sexta-feira, 12 de junho de 2009

Liberdade para renunciar à morte

A lição 163, deste dia 12 de junho, afirma: Não há morte. O Filho de Deus é livre. Uma ideia a respeito da qual precisamos refletir bastante, vocês não acham? Ou todos acreditamos nisto? Queremos acreditar?

Uma das mensagens recentes que recebi do site de Neale Donald Walsch, o autor da trilogia Conversando com Deus, entre outros livros, diz o seguinte: "Neste dia de tua vida, caro amigo, Deus quer que saibas... que, quando uma pessoa amada deixa o corpo, isso é uma razão para uma alegria especial e genuína.

"Pode ser difícil experimentar esta alegria a respeito da morte de uma pessoa amada e a tristeza é tanto perfeitamente natural quanto "correta". Fica ciente disso, porém: a pessoa amada está celebrando o Dia da Continuidade. Esta é experiência mais gloriosa que alguém pode imaginar. É, verdadeiramente, o Céu!

"E há mais isto: tu vais te reunir novamente com a alma dessa pessoa amada. Vocês nem ao menos agora ficarão separados, porque a Essência dela voa em tua direção a cada pensamento que diriges a ela. Eu não te diria isto se não fosse verdade".

Isso deveria bastar para a nossa reflexão, mas o exercício de hoje quer nos lembrar ainda de que a morte pode se apresentar sob várias formas: tristeza, medo, ansiedade ou dúvida, raiva, falta de fé e de confiança, preocupação com o corpo, inveja e todas as formas em que o desejo de sermos como não somos possa vir a nos tentar. Para o ensinamento do Curso, "todos estes pensamentos são apenas reflexos da adoração da morte como salvadora e doadora da liberdade", um equívoco do sistema de pensamento do ego.

De fato, só "os adoradores da morte podem ter medo". E é isto que precisamos aprender, e para isso nossa prática hoje tem de servir: para mostrar ao mundo que a morte não existe, para renunciar a ela sob qualquer forma, para a salvação do mundo e para nossa própria salvação. Se "Deus não criou a morte", ela só pode ser uma ilusão. Por isso nossa prática toma a forma de uma oração, para que possamos olhar adiante da morte e ver a vida que está, além da ilusão, em todos e em toda parte.

Pai nosso, abençoa nossos olhos hoje. Somos Teus mensageiros e queremos ver o reflexo glorioso de Teu Amor que brilha em todas as coisas. Só em Ti vivemos e nos movemos. Não estamos separados de Tua vida eterna. A morte não existe, porque a morte não é Tua Vontade. E nós habitamos aonde Tu nos colocaste, na vida que compartilhamos Contigo e com todas as coisas vivas, para ser igual a Ti e parte de Ti para sempre. Aceitamos Teus Pensamentos como nossos e nossa vontade é una com a Tua eternamente. Amém.

2 comentários:

  1. As vezes estamos mortos pensando que estamos vivos, quando não temos alegria e paz na verdade é isso o que acontece, estamos caminhando mortos pela vida.
    A vida apenas deixa de ser morte quando vivemos com alegria, leveza e paz, esse é o verdadeiro sentido da vida.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá, estive sem fazer comentários nestes últimos dias, mas estou acompanhando o blog e fazendo os exercícios com afinco e grata por este espaço e pela possibilidade de com a prática dos exercícios, lembrar de ver as coisas de modo diferente. Bjs

    ResponderExcluir