quarta-feira, 29 de setembro de 2010

O mundo só pode oferecer ilusões

LIÇÃO 272

Como ilusões podem satisfazer o Filho de Deus?

1. Pai, a verdade me pertence. Meu lar está localizado no Céu por Tua Vontade e pela minha. Sonhos podem me satisfazer? Ilusões podem me trazer felicidade? O que, a não ser ser a lembrança de Ti, pode satisfazer Teu Filho? Não aceitarei nada menos do que Tu me dás. Estou cercado por Teu Amor, sempre tranquilo, sempre bondoso e sempre seguro. O Filho de Deus tem de ser como Tu o criaste.

2. Hoje vamos ignorar as ilusões. E, se ouvirmos a tentação nos chamar para ficarmos e nos demorarmos em um sonho, nós nos desviaremos e nos perguntaremos se nós, os Filhos de Deus, que podemos escolher o Céu tão facilmente quanto o inferno, poderíamos ficar satisfeitos com sonhos, e o amor substituirá todo o medo com alegria.

*

COMENTÁRIO:

Precisamos aprender e fixar em nós a ideia de que tudo o que o mundo pode nos oferecer são apenas ilusões. Não há nada que, de fato, queiramos no mundo, uma vez que nada do que aparentemente existe no mundo vai durar até a eternidade. Pois, conforme o que já aprendemos, o mundo em si mesmo não tem nenhum valor.

O mundo é apenas um véu que encobre a verdade e não permite ver a realidade, enquanto olharmos para ele com os olhos do corpo apenas. Neste período, o tema que unifica nossas práticas ensina o que é o Cristo. É a visão d'Ele que vai nos permitir ignorar o mundo, as coisas do mundo, as ilusões todas, para vermos, além delas o Céu, nosso verdadeiro lar.

A ideia que praticamos nesta quarta-feira, dia 29 de setembro, é um instrumento precioso para aprendermos a questionar nossos desejos. A partir dela podemos avaliar o quanto estamos apegados às ilusões. A partir dela podemos voltar nosso olhar para dentro de nós mesmos e decidir olhar para o mundo de modo diferente.

Às práticas, pois.

10 comentários:

  1. Oiiii... estou por aqui...praticando.
    Milagres para todos.
    bjsss

    ResponderExcluir
  2. Cool, Duda.

    Thanks for being there, with us.

    Obrigado. Milagres para você também.

    ResponderExcluir
  3. Oi Moisss... Voce me coloca sempre para pensar.Bom!!!!! Fico um pouco comigo mesma, sem me sentir orfã.
    Entrar no Blog é sempre um presente, pois trago comigo sempre alguma nova imagem, onde eu me alojo em Deus e compartilho com voces, o que me faz sentir Deus na minha corrente sanguinea.


    Bjs, obrigada

    Isolda

    ResponderExcluir
  4. Olá Moisés, eu cá ando. Nem sempre posso vir ou comentar, mas tento actualizar-me sempre que posso. E sabes que mais? Por vezes vejo que estou a ficar cega com a ilusão do mundo e sinto necessidade de vir aqui beber do bom senso e da verdade para além dessa ilusão.
    Obrigada Moisés

    ResponderExcluir
  5. Ora, Isolda, que prazer.

    Na verdade, é sempre o Espírito Santo que nos leva a pensar, quando praticamos a lição no dia-a-dia.


    Eu, às vezes, me esqueço de alertar que meus comentários são propostas de generalizações ou sugestões para se pensar a respeito da ideia da prática, a partir de uma situação que se apresenta, em geral, em nossas vidas.

    Importante mesmo é pensar que a verdade é o que está por detrás das palavras e que encontra eco no Ser em nós mesmos. O que nos faz comungar, sem pensar em diferenças. Ou melhor sem levar em conta as diferenças que percebemos nas formas de pensar de todos os que andam pelo mundo conosco.

    É essencial ressaltar que, quando se encontrar alguma discordância entre o que digo e o que o ensinamento do Curso diz, precisamos ouvir o que o ensinamento diz. É só nele, buscando ouvir o que o Espírito Santo em nós mesmos diz, que vamos nos encontrar.

    Legal saber que você continua conosco.

    Obrigado por suas palavras e por compartilhar.

    ResponderExcluir
  6. Welwitschia, querida,

    Obrigado por se manifestar. Que bom saber que o blogue cumpre o papel que se espera dele. Melhor ainda saber que pessoas como você conseguem enxergar nas postagens das lições e nos comentários que faço, como disse acima para nossa colega Isolda, um instrumento que pode nos levar para além da ilusão.

    É claro que as práticas diárias se destinam exatamente a isto. E esta é uma das diferenças que percebo entre o UCEM e outras formas de busca do auto-conhecimento. A prática.

    Apesar sabermos que a decisão de seguir um caminho tem de ser sempre pessoal e individual, como deve ser toda a proposta de caminho que leve em conta e respeite o livre arbítrio, que é nossa herança divina, é bom poder contar com uma lição para cada dia. Uma lição que nos lembra qual é nossa função no mundo e que nos faz lembrar que o mundo é apenas ilusão.

    Obrigado por comentar.

    ResponderExcluir
  7. Moises,

    Muito obrigada por mais esse seu retorno (dia 28) que me chega para fazer tudo ficar tão claro, TÃO VIVO. É como uma varinha de condão que... Plim... faz surgir clareza onde estava turvo.

    É que eu tenho precisado ser muito valente para sair da caverna onde me meti e, como esse lugar é bem apertadinho, às vezes, em delírios, fico acreditando que aqui tem fantasmas e aí fecho os olhos e julgo que eles ficam me rondando, até o momento em que eu me lembro de abrir os olhos e, quando o faço, pronto... não tem mesmo nada lá fora.

    A saída para todo o sempre me é revelada pela prática do UCEM. Mas, ainda, oscilo ora em descobertas ora em me sentir perdida. O lindo aqui onde estou é que, de repente, observo que existem pessoas que, já tendo passado por aqui, deixam “migalhas de pão” marcando o caminho de volta para casa.

    Nos últimos tempos, as manifestações que encontro me falando da saída estão todas assinadas por você. E que confiança elas me trazem... Para sempre, obrigada!

    Com gratidão e alegria,
    Marilia

    ResponderExcluir
  8. Olá Mouss e colegas
    Sigo firme...praticando...
    Só queria queria agradecer a todos...
    Lindos comentários...
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Ora, Marília, querida,

    É muita gentileza sua, mas, como o Curso ensina, ninguém pode fazer nada por ninguém. Quando aprendemos algo é porque já estamos prontos para tal aprendizado. E, uma vez que todos nós somos apenas manifestações do divino, quando olhados pelos olhos do Espírito Santo, que vê apenas nossa eterna pureza e inocência, acredito que é graças a este seu olhar que você percebe a tal clareza no que digo, como que uma varinha de condão. Alegre-se, sim, por isto. Pois isto é prova de que você olha para mim com os olhos do Espírito Santo [Obrigado!].

    Os fantasmas e os delírios são sempre do ego, que, como eu já disse antes, não pode existir sem conflitos. A saída para todos nós é a mesma. É a volta ao lar de onde nunca saímos. Para alguns este caminho está no UCEM, para outros, no budismo, para outros ainda, no taoísmo e para muitos mais no islamismo, no cristianismo, no judaísmo e por aí afora.

    Mais importante é saber que apesar de todas as divisões e limitações que nos impomos a partir dos rótulos, dos "ismos", todos queremos chegar ao mesmo lugar: à unidade em Deus. E de acordo com o texto que lemos ontem à noite no encontro do grupo, "Deus está pronto agora [e sempre], mas tu não estás".

    Obrigado mais uma vez por suas palavras, por seu carinho e por sua confiança. Lembre-se, porém, sempre, como eu disse para a Isolda em um dos comentários acima, que, na dúvida, se ela surgir, entre o que eu digo e o que o Curso diz, minha sugestão é que fiquemos com o o que O Curso diz. Claro que em sintonia com o que a Voz por Deus nos sussura interiormente.

    Paz e bem!

    ResponderExcluir
  10. Obrigado, Nina.

    E, mais uma vez, lembra-te de que a beleza está sempre nos olhos de quem vê.

    Obrigado por participar.

    ResponderExcluir