terça-feira, 16 de junho de 2009

Para conhecer a Fonte da vida

Neste dia 16 de junho, a lição 167 nos apresenta a ideia: Só existe uma vida e eu a compartilho com Deus. E ela já começa dizendo que "não existem tipos diferentes de vida", pois a vida, como a verdade, "não tem graduação". Vida "é a única condição na qual tudo o que Deus criou compartilha" e "igual a todos os Seus Pensamentos", ela "não tem nenhum oposto". Tudo o que existe compartilha a mesma vida da forma que Deus a criou.

Neste mundo, porém, acreditamos que parece haver um estado que é o contrário da vida. Um estado a que chamamos de morte. Um estado, uma ideia, que, conforme já vimos, assume muitas formas. Pesar, perda, ansiedade, sofrimento, dor e mesmo um simples suspiro de cansaço ou um leve desconforto, ou ainda o menor olhar de reprovação, tudo isso é indício de que admitimos a possibilidade da morte. A "única ideia subjacente a todos os sentimentos que não são extremamente felizes". O alarme a que reagimos de qualquer maneira que não seja a alegria perfeita.

E a lição continua: "Tu pensas que a morte é do corpo. Porém ela é só uma ideia, irrelevante àquilo que é visto como físico. Um pensamento está na mente. Ele pode, então, ser aplicado da forma que a mente o orientar. Mas é na sua origem que ele tem de mudar, se acontecer a mudança. As ideias não deixam sua fonte. A ênfase que este curso dá a esta ideia se deve a sua condição fundamental em nossas tentativas de mudar teu modo de pensar acerca de ti mesmo. Ela é a razão pela qual podes curar. Ela é a causa da cura. Ela é o porquê de não poderes morrer. A verdade dela te estabeleceu como um com Deus".

Tudo isso nossa prática de hoje nos oferece. A ideia de que a morte representa apenas um pensamento equivocado de que podemos, de alguma forma, estar separados de Deus. A certeza de que a morte não pode vir da vida, porque "as ideias permanecem unidas a sua fonte" e "podem estender tudo o que sua fonte contém". O contrário da vida só pode ser outra forma de vida. Uma mudança na forma apenas.

E mais. A ideia de que "aquilo que parece ser o contrário da vida está apenas dormindo". Pois "quando a mente escolhe ser o que não é e adotar um estranho poder que não tem, um estado estranho no qual não pode entrar, ou uma condição falsa que não esteja dentro de Sua Fonte, ela apenas parece ir dormir por algum tempo". Durante este período, ela "sonha com o tempo; um intervalo em que o que parece acontecer nunca acontece, as mudanças forjadas são inconsistentes e todos os acontecimentos não estão em parte alguma. Quando a mente acorda, ela apenas continua a ser tal como sempre foi".

Por isso, nossa prática hoje nos orienta a sermos filhos da verdade e a não negarmos nossa herança sagrada. A não pedirmos a morte de forma alguma hoje. A nos esforçarmos para manter em nós o lar sagrado de Deus como Ele o estabeleceu e quer que ele seja para toda a eternidade. A deixarmos que Ele seja o Senhor de nossos pensamentos hoje. Assim, vamos compartilhar uma única vida, porque só temos uma Fonte, a Fonte da qual nos chega a perfeição, que permanece sempre nas mentes santas que Deus criou perfeitas. Assim, vamos perceber que "da mesma forma que fomos, também somos agora e seremos para sempre". Vamos aprender que "a mente desperta é aquela que conhece sua Fonte, seu Ser, sua Santidade".

4 comentários:

  1. Obrigada, hoje tenho estado " em baixo", esta lição veio mm para me dar força.

    ResponderExcluir
  2. Oi Moisa, sumi um por um periodo pq o PC pifou.
    Agora esta de volta e hj lendo esta licao tive uma sensacao q ja tive antes, coisa de crianca, vamos la.
    Qdo olho pro ceu e vejo as estrelas imagino uma conexao entre nos e penso q Deus esta muito alem do que penso aqui.
    Somos particulas de estrelas q vieram parar aqui por alguma razao, e nos esquecemos disso e passamos a acreditar no corpo, separacao, pecado morte, etc...
    E existe um poder em nos q e essa pureza essa verdade q esta encoberta pelo ego q de algum modo nos chama atencao para pararmos e simplesmente contemplar o nada a essencia o q na verdade somos. E tudo funciona como ciclo como uma arvore q seca e aduba o solo para outras nascerem, e qdo as outras particulas lembrarem q sao particulas de estrelas voltaremos a brilhar no ceu como um todo.
    Bom acho q estou viajando aqui acabei criando um conto mas gosto dele gosto de pensar q somos particulas de estrela e q este corpo e simplesmente um meio de comunicacao.
    "So existe uma vida e eu a compartilho com Deus"
    Desculpe as falhas de portugues.
    Um bj
    Dani

    ResponderExcluir
  3. Oi Moises, essa licao veio no dia certo.. ontem tive a noticia que perdi um primo, vitima da violencia no Brasil, e nao e facil quando a familia esta longe. Obrigada por fazer desse blog nao apenas um blog, mas por escrever o que vc sente, e que as vezes e o que precisamos!
    Um Grande beijo, Cris

    ResponderExcluir
  4. Ora, vivas... que bom ver que vocês ainda estão por aqui, Welwitschia, Dani e Cristiane. Melhor ainda é receber a notícia de que a lição tocou no ponto e serviu para trazer conforto, quiçá alegria e paz. E força.
    O que acho mais maravilhoso no UCEM é que ele fala a cada um de nós a linguagem que podemos entender em cada momento, dizendo-nos o que precisamos ouvir em todos os momentos que nos voltamos para ele de olhos,ouvidos, mentes e corações abertos. Não está nisto a prova de que é o Espírito falando conosco? A prova de que é o Espírito falando a nosso espírito, àquilo que somos verdadeiramente?
    É claro que pensamos poder nos afastar da Fonte, mas isso é pura ilusão. De verdade, estamos ligados a tudo o que existe. Pois a vida é uma só. E abrange muito mais do que apenas aquilo que vemos com os olhos do corpo. E que engloba até mesmo as estrelas.
    Obrigado por seus comentários.

    ResponderExcluir