sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Aceitar o poder que nossa soberania dá

LIÇÃO 253

Meu Ser é o soberano do universo.

1. É impossível que qualquer coisa não solicitada por mim mesmo venha a mim. Mesmo neste mundo, sou eu que governo meu destino. Aquilo que eu desejo é o que acontece. O que não acontece é aquilo que eu não quero que aconteça. Tenho de aceitar isto. Pois deste modo sou levado, para além deste mundo, até minhas criações, filhas de minha vontade, no Céu, onde meu Ser sagrado habita com elas e com Aquele Que me criou.

2. Tu és o Ser a Quem criaste Filho, que cria como Tu Mesmo e que é Um Contigo. Meu Ser, que rege o universo, é apenas Tua Vontade em união perfeita com minha própria vontade, que só pode oferecer a aceitação alegre da Tua, para que ela possa se estender para Si Mesma.

*

COMENTÁRIO:

Uau!

Reforçando: "Aquilo que eu desejo é o que acontece. O que não acontece é aquilo que eu não quero que aconteça". Que lhes parecem estas duas afirmações? Não cabe uma investigação rápida a tudo o que experimentamos? E, se pensarmos bem, sendo o mais honestos possível, não estamos exatamente aonde queremos estar [ou no lugar em que pensamos merecer estar]? O que fazemos não é exatamente aquilo que queremos fazer [ou aquilo que acreditamos ser capazes de fazer]?

É isto que as práticas diárias propõem e é isto que a auto-investigação, a discriminação, como proposta por Ramana Maharshi, pode nos oferecer e é por isto que ela tem de continuar, mesmo que já tenhamos experimentado aquela corrente de consciência impessoal e "vibrante como a própria essência de um ser". Pois o ego, deixado a si mesmo, sem vigilância, há de tentar "estabelecer uma trégua com a corrente de consciência e, uma vez tolerada tal trégua, o poder do ego começará a crescer gradualmente e tentará restabelecer sua supremacia. [Por esta razão deve-se] levar a investigação até o fim. Quaisquer que sejam os estados, os poderes, quaisquer que sejam as percepções ou visões que possam vir, haverá sempre o problema daquele a quem vêm, enquanto não restar apenas o Si [o Ser]".

É esta investigação que praticamos ao aceitar este poder que a ideia da lição desta sexta, dia 10 de stembro nos traz. Pois, ainda segundo Maharshi, "na verdade, visões e poderes podem transformar-se em motivo de recreação, aprisionando a mente tão eficazmente como o apego ao poder físico ou ao prazer e induzindo-a a imaginar que foi metamorfoseada no Eu. E, assim como sucede aos poderes e prazeres terrenos, o desejo dessas coisas é mais lesivo do que a própria posse".

Por isso precisamos aprender a não confundir o Ser Divino em nós, a quem Deus dá todo o poder de agir sobre o universo inteiro, como o ego pretensamente onipotente, dando a este um poder sobre nós mesmos que ele não tem nem nunca terá.

8 comentários:

  1. *
    Moisssssss ...
    Que espetááááculo essa lição !!!
    Diria até, que " caçambada ".
    Essa é pra "acordar mesmo .... rsrsrs
    e sua complementação... não deixou faltando nada


    Com uma lição completa dessas, só dá pra acrescentar mesmo, com algumas palavras do próprio Jesus ...

    1- Jesus disse: “As imagens manifestam-se ao homem, mas a luz que está nelas permanece oculta na imagem da luz do Pai. Ele tornar-se-á manifesto, mas sua imagem permanecerá velada por sua luz”.

    2- Jesus disse: “É impossível para um homem montar dois cavalos ou retesar dois arcos. E é impossível que um servo sirva a dois senhores, pois ele honra um e ofende o outro.

    3- Jesus disse: “Se vos perguntarem: ‘De onde vindes?’ respondei: ‘Viemos da luz, do lugar onde a luz nasceu dela mesma, estabeleceu-se e tornou-se manifesta por meio de suas imagens’. Se vos perguntarem: ‘Vós sois isto?’ digam: ‘Nós somos seus filhos e somos os eleitos do Pai vivo’. Se vos perguntarem: ‘Qual é o sinal de vosso Pai em vós?’, digam a eles: ‘É movimento e repouso’”.

    4- Jesus disse: “Quando fizerdes de dois, um, vos tornareis filhos do homem. Se os dois fizerem as pazes nesta casa, eles dirão a montanha: ‘Move-te!’ e ela se moverá.”

    5- Seus discípulos disseram-lhe: “Quando ocorrerá o repouso dos mortos e quando virá o novo mundo?
    ”Jesus disse: “Aquele que conseguiu compreender o mundo encontrou (somente) um cadáver, e quem encontrou (somente) um cadáver é superior ao mundo".
    Seus discípulos disseram-lhe: “Quando virá o Reino?”
    Jesus disse: “Ele não virá porque é esperado. Não é uma questão de dizer: ‘eis que ele está aqui’ ou ‘eis que está ali’. Na verdade, o Reino do Pai está espalhado pela terra e os homens não o vêem.”

    6- Jesus disse: “Se alguém que conhece o todo e ainda sente uma deficiência pessoal, ele é completamente deficiente”.

    7- Jesus disse: “Reconheça o que está diante de teus olhos, e o que está oculto a ti será desvelado. Pois não há nada oculto que não venha a ser manifestado.”

    8- Jesus disse: “Ama teu irmão como à tua alma, protege-o como a pupila de teus olhos.”

    9- Jesus disse: “Eu sou a luz que está sobre todos. Eu sou o todo. De mim surgiu o todo e de mim o todo se estendeu. Rachai um pedaço de madeira, e eu estou lá. Levantai a pedra e me encontrareis lá”.

    10- Jesus disse: “Quem beber de minha boca tornar-se-á como eu. Eu mesmo me tornarei ele, e as coisas que estão ocultas ser-lhe-ão reveladas”.

    Milagres... muitos Milagres a todos !!!

    Carmen.

    ResponderExcluir
  2. Olá Moisés, será possível colocar um motor de busca no teu blog?

    Obrigada e parabéns pelo excelente trabalho de divulgação e interpretação do UCEM.

    Um excelente fim de semana,

    Daniela

    ResponderExcluir
  3. Carmen, querida...

    Obrigadíssimo por seu carinho, suas palavras generosas e por sua contribuição.

    ResponderExcluir
  4. Dani, querida, bem-vinda...

    Obrigado por suas palavras. Espero que você se sinta à vontade para nos ajudar a aprender, aprendendo conosco e nos ensinando, quando necessário.

    O que seria um motor de busca? E onde você quer chegar? O que você quer buscar no blogue?
    Eu não entendo muito desta coisas internéticas, mas sei que existe a possibilidade de se utilizar de muitos recursos. Quem sabe a gente facilita alguma coisa?

    Obrigado por comentar. Um ótimo fim de semana para você também.

    ResponderExcluir
  5. Olá Moisés,

    eu queria ter a possibilidade de vir aqui e procurar a lição ...

    Eu tb estou a estudar o curso mas não vou tão adiantada, assim poderia rapidamente encontrar a lição que estou a estudar no dia.

    No póprio blog tem uma opçãp para "Adicionar e organizar elementos da página". Aí podes "Adicionar um Gadget" que se chama "Caixa de Pesquisa". Tal como eu tenho no meu blog.

    Fica fácil para qualquer pessoa encontrar o que quer procurando por palavras ou números...

    Espero que tenha sido clara...

    Um abraço,

    Daniela

    ResponderExcluir
  6. Legal, Dani...

    Vou tentar fazê-lo. Logo, logo, se der certo, teremos então a possibilidade de pesquisar no blogue.

    Super obrigado pela dica. Qual é o seu blogue?

    ResponderExcluir
  7. (",)

    Tenho 3, mas o principal é este.

    http://www.shake-the-world.blogspot.com

    Outro é de afirmações positivas e outros de histórias.

    ResponderExcluir
  8. Maravilha, Dani...

    Vou passear por lá e depois lhe digo alguma coisa.

    Uma curiosidade minha: como você chegou a este blogue?

    Obrigado por sua pronta resposta.

    ResponderExcluir