sexta-feira, 19 de junho de 2009

Um tempo dedicado ao Amor

Eis-nos, neste dia 19 de junho, chegando à lição de número 170. Um marco, sem dúvida. Vocês não acham? Afinal, há pessoas que dizem não conseguir passar das primeiras cinco ou dez lições do Curso. Quer reconheçamos, quer não, chegar até aqui significa que pelo menos uma vez em cada um dos últimos 170 dias, dedicamos alguns momentos a Deus, voltando-nos para nós mesmos e para o que somos. Um feito e tanto, não é mesmo? Sejamos gratos!

A lição de hoje diz: Não há crueldade em Deus e nem em mim. E é apenas isso que o Curso busca nos ensinar desde seu início. Para desaprendermos - ou para pormos em dúvida, ao menos - tudo aquilo que o mundo nos ensinou e continua a nos ensinar. Pois, com ele, aprendemos a ter medo de um deus cruel. Um deus que ainda obedece à antiga regra do "olho por olho, dente por dente". Um mandamento que Jesus veio modificar, ensinando-nos a substituí-lo por "amai-vos uns aos outros assim como eu vos amo". Ou ensinando-nos que precisamos amar o outro como a nós mesmos.

A lição de hoje é suficiente para nos fazer andar muito mais rapidamente pelo caminho que escolhemos trilhar a convite do UCEM, o de nos voltarmos para nós mesmos e, com isso, voltarmos ao convívio do Pai. Porque ela ensina o seguinte:

Tu crias aquilo de que te defendes e, pela tua própria defesa, ele se torna real e inevitável. Depõe tuas armas e só então perceberás que ele é falso.

Lembram da lição 135? Se me defendo, sou atacado. Isto é a mesma coisa dita de outra forma, com o acréscimo daquela ideia, que já aprendemos, segundo a qual sou eu quem cria o mundo que vejo, com tudo o que há nele. Não há como ser de outra maneira. Ou não lhes parece que, se este mundo fosse criado por alguém fora de nós mesmos, ele seria visto por todos do mesmo jeito? Parece tão óbvio, não? Tão simples. O que nos impede de acreditar que somente nossos próprios pensamentos podem nos ferir, como diz outra das lições? O ego! O que nos faz pensar que existe alguma coisa fora de nós? Um mundo? O ego!

O ego, no entanto, não passa de uma ilusão. Uma ilusão cuja base está na crença de que é possível que qualquer coisa exista separada de Deus. E isto é impossível! Não existe nada fora de Deus. Nem nada fora do Amor, que é a única coisa que existe, na verdade. Por isso, a lição de hoje nos convida a olhar de forma imparcial a este deus cruel que aprendemos com o mundo. Um deus que "não pode fazer nada". Um deus cujo poder "não precisamos desafiar", porque "ele não tem nenhum". É apenas um ídolo criado pelo ego, assim como todos os ídolos.

E ela nos lembra também do último dos obstáculos à paz, de que trata o livro texto, "o mais difícil de se acreditar que não seja nada", por se tratar de "um obstáculo ilusório com aparência de um bloco sólido, impenetrável, amedrontador e impossível de ser sobrepujado"... "o medo do Próprio Deus". No entanto, a escolha que fazemos hoje, a partir de nossa prática, é segura. Porque escolhemos olhar pela última vez para este ídolo de pedra e decidimos não chamá-lo mais de deus. E escolhemos olhar para o mundo de modo diferente. Escolhemos olhá-lo com a visão de Cristo, que nos foi restituída pela nossa escolha.

Agora podemos ficar em paz para sempre. Nossa voz pertence a Deus e repete a d'Ele. Nós O escolhemos em lugar dos ídolos e recebemos e aceitamos de novo a graça que nos dá o Criador da Vida. Escolhemos o amor em lugar do medo. E praticamos nossa escolha com uma oração.

Pai, somos iguais a Ti. Nenhuma crueldade habita em nós, porque não há nenhuma em Ti. Tua paz é nossa. E nós abençoamos o mundo com aquilo que recebemos de Ti somente. Escolhemos de novo e fazemos nossa escolha por todos os nossos irmãos, sabendo que eles são um conosco. Trazemos Tua salvação a eles do mesmo modo que a recebemos agora. E damos graças por eles que nos tornam completos. Vemos Tua glória neles e neles encontramos Tua paz. Somos santos porque Tua Santidade nos liberta. E damos graças. Amém.

2 comentários:

  1. Obrigado... muito inspirador, o que é de fato que importa. Vejo ainda que o mundo nos ensinar a enxergar o todo impiedoso deus egóico, nos induz a enxergar a face desse deus mesquinho em nossos irmãos, e como no fundo sabemos que temos todos uma mesma face,nos sentimos julgados e julgadores. Parce tão fácil não? Bastaria mudar o enfoque com que percebemos a face de nossos irmãos; de "deus" para Deus, parece...

    ResponderExcluir
  2. Eu é que agradeço, Walter. É bem verdade o que você diz. Parece fácil. Porém, eu comentava com um grupo para o qual faço a leitura nas quartas-feiras, que, se ao menos nos lembrássemos a todo momento em que precisamos fazer uma escolha, refletindo profundamente o sentido da ideia da lição 126, que diz: Tudo o que dou é dado a mim mesmo, sem dúvida alguma evitaríamos muitos dos equivocos que cometemos.
    E, ainda de acordo com o que você diz em seu comentário, é exatamente isso que o Curso nos propõe o tempo inteiro, que mudemos nosso modo de olhar para o mundo, que busquemos olhá-lo, e a tudo o que há nele, a partir da visão do Cristo.
    Basta isso para que tudo mude.
    Simples, não? Fácil? Não! Mas possível.
    Obrigado por comentar.

    ResponderExcluir