terça-feira, 14 de setembro de 2010

"As pessoas não estão sempre iguais." (JGR)

LIÇÃO 257

Que eu me lembre de qual é meu propósito.

1. Se eu esquecer de minha meta só posso ficar confuso, inseguro do que sou e, deste modo, incoerente em minhas ações. Ninguém pode servir a metas contraditórias e servir bem a elas. E não pode servir sem uma angústia profunda e sem uma depressão muito grande. Por isso, vamos nos decidir a lembrar daquilo que queremos hoje, a fim de podermos unificar nossos pensamentos e ações de forma coerente para realizar apenas aquilo que Deus quer que realizemos neste dia.

2. Pai, o perdão é o meio escolhido por Ti para a nossa salvação. Permite que não nos esqueçamos hoje de que não podemos ter nenhuma vontade a não ser a Tua. E, por isso, nosso propósito também tem de ser o Teu, se quisermos alcançar a paz que Tu desejas para nós.

*

COMENTÁRIO:

Há um modo de olhar para o mundo e ver nele - para onde quer que olhemos - apenas a realização da Vontade de Deus de alegria e paz perfeitas em um momento qualquer ou em todos os momentos.

Há um modo de pensar a respeito do mundo, e de todas as coisas do mundo, que lhe dá uma coerência e um significado que a simples visão dos olhos do corpo não consegue apreender quando limitada pelo sistema de pensamento do ego.

Para se chegar a tal modo de ver e de pensar, é preciso ter-se em mente, a todo instante, que nunca reagimos às coisas do mundo, às pessoas ou situações, mas, sim, a nossa interpretação delas.

Ora, interpretar, sem uma visão integral, sem acesso a todos os dados e informações relativas à situação, pessoa ou coisa em questão, é apenas julgar de forma parcial. Não somos capazes de julgar, pois, na forma, a partir dos dados registrados pelos sentidos apenas e por impressões sujeitas à dúvida, e de informações incompletas, nosso julgamento está fadado ao erro.

Assim, um exemplo de uma visão mais coerente e revelador de nossa incapacidade de julgar talvez seja a do jagunço Riobaldo, do Grande Sertão: Veredas, quando diz: " o mais importante e bonito do mundo, é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas - mas elas vão sempre mudando. Afinam ou desafinam. Verdade maior. É o que a vida me ensinou. Isso que me alegra, montão".

Um tal  modo de ver poderá, quem sabe, nos fazer lembrar de qual é nosso propósito como convida a ideia para as práticas desta terça, dia 14 de setembro. 

7 comentários:

  1. * Meus queridos ...
    sobre essa lição de qual é nosso verdadeiro propósito, que é o perdão, venho aqui acrescentar este ...
    *
    Os Espelhos

    As pessoas que encontramos são espelhos de nós mesmos ou atores representando um papel que nos pode ensinar algo sobre nós mesmos e sobre o mundo. Nós as atraímos para nós. Quando vemos conflito em algum lugar, nós estamos olhando para um tumulto interno sendo projetado para fora e sendo expresso como um evento físico.

    Quando reagimos contra a ação de alguém, não estamos fazendo mais nada, além de reagir ao conteúdo de nosso mais íntimo, e normalmente se reagimos, é porque não gostamos desse nosso aspecto interior, que fora projetado para fora de nós, através da "imagem" de alguém ou algo, que "percebemos" como "contrários" as nossas ilusórias decisões, escolhas, necessidades ou desejos.

    Nesta situação estamos atacando ou melhor dizendo, " respondendo a nós mesmos".
    Mas a maioria de nós não percebe isso.
    As vezes até mesmo grandes professores dos Milagres podem ser traídos por si mesmos, se não estiverem em eterno "vigiar", o que não é uma tarefa fácil, pois requer empenho e dedicação constante, o que nem sempre nos é possível, dado ao nosso envolvimento ainda muito forte com nossos egos, que ainda nos "controlam" o que nos impede de agirmos com amor e apenas amor.

    Precisamos aprender com nossas experiências, em relação a todos esse "nossos aspectos " que se apresentam em nosso caminho, sabendo que o acontecido foi um presente, uma experiência de aprendizado para nós e para a outra pessoa(s) envolvida(s). Elas criaram aquela situação, exatamente da mesma forma como nós a criamos e a projetamos. Que em outras palavras, atenderam ao nosso "desejo" interno, seja ele consciente ou não.

    A experiência é a forma de lição como nós aprendemos a nos lembrar de quem realmente somos, e nós precisamos da faixa total das experiências possíveis, para ter uma evolução nesse lembrar mais balanceada. E só poderemos fazer isso, através do perdão, a nós mesmos e a nossa disponibilidade ao amor.

    E nunca esquecermos de agradecer os "incômodos' irmãos, que nos propiciam essas oportunidades valiosas, nos apresentando essas situações/lições, para podermos nos "enxergar melhor' e ou nosso aprendizado.

    Como já sabemos, não existem vítimas no plano de Deus. Existe apenas uma mente una, mas que, no mundo da ilusão, se tornaram mentes que se pensam separadas, e, atendendo ao "desejo" uma da outra que estejam numa mesma frequência.

    E creio que a maior lição de todas, é não julgarmos nada, nem situações nem pessoas, pois não conhecemos as causas dos nossos semelhentes. Aliás, ainda não sabemos de nada, o que nos tira qualquer tipo de autoridade que pensamos ter para poder julgar.

    Algo que tenho que acrescentar, admiro demais em você Moisés, que tem sido um 'verdadeiro professor', um exemplo vivo de não julgamento, exemplo de quem realmente segue a risca os ensinamentos sobre entrega em confiança ao ES., pois nunca o vi envolvido em nenhum tipo "resposta"ou contra-ataque a nada, com seu parecer "pessoal " em relação a coisa alguma ou ninguém, que em outras palavras, sem se deixar envolver equivocadamente por seu ego "reclamante".

    Ao invés disso, sempre se disponibiliza a buscar em si mesmo, o, para que essa experiência lhe serve. Obrigada, pelo sempre presente exemplo que vc tem sido em minha vida e na de tantos.

    Obrigada e obrigada ...

    Carmen.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Moisés, mesmo o que eu precisa lembrar e aprofundar hoje!

    ResponderExcluir
  3. Carmen, simplesmente TUDO! Sem palavras para suas palavras. Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Ola Moises
    (Outra tentativa!!!!)Fiz comentarios em licoes anteriores, mas todas as veses que tentei postar, por alguma razao tudo foi deletado, o mesmo aconteceu com esta licao, mas aqui estou eu mais uma vez... Desculpas pelo bla-bla. ( talvez esta eh uma indicacao que preciso fazer um curso em computacao, pois se nao consigo fazer algo tao simples, que eh postar os comentarios,entao deve ser isso!!):-)))... ou... "Aconteceu a unica coisa que poderia ter acontecido".
    Aqui estou sempre acompanhando o seu blog; e a cada dia, conjunto com a licao do dia, o seu comentario eh "soothing for the soul".
    Como exemplo o seu comentario usando como referencia as palavras Inteligente do jaguncio Riobaldo me fizeram ri, trazendo-me de encontro - ACEITACAO -
    Primeiro: tive a oportunidade de aplicar a licao ao meu dia,por varias experiencias que passei - e sinto que deixei de por-la em pratica - cochilei. Mas ao ler os seu comentario, e os dos demais colegas, vi, senti claramente..."nao estou terminada", mas sim estou neste processo,... desenvolvendo...
    Sei que as oportunidades surgiram, sempre, sempre, Ver cada oportunidade, estah acordado eh fundamental; como tambem eh fundamental Apreciar, Rejubilar a cada passo, a cada experiencia; Aceitar essa caminhada, Confiar.
    " Que eu me lembre de qual eh o meu proposito"
    Estou sempre pensando em um quebra-cabeca e o quanto cada pecinha eh importante para o produto final, portanto tendo em mente esse quebra-cabeca quero ( mais uma vez) dizer o quanto eh BOM le os comentarios,aqui feitos.
    Obrigada.
    Bjs. Luz

    ResponderExcluir
  5. Carmen, querida,

    Obrigado por suas palavras, mas cuidado... Você pensa que me conhece... não conhece, de fato, meu ego... rsrsrsrs... Isto é um perigo...

    Eu também cá de vez em quando, para não dizer de vez em sempre, também escorrego, subo nos tamancos e deixo que meu ego assuma o controle. É claro que a prática dos exercícios de forma prolongada já me permite, na maior parte das vezes, não me culpar, nem julgar pelas escorregadas.

    Mas não me vejo como um exemplo não... um espelho, sim... como você diz, como somos todos, aliás. Na verdade o que você diz ver em mim é tão-somente o que está em você, não é mesmo?

    De qualquer forma creio que seu comentário é bem claro, no que diz respeito ao modo como olhamos para o mundo, para entendermos que só vemos uma projeção daquilo que trazemos no interior de nós mesmos.

    Apenas uma pequena observação, quando você diz que "até mesmo grandes professores dos Milagres podem ser traídos por si mesmos", quero entender que você quis dizer que eles [assim como todos nós] também podem ser enganados por seus egos. O que é perfeitamente passível de acontecer. Muitas vezes, acreditando que estamos ouvindo a Voz do Espírito Santo em nós, estamos apenas reforçando a separação, dando crédito ao convite do ego para que nos acreditemos "melhores" do que o(s) outro(s). Isto está bem de acordo com a leitura que fizemos ontem no grupo.

    Obrigado por suas contribuições.

    ResponderExcluir
  6. Oi, Dani...

    Oi Ana Cláudia...

    Obrigado por se manifestarem.

    Sentimos sua falta ontem, Ana.

    Paz e bem!

    ResponderExcluir
  7. Sania, querida, há quanto tempo...

    Já entendi o porquê de seu sumiço, rsrsrsrs... esta ferramenta pode ser muito teimosa às vezes, não é mesmo?

    Que bom que você continua conosco. Muito obrigado por suas palavras e por compartilhar conosco suas impressões, dúvidas e aprendizados. Acho que é assim que vamos começar a aprender, na prática, como é viver a unidade.

    Obrigado por se manifestar.

    ResponderExcluir