terça-feira, 9 de junho de 2009

Para nos reconhecermos

Continuamos hoje a praticar conforme as orientações das lições mais recentes. Isto é, dedicamos tanto tempo quanto possível aos exercícios da ideia que a lição do dia nos oferece, buscando nos colocar à disposição da Voz por Deus, desejosos de ouvi-La e de seguir Sua orientação para trilhar o caminho da alegria e da felicidade perfeitas, que são a Vontade de Deus para nós. Para nos reconhecermos.

A lição de número 160, deste dia 9 de junho, nos põe em contato com o seguinte: Estou em casa. O medo é o estranho aqui. Uma ideia dividida em duas partes que se complementam e que nos convida a pensar acerca do papel que nos cabe cumprir neste mundo aparentemente separado dos caminhos do amor. Sim! Porque, em geral, este é um mundo que nos dá medo. E, "o medo é um estranho aos caminhos do amor". E, ao nos identificarmos com o medo, passamos a ser estranhos para nós mesmos, para aquilo que somos, para a substância da qual fomos criados: o amor.

A lição de hoje afirma que "quem tem medo apenas nega a si mesmo", nega aquilo que, de fato, é. E equivocado a respeito de seu lugar legítimo, sem saber quem é, pensa "que não é ele mesmo e que seu lar lhe foi negado". O que lhe resta buscar? O que pode encontrar em sua busca? "Um estranho para si mesmo não pode achar nenhum lar, não importa onde procure, pois tornou impossível voltar. Seu caminho está perdido, a não ser que um milagres venha descobrí-lo para lhe mostrar que ele já não é nenhum estranho", diz a lição. E afirma que "o milagre virá", pois aquilo que ele é, na verdade, "permanece em sua casa".

Nossa prática hoje é apenas agradecer "que Cristo tenha vindo ao mundo procurar aquilo que Lhe pertence". Pois a visão d'Ele "não vê nenhum estranho, mas vê os Seus e Se une a eles com alegria. Eles O veem como um estranho [apenas] porque [ainda] não reconhecem a si mesmos. Porém, quando O acolhem, lembram. E Ele, mansamente, os conduz, mais uma vez, para casa, onde é seu lugar".

E lembrar que "Cristo não esquece ninguém. Ele não deixa de ter dar nem sequer um só para te lembrares, a fim de que teu lar possa ser tão completo e perfeito conforme foi criado. Ele não te esqueceu. Mas tu não te lembrarás d'Ele enquanto não olhares para todos do modo que Ele olha. Aquele que nega seu irmão O nega, e deste modo, se recusa a aceitar a dádiva da visão pela qual seu Ser é reconhecido claramente, seu lar lembrado e a salvação chega".

Nenhum comentário:

Postar um comentário