdade, que admite seu poder, sua imutabilidade, sua integridade eterna que abrange tudo, a dádiva perfeita de Deus para Seu Filho amado. Praticamos durante cinco minutos ao iniciar o dia o seguinte pensamento:

O poder de decisão é meu. Neste dia aceitarei a mim mesmo como aquilo que a Vontade de meu Pai me criou para ser.
Em seguida fazemos silêncio para ouvir a Voz por Deus. Esperamos ouvi-Lo também a cada hora, convidando-O com o mesmo pensamento com o qual vamos também terminar nosso dia.

Um comentário:

  1. Nossa! Dei uma bobeada e me perdi nas lições pois não sei porque achei que esta fosse a lição de amanhã, então passei o dia praticando a de ontem, tudo bem, aninda bem que li o blog!
    Amanhã estudo a certa e vou reler as duas para quem sabe descobrir o que de verdade eu tinha que rever ou não.
    Queria ter escrito no final de semana mas me enrolei (literalemnte) já que até errei a lição, rs...
    Obrigada!
    Bjs

    ResponderExcluir