quinta-feira, 4 de junho de 2009

Para onde vamos todos nós?

A lição 155, para este dia 04 de junho, nos coloca em contato com uma ideia particularmente interessante e difícil de se atender, considerando-se toda a "onipotência" do ego, cujo sistema de pensamento parece conter explicação para tudo. A lição nos pede para praticar o seguinte: Recuarei e permitirei que Ele me mostre o caminho. Isso não lhes parece algo difícil para o ego concordar em fazer?

Recuar significa dar um passo atrás, não necessariamente para fugir, mas para, quem sabe, pensar melhor, para refletir a respeito do que escolher em um determinado momento. O que fazer? O que dizer? Aonde ir? Para quem? Com quem? Quando?

No segundo capítulo do livro-texto há uma oração que, eu diria, tem estreita relação com a lição de hoje, com a de ontem, e, é claro, com as ideias centrais de todo o ensinamento, uma vez que só existe uma Realidade e a necessidade que temos também é uma só. A oração diz o seguinte:

Eu estou aqui só para ser verdadeiramente útil.
Eu estou aqui para representar Aquele Que me enviou.
Eu não tenho de me preocupar com o que dizer ou o que
fazer, porque Aquele Que me enviou me guiará.
Eu estou contente em estar aonde quer que Ele deseje,
sabendo que Ele vai comigo.
Eu serei curado na medida em que permitir que Ele
me ensine a curar.


Praticar isto, acreditar nisto, certamente é buscar cumprir a orientação que a ideia da lição nos oferece. E, ao mesmo tempo, cumprir a função que foi designada para nós no Céu, qual seja a de mensageiros do Céu.

Isso nos põe em contato com uma forma de viver no mundo que não é daqui. Uma forma que não muda nossa aparência, embora nos faça sorrir com mais frequência. Dê-nos uma fronte serena e olhos tranquilos. De tal sorte que "aqueles que caminham pelo mundo" como nós se reconheçam [reconheçam a si mesmos em nós]. E "aqueles que ainda não perceberam a forma também [nos] reconhecerão e acreditarão que [somos] iguais a eles", do modo como éramos antes.

O texto da lição de hoje nos diz: O mundo é uma ilusão. Os que escolheram vir a ele buscam um lugar no qual possam ser ilusões e evitar sua própria realidade. Porém, quando descobrem que sua própria realidade está até mesmo aqui, recuam e deixam que ela mostre o caminho. Que outra escolha lhes cabe fazer realmente? Deixar que ilusões andem à frente da verdade é loucura. Mas deixar que a ilusão desapareça atrás da verdade, e permitir que a verdade se mostre tal qual ela é, é apenas sanidade.

É esta escolha simples que somos convidados a fazer neste dia. Utilizando a mesma forma que usamos para as lições anteriores, vamos caminhar com a certeza de que nossos "pés estão colocados com segurança sobre a estrada que leva o mundo até Deus". E vamos pensar n'Ele por um momento a cada dia, para permitir que Ele fale conosco e nos conte de Seu Amor, lembrando-nos quão grande é a confiança que Ele tem em nós, "quão ilimitado é Seu Amor". E com alegria praticamos com este pensamento:

Recuarei e permitirei que Ele me mostre o caminho,
Pois quero caminhar ao longo da estrada que conduz a Ele.

3 comentários:

  1. Oiii
    É isso ai, recuar e deixar que a verdade tome o lugar da ilusão.
    Caminhar para a sanidade, eu quero ser verdadeiramente útil, como? eu não sei, mas sei que Ele me mostrará, e me alegro por Ele confiar em mim, porque eu confio Nele!!

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Me too...Sigo firme...Thanks!...Bjs...

    ResponderExcluir
  3. Maravilha, Duda e Nina.
    Isso é tudo o que precisamos fazer.
    Dar espaço para que a verdade em nós se manifeste.
    Obrigado por compartilharem.

    ResponderExcluir