quarta-feira, 1 de setembro de 2010

O que significa o "Nega a ti mesmo" de Jesus

LIÇÃO 244

Eu não corro perigo em nenhum lugar do mundo.

1. Teu Filho está seguro em qualquer lugar que esteja, porque Tu estás lá com ele. Ele só precisa chamar Teu Nome e se lembrará de sua segurança e de Teu Amor, pois são uma coisa só. Como ele pode ter medo ou duvidar ou deixar de saber que não pode sofrer, ficar em perigo ou experimentar a infelicidade, quanto pertence a Ti, amado e amoroso, na segurança de Teu abraço Paterno?

2. E, na verdade, é aí que estamos. Nenhuma tempestade pode alcançar o abrigo bendido de nosso lar. Estamos seguros em Deus. Pois o que pode vir a ameaçar o Próprio Deus ou amedrontar aquilo que será uma parte d'Ele para sempre?

*

COMENTÁRIO:

Respondendo a um questionamento da Nina, há alguns dias, me vali de dois poemas de Cecília Meireles para tentar ilustrar uma das muitas formas que a Consciência - presente em todos nós - tem para se manifestar, ou seja, para dizer o indizível que se passa no interior de nós mesmos. Não sei se o que eu disse serviu para algo, pois ela não voltou ao assunto.

Menciono isto apenas porque a ideia para as práticas de hoje, quarta-feira, 1º de setembro, que complementa e expande a ideia que utilizamos no sábado: O medo não se justifica de nenhuma forma[lição 240], me trouxe à mente o comentário feito pela Cristiane a respeito de seu pânico, ao andar de avião.

No comentário feito à questão da Nina, disse que um dos problemas que nos impede de ir em direção à alegria e a paz completas é a importância que damos a nós mesmos, acreditando-nos corpos e egos.

É esta importância, equivocada, que nos leva a buscar um controle que, de verdade, não podemos ter e que não vai permitir nunca que nos aproximemos do conhecimento de nós mesmos, a menos que tomemos consciência dela e aprendamos a permitir que as coisas sejam o que são, independentemente de nosso julgamento e dos valores que atribuímos a elas

É ainda esta importância, que deriva da crença de que somos corpos, que está por trás do pânico que a Cristiane revelou sentir em seu comentário. E, apesar de ela já ter encontrado a forma de superá-lo, é interessante olhar e praticar com atenção a ideia de lição de hoje.

Ela pode nos levar a entender e a eliminar, no ato e pela raiz, estes medos e estas dúvidas sempre que se apresentarem, desde que nos lembremos de voltar nossos pensamentos para Deus, entregando o controle a Ele e a Seu Espírito Santo.

Em ambos os casos, o importante é nos lembrarmos de que, conforme Eckhart Tolle diz: "quando Jesus disse: 'Nega a ti mesmo.', o que ele quis dizer foi: nega (e, dessa forma, desfaz) a ilusão do eu. Se o eu - ego - fosse verdadeiramente quem sou, seria absurdo 'negá-lo'".

Porém, este eu não é, de fato, o que somos e podemos chegar à percepção clara de que não somos egos e corpos, e sim espírito, quando virmos claramente que, mais uma vez de acordo com Tolle "aquilo que percebo, experimento, penso ou sinto não é, em última análise, o que sou, que não posso me encontrar em todas essas coisas que [aparecem] e desaparecem continuamente".

7 comentários:

  1. Oi Moisa,
    e isso mesmo, sabe que estou em Sampa e qdo venho para o Brasil, da uma sensacao de medo, por causa, acho da atencao que dou as noticias na midia e das estorias que escutamos por ai afora.
    Contudo, desta vez decidi, fazer diferente. Meu marido e eu gostamos de sair andando pela cidade, normalmente com transporte publico, junto com as pessoas. A maioria das cidades aonde visitamos agimos desta forma, menos em jakarta aonde passo a maior pte do tempo no carro.
    E ontem por incrivel que pareca, estava ali na fnac pinheiros curtindo, e pensei...putz agora vou sair daqui e pegar um onibus..., ai veio na minha mente. Para q vc saiu de casa? para me distrair e olhar a cidade as pessoas. Entao, faca isso.
    E sabe de uma coisa. Sai da loja visitei outras pelas ruas conversei dei risada me entreguei de verdade neste curto trecho, e foi otimo.
    Vou procurar tomar esta atitude sempre, e seja o q Deus quiser.

    Obrigada pelo seu comentario.
    P.S.: ja li o livro q tu recomendou Hipnotizando Maria, muito bom.
    Toda sugestao intensifica a si mesma. Lei da atracao.

    ResponderExcluir
  2. Moisa, preciso lembrar disto - Nega a ti mesmo - e me lembrar que sou filha dde Deus e que nada tenho a temer. Sigo praticando!!
    Obrigada por nos iluminar com seu comentario. Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi, Dani,

    Sei, sim, que você está em Sampa. Até achei que você fosse ligar. A Renata está bem? Ela sumiu...

    Na verdade, sei que você deve estar correndo para fazer tudo o que precisa, para ficar com sua família e ver todas as pessoas de suas relações...

    É bem verdadeiro seu comentário. Nós nos privamos muitas vezes, na maioria delas, das experiências que podem nos levar a ver o mundo de forma diferente por medo de abrir os olhos e ver.

    Em nosso julgamento, atraímos o medo, que é resultado da culpa que o julgamento gera, e não nos permitimos ser. Escondemo-nos do mundo e de nós mesmos, em função deste medo. Quando, como resultado de um mínimo esforço, vencemos o medo, deparamo-nos com um mundo de beleza, de alegria e de paz nos esperando de braços abertos.

    Obrigado por comentar. Até quando você fica no Brasil?

    ResponderExcluir
  4. Oi, Cristiane,

    É verdade. Como disse ontem respondendo a um comentário da Nina, o que precisamos fazer é criar mentalmente um néon que nos apresente a cada instante o letreiro:

    LEMBRE-SE DE SI!

    Isto vai diminuir a possibilidade de que nos esqueçamos de que somos Filhos santos de Deus e de que ainda somos como Ele nos criou.

    Obrigado, eu, por seu comentário e por sua disposição em dividir suas experiências e aprendizados.

    ResponderExcluir
  5. Oiii... estava lendo a licao de hoje e nao conseguir deixar passar em "branco" o seu comentario sobre Panico de aviao, antes de vir para a Irlanda eu ja havia viajado pelo Brasil de aviao porem viagens curtas, quando eu vim para a Irlanda, foram 12 horas de voo ate Paris e depois mais ou menos uma hora e meia ate Dublin, enfim, as 12 horas de voo foi a pior sensacao que eu ja tive na minha vida, o aviao sacudia tanto, parecia que eu estava em um daqueles brinquedos de parque de diversao, e o pior eh que eu teria que me acalmar afinal eram 12 horas, eu nao consegui dormir nem por um minuto, mas eu sabia exatamente o pq desse pavor todo que eu estava sentindo, era porque ali voce fica totalmente vulneravel, e uma situacao aonde voce so pode entregar, o aviao nao vai parar, para voce desistir, o ego se sente tao sem acao, tao a merce da situacao, ate hoje me lembrar desse voo me da desespero, olha eh algo que te poe a prova, se voce sabe ou nao entregar.
    Eu estava pensando esses dias, eu sinto tanta saudades dos nossos encontros de terca feira, um dia voce poderia fazer uma leitura virtual,ah enfim sei la, acho que estou "viajando" rsrs
    Voce sabe que eu ja encontrei gente por aqui que tem o UCEM,eu deixo o meu livro aqui na sala, e um dia fizemos um almoco e um amigo viu o livro e disse que tambem tem, em ingles logico, mas ai fica um pouco dificil falar com ele sobre o UCEM pq ele nao fala nada de portugues, e eu ainda nao cheguei no estagio de conversar sobre o UCEM em ingles, se em Portugues ja eh dificil.
    Mas enfim por aqui nao tem reuniao do UCEM...
    Ja escrevi demais por hoje hehehe
    Bjssss saudades....

    ResponderExcluir
  6. Viva, Duda... que prazer.

    É ótimo ter notícias suas e saber que está tudo bem. Legal você compartilhar esta história de pânico e de entrega. Eu também tenho uma historinha de um voo, mas vou deixar para contar noutra hora.

    O que acontece, parece-me, é que o ego fica encurralado, porque, acreditando que é um corpo e buscando nos convencer de que somos só o corpo, é óbvio que ele tenta nos fazer acreditar que corremos perigo. O que é apenas uma forma de tentar reforçar nossa crença na separação e na ilusão. Para lhe conferir mais poder sobre nós.

    Na verdade, é a ideia de nossas práticas de hoje que é verdadeira, não corremos perigo em lugar nenhum do mundo. Até porque, para o UCEM não existe mundo, a não ser em nossa mente e na projeção que fazemos de nossas crenças.

    Maravilha, Duda, ver que você continua conosco mesmo estando aparentemente tão longe, como as meninas Cris, Dani e Sania [que, aliás, não tem dado notícias] na Indonésia e em Cingapura. Ou a queridíssima Welwitschia, em Portugal, além de outros(as) em lugares que não são tão próximos de nós.

    Quanto à leitura virtual ela já ocorre com um grupo do Rio, se você tiver skype por aí, acho que é possível se ligar a eles. O grupo se encontra às quintas-feiras. A Carmen, que já participou, pode lhe dar mais detalhes, se você tiver interesse.

    Super obrigado por comentar e dividir sua experiência de vida e seu aprendizado conosco.

    Paz e bem!

    ResponderExcluir
  7. Duda, eu moro na Indonesia, imagina, cada vez que vou pra o BR sao aproximadamente 30 hs de aviao.. mas e isto, nao podemos deixar o medo dominar... toda fez que entro em aviao, fecho os olhos e peco, Senhor, guie esta maquina, e se algo acontecer que seja para o bem de todos.
    Qto ao UCEM, qto mais vc pratica, mais "coincidencias" de pessoas ligadas ao livro vc tera.. e a lei da atracao! Aqui em Jakarta temos um gruo super especial, e nos encontramos sempre para ler e dividir experiencias. E tem o blog do Moisa, esse canto querido iluminado de pessoas com a mesma energia.
    beijos a todos

    ResponderExcluir