quinta-feira, 2 de setembro de 2010

O instante santo e a comunicação perfeita

LIÇÃO 245

Tua paz está comigo, Pai. Estou seguro.

1. Tua paz me envolve, Pai. Aonde eu for, Tua paz vai comigo. Ela derrama sua luz sobre todos que encontro. Eu a levo aos abandonados e aos que sentem medo. Eu ofereço Tua paz àqueles que sentem dor, ou que se afligem pela perda, ou que pensam estar privados de esperança e de felicidade. Envia-os a mim, meu Pai. Deixa-me carregar Tua paz comigo. Pois quero salvar Teu Filho, como é Tua Vontade, para poder chegar a reconhecer meu Ser.

2. E então vamos em paz. Damos ao mundo inteiro a mensagem que recebemos. E, deste modo, vimos para escutar a Voz por Deus, Que nos fala enquanto anunciamos a Palavra d'Ele, Cujo Amor reconhecemos porque compartilhamos a Palavra que Ele nos dá.

*

COMENTÁRIO:

Nesta quinta-feira, dia 2 de setembro, vamos aproveitar a ideia das práticas para buscar compreender bem e aprender a exercitar "o instante santo", aquilo a que o ensinamento se refere como o momento em que se dá a "comunicação perfeita", que só pode acontecer quando estamos conscientes da paz de Deus a nos envolver e nos sabemos em segurança, onde quer que estejamos, conforme a ideia que praticamos.

O livro texto se refere a isto da seguinte forma:

A razão pela qual este curso é simples é que a verdade é simples. A complexidade é do ego e não é nada mais do que a tentativa do ego de esconder o óbvio. Tu poderias viver para sempre no instante santo, começando agora e alcançando a eternidade, não fosse por uma razão muito simples. Não escondas a simplicidade desta razão, pois, se o fizeres, será apenas porque preferes não reconhecê-la e não abandoná-la. A razão simples, declarada de forma clara, é esta: o instante santo é um momento no qual recebes e ofereces a comunicação perfeita. Isto significa que, não importa o que aconteça, ele é um instante em que tua mente está aberta, tanto para receber quanto para dar. Ele é o reconhecimento de que todas as mentes estão em comunicação. Por esta razão ele não busca mudar nada, mas simplesmente aceitar tudo.

Simples, não? Quem quereria trocar a paz de Deus e a segurança que Seu Amor oferece por uma complexidade que não pode senão esconder a Vontade de Deus para nós de alegria e de felicidade perfeitas? Quem, em sã consciência, tendo experimentado a "comunicação perfeita" preferiria trocá-la por um mundo de imperfeições, julgamentos, medos e culpas?

Como dizia uma canção antiga, mas não tanto, "tudo é uma questão de manter a mente quieta, a espinha ereta e o coração tranquilo". É para aprender a chegar a isto que praticamos diariamente. Pois com a paz e a segurança de Deus conosco, não há nada que não possamos fazer. Talvez sejamos até capazes de compreender o que o ensinamento propõe quando diz: "tu não precisas fazer nada".

5 comentários:

  1. Oi Moisa,

    eu fico no Brasil ate dia 07/09.

    E verdade, qdo venho para o Brasil, passo mais tempo com a familia que e enorme e alguns amigos.

    Eu esqueci meus contatos aqui do Brasil em jacarta, por isso nao liguei.

    Minha irma Renata, ja esta trabalhando, sai de manha e volta a noitao. Vida de trabalhador de Sampa.

    Poderiamos marcar um entcontro num restaurante, na minha proxima visita com o pessoal do grupo UCEM daqui, a Nina, Carmem, vc, enfim quem quiser ir. Assim podemos nos conhecer pessoalmente.

    La vai eu pra rua, com o coracao voltado a licao de hj, aceitar tudo como um instante santo uma licao divina para reconhecer o meu Ser.

    como vc diz: "As praticas".

    bjo
    Dani
    P.S.: tel. 69206476

    ResponderExcluir
  2. Sim, Dani, é bem o que imaginei.

    Gosto de sua ideia e sugiro que a gente pense em fazer isto numa terça-feira que é o dia que a gente se reúne. Quem sabe você participa de um encontro, conhece as pessoas e depois, quem quiser vai a um restaurante ou a uma pizzaria para a gente esticar a conversa.

    Vamos amadurecer a ideia?

    É isso aí. "Na rua, na chuva, ou na fazendo, ou numa casinha de sapé", às práticas.

    Obrigado por comentar.

    ResponderExcluir
  3. Moises, meu nome é Marilia Castilho. Moro no Rio e sou estudante do UCEM há uns 6 anos. Acabei chegando aqui (por via indireta?) através de cópias que recebi de emails enviados a você pelo Roberto Gaensly. Assim, passei a ser uma leitora diária dos seus respeitáveis comentários. Muita obrigada. Gosto muito da sua compreensão do Livro. Seus comentários são inspiradores e me entusiasmam a mergulhar, ainda mais além, para me manter consciente, sem tréguas para qualquer descuido.

    Lição 245 – Pai, a Tua paz está comigo. Estou a salvo. Ao refletir sobre a lição de hoje, pude observar em mim uma inquietação grande e constrangedora por admitir que, ainda, faço muito barulho interno para que “eu possa vir a reconhecer o meu Ser” na paz de Deus.

    Integrar os ensinamentos do texto do UCEM (estudo soberano para mim) é a prioridade da minha vida. Tenho absoluta convicção da Essência do SER como em sendo a realidade primeira e única de todas as coisas, mas ainda experimento, de formas variadas, a “prisão” do desvio onde me coloquei e do qual “luto” para sair. A minha vigília é grande, mas também, ainda são grandes as raízes das minhas identificações com esse mundo que eu fiz. E, embora eu não o queira mais, para abandoná-lo, “o buraco é muito mais embaixo”...

    Tudo isso me parece tão paradoxal! Estou convicta que existe um tesouro em mim (ou melhor, eu sou o tesouro), mas desfrutar dele com integridade... ainda tenho muito chão pela frente...

    Mas, como disse Gonzaguinha, “mais que nunca, é preciso caminhar”. Então, com muita paciência, eu me entrego às práticas das lições com destaque para aquelas que me falam da necessidade de silêncio e quietude, como a 221, que nos diz “Que todos os meus pensamentos se aquietem. Na quietude do meu coração, nos recantos mais profundos da minha mente, eu espero à escuta da Tua Voz”.

    Obrigada Moises, por se estender até a mim num convite para seguirmos juntos por esse Caminho. Muito bom encontrar você...

    Com gratidão,
    Marilia

    ResponderExcluir
  4. Gente que maravilha!!!
    Este blog está chiquérrimo, não é mesmo?
    Comentários sensacionais, além de internacionais, rs...ontem.
    E hoje este presente divino vindo da Marília. Lindas palavras...
    Amanhã já terei podido diminuir o ritmo (de trabalho) e então vou comentar retroativamente.
    Obigadíssima!!!!!!!
    Grande beijo a todos

    ResponderExcluir
  5. Olá, Marília, bem-vinda.

    Eu é que tenho de agradecer suas palavras tão generosas e sua abertura para contar coisas suas de uma forma tão clara e cristalina. Aliás, coisas que são suas e de todos nós, pois como o Curso diz "não existem pensamentos privados". Pois quando alguém em um grupo revela passar por alguma dificuldade em relação a um ponto qualquer do ensinamento costumamos dizer: bem-vindo ao clube.

    Creio que, depois de tantos anos lendo e relendo e praticando e praticando os exercícios, algumas das ideias passam a integrar e a fazer parte do nosso repertório, permitindo que pensemos duas vezes antes de uma ação, ou reação.

    É bem verdade que fazemos muitas prisões e criamos muito limites, porque não nos damos tempo para mergulhar em nós mesmos - a meditação ou a prática diária como o livro pede - e buscar deixar de lado todos os pensamentos, para mergulhar no Ser.

    Agora, uma coisinha só, a partir do que o livro diz, você não precisa "lutar" para sair de nenhuma prisão. Lembra que o livro diz: "tu não precisas fazer nada"? É sempre bom ter em mente que tudo aquilo contra o que lutamos se reforça e tudo a que se resiste persiste, conforme diz Eckhart Tolle. O segredo, se é que existe algum, é partir do ponto em que estamos, seja ele qual for, e tomar consciência de quem é que está no comando, que gera determinada emoção. Sou eu, o Ser, na unidade? Ou é o eu - ego, que acredita na separação?

    Você já leu o livro Hipnotizando Maria, ou o Limite Zero. Ambos são muito esclarecedores dos processos que nos levam às crenças. E a compreensão destes processos certamente pode facilitar as coisas para que nos livremos daquilo que nos afasta de nós mesmos.

    Bem-vinda, mais uma vez. E muitíssimo obrigado por compartilhar. Sinta-se, por favor, à vontade para nos iluminar com suas experiências e aprendizados.

    Paz e bem!

    ResponderExcluir