segunda-feira, 20 de setembro de 2010

"E daí?"

LIÇÃO 263

Minha visão sagrada vê todas as coisas como puras.

1. Pai, Tua Mente criou tudo o que existe, Teu Espírito penetrou em tudo, Teu Amor deu vida a tudo. E eu olharia para aquilo que Tu criaste como se ele pudesse se tornar pecaminoso? Eu não quero perceber tais imagens sombrias e ameaçadoras. Dificilmente o sonho de um louco serve para ser minha escolha, em lugar de toda a beleza com a qual Tu abençoaste a criação; toda sua pureza, sua alegria e sua morada eterna em Ti.

2. E, enquanto ainda permanecemos do lado de fora do portão do Céu, olhemos para tudo o que vemos pela visão sagrada e com os olhos de Cristo. Que todas as manifestações pareçam puras para nós, para podermos ir além delas na inocência e caminhar juntos na direção da casa de nosso Pai como irmãos e como os Filhos santos de Deus.

*

COMENTÁRIO:

Vocês alguma vez já pararam para pensar que, na ilusão da forma e dos sentidos, na percepção, "... estamos nos movendo [permanente e constantemente] sem sentir"? Que "além da rotação diária da Terra e de sua revolução anual em torno do Sol, somos passageiros do Sistema Solar, que gira numa órbita não-especificada pela Via-Láctea, a qual, de seu lado, avança não se sabe para onde universo afora" [conforme Lawrence E. Joseph]?

Rivaldo, meu amigo, meu irmão internético, diria: E daí?

Daí, eu diria, como já disse aqui antes, que damos demasiada importância a nossos dramas pessoais, aparentemente "particulares", distraindo-nos, a maior parte do tempo, de nós mesmos e daquilo que é verdadeiramente essencial a nossas vidas. Melhor dizendo, distraindo-nos da vida em si mesma. Inconscientes. Em um transe hipnótico sob a influência das ilusões do ego, avançamos "não se sabe para onde universo afora".

Vivemos, pois, em geral, olhando para o mundo, e para as coisas do mundo, como se precisássemos "ganhar todo o mundo", mesmo à custa de perder a alma. "O Espírito Santo te ensina que não podes perder a tua alma e que não há ganho no mundo, pois em si mesmo não há nada que seja proveitoso no mundo" [T-12.VI.1:2].

Para o ensinamento do Curso que buscamos aprender, a única coisa de valor que existe no mundo são aquelas partes que olhamos com amor. É isto que as práticas da ideia da lição desta segunda-feira, dia 20 de setembro, nos convida a fazer. Olhar para o mundo e para tudo o que aparentemente existe nele com amor. Só isto pode dar ao mundo o valor "e a realidade que ele alguma vez terá". Pois o valor do mundo não está no mundo em si mesmo, mas nosso valor está em nós mesmos. E, como "a valorização do ser vem da extensão do ser, ... a percepção do valor do ser [também] vem da extensão dos pensamentos amorosos para aquilo que está fora" [T-12.VI.3:5].

Por isso, é importante a busca do auto-conhecimento, aprender a "olhar para dentro", pois o que fazemos aqui é "empreender uma jornada", uma vez que não estamos em casa neste mundo. E nossa jornada tem por fim buscar nosso lar, "reconhecendo ou não onde ele está". Se acreditarmos que ele está fora de nós, a busca será inútil pois buscaremos aonde ele não está. E esqueceremos de "olhar para dentro", pois não acreditamos que lá é nosso lar.

O Curso diz, porém: "Não podes ver o invisível. Entretanto, se vires os seus efeitos, saberás que ele tem de estar aí. Percebendo o que ele faz, reconheces sua realidade. E por aquilo que ele faz, aprendes o que ele é" [T-12.VII.2:2-5].

Assim, a partir das práticas podemos até re-criar em nós a consciência de que a verdade acerca de nós pode ser que, diferentemente, das perguntas iniciais deste comentário, a Via-Láctea de nossa consciência, em nossa jornada [no universo interior], avança na direção de nós mesmos, com todos os passageiros do Sistema Solar girando em uma órbita não-especificada, enquanto nos movemos e fazemos a Terra girar em sua rotação diária e em sua revolução anual em torno do Sol.

Ou podemos escolher também continuar acreditando que existe alguma coisa fora de nós mesmos.

E daí?

6 comentários:

  1. Oi Moisés
    Quero contar que li as postagens e os comentários do final de semana e fiquei refletindo profundamente sobre eles. Concordo com a Marília e a Dani, por favor deixe que o Riobaldo continue a nos ajudar na compreensão do UCEM, e caso ele fique exibido, não tem importância, pois com tanta sabedoria acho que ele até pode, não é mesmo?
    Sobre a lição e o teu comentário a ela de hoje, 2ªf, nem sei o que te dizer, pois tem tudo a ver com que falávamos há pouco. Haja vigilância para este "trem" chamado ego, viu?
    Quando menos nos damos conta, assim numa lida diária, estamos no piloto automático e os pensamentos neste estado voltam a ficar sob o comando dele.
    Imprimi esta postagem. Quero reler várias vezes.
    De toda forma hoje e sempre
    Super obrigada, mesmo...de verdade...
    Ainda bem que você, Mouss, cochila menos...rs...e assim me ajuda a voltar para "os trilhos..."
    Bjs
    PS: Eu ia dar enter, quando me veio à memória a lição: "Perdoa e verás isto de forma diferente".

    Então, lembrar...lembrar...e lembrar é o trabalho a ser feito. O TEMPO TODO!!!!

    ResponderExcluir
  2. Moisa, saudades do blog..fiquei afastada por um tempo mas retorno!! Ando num momento de muita paz, muito amor e e INCRIVEL como as coisas ao redor se manifestam de acordo com o que vemos e sentimos. Estou tentando deixar de lado o medo (ja melhorei em relacao ao aviao rs), e acima de tudo a ideia de que nao mereco a felicidade. So o amor nos salva, o amor puro, o amor que nos temos que ter por nos mesmos e em consequencia, passamos a ver o proximo com amor tb!
    Um super beijo e boa semana para os amigos do blog.
    com carinho, Cris

    ResponderExcluir
  3. Ola,
    " Eh importante a busca do auto-conhecimento, aprender a "olhar para dentro", essas suas palavras juntamente com: " que damos demasiada importancia a nossos dramas pessoais, aparentemente " particulares"; veem exatamente de encontro com a "minha" experiencia.
    Fazem duas semanas que Thomas ( meu filho) comecou no internato, na Inglaterra. A principio estava "bem" com a ideia... mas comecei com uma tal de saudade, comentei com as meninas no nosso ultimo encontro, ( chorei :(), descrevendo esse sentimento... entao veio a surgestao para refletir: Por que a saudade? fui alem com as perguntas: O que eh esse sentimento que chamamos saudade? Para quem ela serve? Quem esta sentindo perca aqui? Quem esta se sentindo abandonado? ... e ainda , aqui agora dividindo , com voces , percebo essa ignorancia tentando controlar,( "Pois a impermanencia do Filho de Deus eh "prova" de que suas cercas funcionam e cumprem a tarefa que sua mente atribui a elas." O que eh o corpo? 2)... mesmo ja sabendo a resposta, sentindo conforto na mesma, continuo experimentando essa emocao; Posso abraca-la, hoje e ver-la somente como uma emocao deste mundo.
    " Minha visao sagrada veh todas as coisas como puras".
    Obrigada, guru(s), os seus comentarios, palavras "me" ajudam a aprender a "olhar para dentro".
    Ah! Assino a peticao,( rs,rs,rs )para que voce Moises continue relatando as palavras do Riobaldo, ele eh um simblo de Inocencia e sabedoria.
    Bjs. Luz

    ResponderExcluir
  4. Querida Nina,

    Obrigado por sua participação, colaboração, incentivo e comentário.

    É, de verdade, muito legal receber a informação a respeito do alcance do comentário que fiz a determinada lição e ver o quanto, às vezes, somos capazes da comunicação perfeita, quando deixamos de lado o ego e nos colocamos atentos à Voz por Deus, que só pode vir do mais fundo de nós mesmos.

    É claro que sei que as palavras são apenas símbolos e podem ser - e são, e devem ser - interpretadas de forma diferente por todos e cada um dos que as leem. E não há nada de errado nisto, uma vez que todos usamos filtros diferentes, a partir de nossas próprias experiência. Aliás é isto que pode enriquecer nossas vidas. O compartilhar de diferentes interpretações, sem a pretensão de que uma seja melhor, mais verdadeira do que qualquer outra. Afinal a verdade é uma só: somos todos um. Vivemos e nos movemos em Deus.

    E quando, ao olharmos para o mundo, virmos tudo e todos apenas como diferentes manifestações d'Ele, saberemos que chegamos "lá", e que "lá" é o lugar onde sempre estivemos, de onde nunca saímos, nem nunca vamos sair. Seja aonde for que estivermos.

    Não te preocupes com o Riobaldo. A ideia era apenas diminuir um pouco suas aparições, mas ele vai continuar se apresentado quando for necessário e pertinente mostrar seu modo de ver.

    Obrigado por compartilhar.

    ResponderExcluir
  5. Cris, querida, que bom que você voltou.

    Legal este seu momento, pelo que você diz... Que continue e dure.

    Quanto à ideia de que não merecemos a felicidade, lembre-se de que a Vontade de Deus para nós todos e para cada um de nós é a paz e a alegria perfeitas e completas. Existe alguma possibilidade de que uma pessoa que experimente a paz e a alegria perfeitas não seja feliz? E o que Deus quer para nós é a mesma coisa que nós queremos. A Vontade d'Ele e a nossa são a mesma.

    E é verdade. Só o amor nos salva. Mas lembrando de uma canção de Milton Nascimento, "qualquer maneira de amor vale a pena, qualquer maneira de amor vale amar". Afinal, o amor puro e incondicional que Deus nos devota é o que temos de lembrar é o que temos de oferecer. Entretanto, enquanto ainda não somos capazes de amar assim, é preciso que sejamos sempre capazes de agradecer pelo amor presente, pelo amor possível, o amor de que somos capazes, uma vez que o ego e todo seu sistema de pensamento ainda parecem exercer alguma influência sobre nosso modo de ver as coisas.

    Não há necessidade de exigirmos de nós mesmos, nem de ninguém que faça parte de nosso mundo, mais do que podemos dar. Os exercícios nos ensinam isto de forma muito clara, quando nos lembram de que não seguimos à risca as instruções, quando deixamos de lembrar. Basta que voltemos a eles ao lembrarmos.

    Isto, sim, é sinal de que não há necessidade de nos culparmos pelas escorregadas. O Amor de Deus é paciente. E Ele sabe que nós, mesmo que ainda não saibamos, já nos decidimos a partilhar do mesmo amor que Ele.

    Obrigado por estar e ficar conosco.

    ResponderExcluir
  6. Sania, dearest,

    Que prazer!

    Linda sua capacidade de se questionar e de partilhar seu questionamento conosco. E que experiência rica você escolheu viver. Abandonar o controle sobre a vida de seu filho, dando-lhe a oportunidade de que ele descubra seus caminhos, contando sempre com sua presença amorosa, para a qual não existem distâncias, nem tempo.

    Como eu disse outro dia em um comentário anterior para alguém, e para várias pessoas dos grupos de estudos de UCEM, precisamos aprender cada vez mais a agradecer por tudo o que se apresenta em nossa vida. Aprender e praticar a gratidão, às pessoas, às coisas, aos objetos, bens móveis e imóveis que servem a nossa experiência. Aprender a ser grato por qualquer coisa que alguém nos diga, qualquer gesto que alguém faça para nós. Pois é esta gratidão que colocar em ação nossa força interior e fazer movimentar as forças do universo para a realização de nossa vontade.

    E é gratidão que vai abrir as portas para, ao olharmos para o que quer que se apresente e decidirmos que não é o que queríamos, fazermos uma nova escolha, uma escolha diferente.

    Não se preocupe com o jagunço Riobaldo. Ele vai continuar a nos oferecer seu modo de ver a vida e a enriquecer nossa experiência.

    Obrigado por compartilhar.

    ResponderExcluir