quinta-feira, 11 de junho de 2009

O pensamento que salva o mundo inteiro

Neste dia 11 de junho, com a lição 162, voltamos a uma ideia que o Curso faz questão de que, de fato, aprendamos. Uma ideia na qual precisamos acreditar para caminhar com mais segurança em direção à salvação: a nossa, pessoal, e a do mundo inteiro. A ideia é aquela com que todos os que fazem os exercícios já devem estar acostumados, uma vez que já a praticamos mais de uma vez, sem contar as revisões. Eu sou como Deus me criou.

Já sabemos que está é "a única ideia que traz a salvação completa, a única declaração que faz com que todas as formas de tentação não tenham nenhum poder, o único pensamento que silencia e desfaz inteiramente o ego", de acordo com nosso primeiro contato com a ideia.

Sabemos também que este único pensamento seria suficiente para nos salvar e a todo o mundo, se acreditássemos de fato que ele é verdadeiro. Acreditar na veracidade dele significa acreditar que não fizemos nenhuma mudança em nós que possa ser real e nem mudamos o universo de forma tal que o que Deus criou possa ter sido "substituído pelo medo e pelo mal, pela miséria e pela morte".

Este único pensamento é suficiente também para nos permitir a completa correção de nossa mente e para nos dar a visão perfeita que vai curar todos os equívocos que qualquer mente possa ter cometido em qualquer tempo e lugar. Ela basta para curar o passado e tornar livre o futuro, ao mesmo tempo em que basta para permitir que o presente seja aceito tal qual é. Permitindo que o tempo seja apenas o meio pelo qual todos podemos aprender a escapar do tempo e de todas as mudanças que ele parece trazer ao passar.

Mantido na mente com firmeza, este único pensamento salva o mundo. E o Curso nos diz que "estas palavras são sagradas, pois são as palavras que Deus deu em resposta ao mundo que fizeste. Ele desaparece por meio delas e todas as coisas vistas dentro de suas nuvens sombrias e ilusões nebulosas somem quando estas palavras são pronunciadas. Pois elas vêm de Deus".

Hoje nossa prática se faz de modo simples, "pois as palavras que usamos são poderosas e não precisam de nenhum pensamento além de si mesmas para mudar o modo de pensar de quem as usa... não há nenhum sonho que elas não dissipem, nenhum pensamento de pecado e nenhuma ilusão que o sonho contenha que não se desvaneça diante de seu poder". Assim, vamos lhes dar, com a maior boa vontade possível, como nas últimas lições que praticamos, todo o tempo de que dispusermos, esperando apenas que elas nos mostrem a luz para abençoar o mundo, reconhecendo o Filho de Deus em cada um dos que cruzarem nosso caminho e reconhecendo que ainda somos como Deus nos criou.

Um comentário:

  1. Eu sou como Deus me criou, realmente esse pensamento nós leva à paz e a confirmação de quem nós somos.

    Bjs

    ResponderExcluir