terça-feira, 2 de junho de 2009

Saindo do círculo vicioso

A lição 153 deste dia 02 de junho nos convida a experimentar a verdadeira segurança, que não é deste mundo. A ideia central da lição afirma: A minha segurança está em ser sem defesas. E nos pede que prestemos bastante atenção ao que precisamos aprender a respeito do mundo. Diz que "o mundo não oferece segurança", pois "tem suas raízes no ataque e todas as suas 'dádivas' de segurança são decepções ilusórias". Tudo o que o mundo faz é atacar, não deixando, em função das ameaças que oferece, nenhum espaço para a paz de espírito.

Tudo o que o mundo faz é apenas para nos colocar na defensiva. Pois suas ameaças trazem "a raiva e a raiva faz com que o ataque pareça razoável, honestamente provocado e justo em nome da auto-defesa". Isso no põe em um círculo vicioso de ataque-defesa, defesa-ataque, que nos torna escravos, nos afasta da santa paz de Deus e nos impede de reconhecer que nossa força está em não precisar de defesas. Pois "aquele que é sem defesas não pode ser atacado, porque reconhece uma força tão grande que o ataque é loucura ou um jogo tolo que uma criança cansada poderia jogar quando fica sonolenta demais para lembrar-se do que quer".

Hoje vamos abandonar estes jogos tolos, sair do círculo vicioso do ataque e da defesa e vamos nos lembrar de que nosso objetivo é salvar o mundo. Começamos o dia dando atenção à ideia central durante o maior período de tempo possível. Cinco, dez, quinze minutos, meia hora. E faremos o mesmo à noite. E a cada hora vamos nos lembrar de dedicar algum tempo para a imobilidade e o silêncio, invocando a força que vem de não precisarmos de defesas.

Um comentário:

  1. Pratiquei certo depois da bobeada e sigo firme.
    Ops!
    Vou continuar na próxima...
    Bjs

    ResponderExcluir