sexta-feira, 5 de junho de 2009

"Quem caminha comigo?"

"Quem caminha comigo?"

De acordo com o que nos diz o final do texto que introduz a lição 156, para este dia 5 de junho, esta é a pergunta que devemos fazer mil vezes por dia, até a certeza vir pôr fim a todas as dúvidas e fundar a paz que dura para sempre. Pois a ideia, Eu caminho com Deus na santidade perfeita, que o Curso nos oferece para as práticas de hoje, responde clara e definitivamente Quem nos acompanha em nossa jornada por este mundo.

A ideia de hoje é apenas a declaração da "simples verdade que torna impossível o pensamento de pecado", que assegura não haver "nenhuma causa para a culpa", que, por ser infundada, não existe. Isso é simplesmente uma decorrência do pensamento básico a que o livro texto se refere inúmeras vezes: "pensamentos não deixam sua fonte". Poderíamos, então, andar sozinhos pelo mundo, separados de Deus, de nossa Fonte, se isso for verdadeiro?

A lição nos diz: Não somos incoerentes nos pensamentos que apresentamos em nosso currículo. A verdade tem de ser verdadeira do início ao fim, se ela for verdadeira. Ela não pode se contradizer nem estar incerta em algumas partes e certa em outras. Tu não podes andar pelo mundo separado de Deus porque não poderias existir sem Ele. Ele é aquilo que tua vida é. Aonde estiveres Ele está. Há uma só vida. Esta vida tu compartilhas com Ele. Nada pode estar separado d'Ele e viver.

E mais: ... aonde Ele está tem de existir tanto santidade quanto vida. Nenhuma de suas características deixa de ser compartilhada por tudo o que vive. Aquilo que vive é tão santo quanto Ele Mesmo, porque aquilo que compartilha Sua vida é parte da Santidade e não poderia ser mais pecaminoso do que poderia o sol escolher ser de gelo, o mar decidir estar separado da água ou a grama crescer com as raízes suspensas no ar.

E continua: Há uma luz em ti que não pode se apagar, cuja presença é tão santa que todo o mundo é santificado por causa de ti. Todas as coisas vivas te trazem oferendas e as depositam a teus pés com gratidão e alegria. O perfume das flores é sua oferenda para ti. As ondas se curvam diante de ti e as árvores estendem seus galhos para te proteger do calor e depositam suas folhas no chão diante de ti para que possas caminhar na maciez, enquanto o vento amaina em um sussurro em volta de tua cabeça santa.

Adiante: É a luz em ti que o universo anseia ver. Todas as coisas vivas ficam em silêncio diante de ti, porque reconhecem Aquele que anda contigo. A luz que carregas é delas. E, assim, elas veem sua santidade em ti, saudando-te como salvador e como Deus. Aceita a reverência delas, porque ela se deve à Própria Santidade que anda contigo, transformando, em Sua luz benigna, todas as coisas a Sua semelhança e a Sua pureza.

Enfim: É deste modo que a salvação funciona. Quando recuas, a luz em ti avança e abarca o mundo. Ela não anuncia o fim do pecado no castigo e na morte. O pecado se vai na leveza e no riso, porque se vê sua bizarra insensatez. Ele é um pensamento tolo, um sonho bobo, não amedrontador, ridículo talvez, mas quem desperdiçaria um instante de aproximar-se do Próprio Deus por um capricho tão absurdo?

Abandonemos, pois, as dúvidas hoje, aceitando a resposta que Deus nos dá para a pergunta: "Quem caminha contigo?" Pratiquemos do mesmo modo como fizemos nos dias anteriores utilizando as seguintes palavras:

Eu caminho com Deus na santidade perfeita.
Eu ilumino o mundo, ilumino minha mente e
todas as mentes que Deus criou unas comigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário