domingo, 26 de setembro de 2010

Quando entenderemos a Vontade de Deus?

LIÇÃO 269

Minha visão vai além para ver a face de Cristo.

1. Peço Tua bênção sobre minha visão hoje. Ela é o intrumento que Tu escolheste para vir a ser o modo de me mostrar meus erros e de olhar para além deles. Cabe a mim encontrar uma nova percepção a partir do Guia que Tu me deste e, a partir das lições d'Ele, ultrapassar a percepção e voltar à verdade. Peço a ilusão que transcende todas as que inventei. Hoje escolho ver um mundo perdoado, no qual todos me mostram a face de Cristo e me ensinam que aquilo para que olho me pertence, que não existe nada a não ser Teu Filho santo.

2. Hoje, de fato, nossa visão é abençoada. Compartilhamos uma só visão, quando olhamos para a face d'Aquele Cujo Ser é o nosso. Somos um por causa d'Ele Que é o Filho de Deus, d'Ele Que é nossa própria Identidade.

*

COMENTÁRIO:

Para estender e ampliar o alcance da reflexão da ideia para as práticas deste domingo, 26 de setembro, em lugar de um comentário feito por mim, vou dividir com vocês um pequeno capítulo daquele livro "Christ in You" de que já lhes falei aqui. Aliás, cada um dos capítulos do livro é uma lição também. E esta, em particular, acredito, pode ser de grande auxílio para aprendermos a mudar a percepção. Ela fala dos processos que nosso pensamentos desencadeiam, o que nos permite aprender que é preciso que prestemos mais atenção a eles, se de fato quisermos aprender a olhar e a ver em todos a face de Cristo.

A lição/capítulo se intitula A vontade de Deus e diz o seguinte:

"Quanto tempo demora para entendermos a vontade de Deus!

Com frequência usas a expressão: "eu me decidi". Esta expressão tem um significado muito forte, se parares para refletir a respeito dela, pois naquele processo mesmo começas a trazer para a manifestação o desejo da mente. Desta forma dizes: "Percebo uma condição errada em minha mente, em minha mentalidade, em minhas circunstâncias; vou me decidir que isto desapareça". Mentalmente pões em movimento as forças visíveis e invisíveis do universo para realizar tua vontade.

Vês, é impossível viver de forma desatenta ou leviana no plano espiritual e estas lições seriam inúteis para qualquer um que não tenha despertado para a verdadeira consciência espiritual, a consciência da humanidade divina, o Eu Sou. De que forma a vontade de Deus pode se exprimir a não ser pela vida, pela humanidade nos corações e mentes de seres que existem n'Ele Mesmo? Sabe, portanto, que a vontade de Deus opera em ti mesmo.

Como é, então, que as coisas que queremos e desejamos não vêm a nós, podes perguntar.

Porque no mais fundo em todos os teus desejos, pensamentos e propósitos existe, por assim dizer, uma propensão oculta, o pensamento dentro do pensamento, o desejo dentro do desejo, e aquilo que tu mais desejas verdadeiramente está sempre na raiz de todas as tuas impressões passageiras e humores do momento. Não sentes muitas vezes que a própria coisa que desejas não é para teu bem permanente? Bem, essa mesma ideia vaga, essa leve sugestão, é do teu Ser que está fazendo tua vida. Dentro de ti mesmo, tu conheces a verdadeira qualidade, as experiências verdadeiras melhor indicadas para teu bem mais elevado. Quando fazes uso integral desta sugestão sutil por detrás de todo o teu sistema de pensamento, tu estás em unidade com a vontade de Deus, que é tua própria vontade. Esta é a voz do espírito, presta atenção a seus sussurros. Não peques contra o Espírito Santo, ou perderás teus olhos e teus ouvidos e te tornarás cego e surdo*.

No plano dos sentidos isto é mais desastroso, porque tu estás exatamente aonde estás para cumprir a vontade de Deus. Ela é tua comida e bebida. Esta voz interior é tão delicada e tão sutil que tens de permanecer bem tranquilo e humilde, se quiseres ouví-la. Deixa que Jesus fale contigo mais e mais, lê os Evangelhos até seres guiado mais e mais na direção de eliminar o véu que te esconde de teu Ser verdadeiro. Eu só respondi a tua pergunta, mas espero falar contigo de novo a respeito deste assunto.

Paz, Graça Celestial. Deus vive em ti, Ele é tua vida."

*Uma observação apenas em relação a esta frase. Este texto foi publicado pela primeira vez em 1910. Em meu modo de ver, de acordo com o ensinamento do UCEM, "pecar contra o Espírito Santo" significa apenas o que fazemos diariamente ao não dar ouvidos a esta voz interior em nós mesmos, o que traz como resultado toda a insatisfação que vemos no mundo, a partir de nossa própria insatisfação, por estarmos a maior parte do tempo em transe, isto é, cegos e surdos.



5 comentários:

  1. Oi Moisa,

    esse tipo de licao me chama atencao, pq e como se fosse um puxao de orelha, acorda!

    As vezes fico muito envolvida com o mundo dos sentidos e essa tal tranquilidade e humildade, passam desapercebida.

    Por isso que rezo e medito todas as manhas e tb estudo e leio bastante. Para sair do transe e poder contemplar a plenitude.

    Minha salvacao vai alem.
    Amem.

    bjo

    P.S.: Moisa,vem aqui visitar a gente. vc e sua esposa,seram muito bem vindos. A Cris ja disse que pode ficar na casa dela haha...

    ResponderExcluir
  2. Moisa, e isso ai.. ficamos sempre buscando, destraidos a paz que nos leva ao encontro com Deus... devemos ficar mais em silencio, escutando nossos coracoes.. eu tenho uma enorme dificuldade de meditar, nao consigo ficar parada, mas tenho visto que e essencial apos a leitura dos textos e exercicios do UCEM parar para uma reflexao, e sempre que tenho feito a paz se instaura em mim, pois sei que o Espirito Santo esta presente nesse momento.
    Vem para Indonesia Moisa, fazer um intensivao de UCEM conosco!!
    Super beijo e boa semana a todos!

    ResponderExcluir
  3. Dani e Cris, queridas,

    Muito obrigado por seus comentários tão apropriados ao objetivo que o Curso propõe...

    É, sim, verdade que nos distraímos a maior parte do tempo, pois tudo o que o ego quer, para preservar seu sistema de pensamento e nossa crença na ilusão, é que não paremos para pensar, para refletir acerca do que vemos e vivemos.

    Sim, ele quer é que continuemos em transe. E a reflexão, o questionamento e a meditação não permitem isto. É claro que, acostumados ao corre-corre para cuidar da sobrevivência e das coisas da matéria, temos dificuldade de parar e prestar atenção a nós mesmos. Daí o conselho central dos ensinamentos de Ramana Maharshi, o perguntar-se "Quem sou eu?" Isto é, a cada momento, a cada ação, a cada informação é preciso que nos demos conta de quem é que está agindo, que é que está recebendo a informção e fazendo uso dela.

    É isto que o UCEM propõe também com os exercícios diários. Que nos demos um tempo para refletir [não é nem necessário meditar] a respeito de nós mesmos e da vida que estamos construindo. Para que sejamos capazes de perceber se a estamos construindo a partir do que somos e queremos realmente ou se a estamos construindo na ilusão de estereótipos criados para esconder de nós mesmos o que somos e queremos.

    Muitíssimo obrigado pelo convite para ir até vocês... Quem sabe a gente se programa para passar uns dias por aí, daqui a pouco? Vou pensar seriamente no assunto.

    ResponderExcluir
  4. Moisa, ia ser a maior viagem vc aqui em Jakarta com nosso grupo do UCEM!! Mas vem pra passar o mes todo, pq a viagem e lonnngggaa...
    Mas enquanto o encontro fisico nao acontece, manteremos contato pelo blog, na busca pela eterna PAZ!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Yes, Cris... vai ser o máximo.

    Vamos colocar nossa energia nisso para que dê certo.

    Obrigado.

    ResponderExcluir